Autor Tópico: Identificação de ataque ao servidor  (Lida 5032 vezes)

Offline ajsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Identificação de ataque ao servidor
« Online: 19 de Fevereiro de 2016, 10:06 »
Bom dia, sou iniciante em linux e tenho um servidor cloud na locaweb para usos diversos, inclusive disponibilização de sites.

em dezembro/15 meu servidor sofreu um ataque (eu acho que DDOS) e isso fez com que ultrapassasse o limite de transferência contratado, agora a locaweb quer me cobrar um valor absurdo por ter ultrapassado limite de transferência, e eu preciso provar que não fui eu que usei e que o servidor foi atacado para tentar recorrer dessa valor.

a questão é: como posso identificar esse ataque?  já li que através dos logs é possível, mas ninguem explica como.

agradeço qualquer ajuda

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Identificação de ataque ao servidor
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 11:58 »
Olá

Veja na pasta var/log

Arquivos log são em texto, você abre com um editor de textos.

Mas a locaweb tem obrigação de te fornecer o log deles nos dias em que você suspeita do ataque.

Para um ataque ddos, a locaweb teria que permitir a "passagem" do atacante pelo firewall locaweb, já que ela fornece a você um IP privativo gerenciado de dentro dos computadores da locaweb.

Tenha sempre em mente, que se houve realmente um ataque, a locaweb é co-responsável por isto, já que tem obrigação de fornecer ferramentas para que isto não aconteça.

Mas, o que o Ubuntu tem a ver com isto, se o ataque foi via IP e não (teoricamente) imvadiram o seu sistema?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Identificação de ataque ao servidor
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 11:59 »