Autor Tópico: Configurar ação do botão 'Desligar' (botão físico) Ubuntu 14.10  (Lida 3815 vezes)

Offline Y@rkan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Configurar ação do botão 'Desligar' (botão físico) Ubuntu 14.10
« Online: 24 de Fevereiro de 2016, 09:29 »
Bom dia!

Preciso de ajuda para configurar a ação do botão físico do pc para desligar. Eu montei um mini PC para servir como um 'gateway' aqui em casa. Pois minha internet é via rádio e como não existem roteadores com entrada USB, atribui essa função para meu PC de trabalho. Como preciso compartilhar esta internet via rádio aqui em casa, eu compartilhava a conexão dentro do windows e um roteador conectado a porta ethernet. Só que quando não estou usando o PC mas quero usar a internet no celular ou no notebook, isso implica em deixa meu PC ligado o dia inteiro, aumentando o consumo de energia... que aliás não está nada barata  ;D
Por isso montei um 'micro' PC com uma placa mini itx para ficar com essa função, já que é muito mais econômica. Como vai ficar com a função de um gateway, não posso ficar com o monitor, teclado e mouse ligado todo o tempo nele, até porque nem tem espaço.

Minha necessidade é de na hora que eu precisar, quando eu apertar o botão 'físico' de ligar e desligar, que ele desligue o sistema diretamente. Mas quando o faço, aparece um 'popup' me perguntando o que quero fazer. Reiniciar, suspender ou desligar. No windows havia opção para configurar a ação do botão, já no ubuntu não encontro esta opção. Como sei que é um sistema 'versátil', existe várias maneiras de se confiurá lo, mas como sou leigo, preciso de ajuda.

Editado


Altes que alguém me pergunte, instalei o linux invés do windows porque o windows não instala em 'pendrives'.

Agradeço qualquer ajuda ou inciaiva!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2016, 09:56 por Y@rkan »

Offline tardis96

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Configurar ação do botão 'Desligar' (botão físico) Ubuntu 14.10
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 10:48 »
pelo botao fisico eu nao sei mas se voce quiser adicionar as opçoes no dash do unity
ou se nao so ignora
Eu sei que tem gente que simplesmente odeia o Unity, porém sinceramente, com tantas funcionalidades incríveis que ele possui, acho que vale a pena tentar usá-lo. Essa dica é super simples: vamos inserir os botões de desligamento do sistema (desligar, reiniciar, hibernar e suspender) no nosso dash do Unity, ou seja, localizáveis através de uma busca na barra de pesquisa do Unity.

Abra seu terminal e digite:

    sudo add-apt-repository ppa:atareao/atareao
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install power-commands

Agora abra o arquivo com.ubuntu.enable-hibernate.pkla com o comando abaixo:

    gksu gedit /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.enable-hibernate.pkla

Copie e cole o conteúdo abaixo no arquivo que você abriu:

    [Re-enable hibernate by default]
    Identity=unix-user:*
    Action=org.freedesktop.upower.hibernate
    ResultActive=yes

Reinicie sua sessão e pronto! Para testar, abra a barra de pesquisa e digite “power“, assim como na imagem abaixo:

Você pode buscar o botão específico, como por exemplo “hibernate“… só um detalhe, os nomes dos botões estão em inglês.

Offline Y@rkan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Configurar ação do botão 'Desligar' (botão físico) Ubuntu 14.10
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 11:20 »
tardis96

Obrigado por seu interesse em ajudar. Segui suas orientações. Mas agora encontrei um novo obstáçulo.
Quando jogo o comando para atualizar o sistema, o console começa a puxar os pacotes e dá erro 404 e depois fala que os pacotes de atualizações foram excluídos do servidor. Ao jogar o comando para instalar o 'power-commands', diz que não existe pacote para ser instalado. Alguma idéia?