Saudações galera,
Primeiramente, eu deixei o título, migrei para linux, porque eu migrei inicialmente para o ubuntu, e não sei se futuramente vou decidir abandona-lo e partir para outra distribuição, então preferi deixar o nome linux no tópico. Pois pra nós que saímos do windows, é muita gratificante dizer, agora eu uso Linux !!
Usei windows por muitos anos, venho acompanhando windows desde a época em que se instalava windows 98 com disquetes e cds via dos.
Usei e testei todas as versões de windows, e confesso que sempre tive problemas em todas, e o final era sempre o mesmo, tinha que "formatar".
Há uns 10 anos atrás, eu recebi em minha residência os famosos cds do ububtu,
então eu tentei instalar ubuntu em meu computador, mas na época eu usava internet discada, e eu não consegui instalar o modem de jeito nenhum, daí desisti.
Alguns anos depois, eu comprei um desktop que veio com kubuntu, e estava todo configurado, mas dessa vez, era a época em que o windows live messenger usava um tal de messenger plus com um monte de besteiras, e eu não quis mudar de sistema por causa da interface gráfica.
Então alguns anos depois, eu pela terceira vez instalei ubuntu em meu computador, e usei um pouco, mas nesta época eu era um gamer assíduo, e não queria deixar de jogar os meus vários jogos que eu jogava, então simplesmente formatei e desisti do ubuntu na época.
Este ano no inicio do ano, eu já estava mais "pensante" e comecei a pensar:
1. Eu uso windows original, mas é crackeado, ou seja, não é original de verdade, é pirataria.
2. Este crack que eu uso, eu desconheço totalmente as fontes, ou seja, é um recurso totalmente inseguro.
3. Independentemente do antivírus que eu usava, eu sempre pegava algum vírus, ou sempre estava inseguro e vulnerável a ameaças.
4. O windows parece que é programado para parar de funcionar a qualquer momento, se você puxar a tomada o sistema pode simplesmente não ligar mais.
5. Pra que pagar para usar um sistema, se eu posso usar um sistema operacional LIVRE, GRATUITO, OPEN SOURCE... ETC... ETC...
Afinal de contas, quando se compra um celular, você não paga para instalar um "windows" nele pra poder usar... ou seja, é uma política bem sorrateira.
Em fim, depois de começar a "pensar", e resolver parar de ser um "zumbi da microsoft",
eu finalmente migrei totalmente para o linux, instalei Ubuntu 15.10 em meu disco inteiro, e sem nenhum dualboot, e não me arrependi em nada.
E antes que alguém argumente, sim, se você tiver conhecimento avançado, ou conhecimento técnico como dizem, você vai ter mais facilidade,
Mas isso não é desculpa, pois, da mesma forma que eu aprendi a usar windows, atualmente estou aprendendo a usar linux.
Aliás, como eu vi que eu tinha grande dificuldade no inicio, eu baixei várias apostilas, e estou lendo várias e várias apostilas sempre que tenho tempo e disposição,
E isso só tem me ajudado, pois atualmente eu resolvo a maioria dos problemas que tenho (os problemas que eu mesmo causo no sistema mexendo) por minha conta e risco e sem precisar pedir ajuda ou seguir tutoriais.
E cá entre nós, o linux não é difícil de mexer igual a maioria dos iniciantes fala, principalmente pelo fato das distribuições voltadas aos iniciantes, serem altamente intuitivas,
Dá pra fazer praticamente tudo via interface gráfica.
Mas uma coisa tem que ficar bem clara, se a pessoa diz ser LEIGA, INICIANTE, ETC, e quer migrar para o linux,
Não adianta seguir 1001 tutoriais na internet e querer fazer tudo por "conta própria"
Pessoas iniciantes, ou leigas, não formatam computadores e não sabem executar estes tipos de procedimentos.
Se uma pessoa é leiga ou iniciante, procure um técnico ou algum amigo que use linux e saiba instalar.
Mais uma coisa, iniciantes, leigos, novatos, esqueçam coisas do tipo, "o linux vai perder para o windows"
O linux é livre, se você quiser usar windows, use, se você quiser usar linux, use.
Seja Livre, seja Feliz.
Bom pessoal, é isso, deixo aqui, meus agradecimentos a comunidade.