Autor Tópico: Nem o Ubuntu nem o outro S.O do dual boot aparecem na inicialização.  (Lida 2765 vezes)

Offline Zael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
[A imagem da tela que cito e o link do tutorial que tentei seguir estão no fim do post.]

Eu tinha um dual boot que fiz anteontem, era o Windows 10 com o Ubuntu, então ao seguir um tutorial tentei usar o comando "sudo apt-get remove [pacote]" dessa forma mesmo, sabia que precisava do nome de um pacote para substituir o "[pacote]", mas não sabia qual eu tinha instalado, então coloquei assim mesmo pra ver o que aconteceria, achei que no máximo perderia o Ubuntu já que ele parecia estar desinstala do literalmente todos os pacotes, achei divertido na hora e pensava que apenas teria que reinstalar o S.O,  como a instalação é  fácil não me importei com o possível problema.

Depois de ignorar o aviso de que isso não era bom, por causa do motivo acima, mandei que ele executar o comando e depois de um tempo rodando percebi que o layout perdeu elementos, tentei desinstalar o xubuntu achando que resolveria porque talvez isso só tivesse afetado ele, porém deu errado, tentei atualizar, mas os comandos davam  "not found" como os outros que tentei antes, aí reinicie o PC pra ver o que acontecia e o Windows e o Ubuntu sumiram da tela em que você escolhe o S.O pra inicializar.

Deixei as duas únicas opções (teste de memória) rodando pra ver o que acontece, mas não deu resultado.

Tentei usar o DVD bootável do Ubuntu pra restaurar o sistema, só que ele não dá BOOT, nem se eu configurar todas as opções para iniciar pelo DVD, já o bootavel do Windows eu não achei, então vou ter que ir num amigo pra fazer o download e queimar para, quem sabe conseguir restaurar ao menos ele.  

O lado bom da história é que descobri um jeito de danar o PC dos outros, o lado ruim é que a cobaia foi o meu único PC. Trágico, mas engraçado, aposto que no futuro vai ser legal contar isso. Haha

Duas questões:

Como recuperar os sistemas, se só tenho acesso a tela do bios? 

Se não for possível recuperar o Windows ou o Ubuntu, dá pra recuperar meus arquivos?

Tela que aparece quando início e antes tinha os SOs:
http://imgur.com/Za8sU2I

Tutorial que tentei seguir:
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/de ... o-mac-os-x

Meu status emocional: 
:'( X(

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Nem o Ubuntu nem o outro S.O do dual boot aparecem na inicialização.
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2016, 13:43 »
Olá

Desculpe a sinceridade, mas sua história está obscura ou mal descrita.

Apt remove [pacote] deveria retornar uma mensagem de que é impossível encontrar [pacote]

Caso o sistema realmente removesse algo, incluindo o GRUB, ele não mostraria o memtest, já que para isto o arquivo grub em /etc/default/grub teria que ser modificado o que o apt não faz.

Citar
Deixei as duas únicas opções (teste de memória) rodando pra ver o que acontece, mas não deu resultado.

Isto porque você é só você editou o GRUB, e removendo as entradas para os sistemas os perdeu.

Para restaurar / recuperar seus arquivos , só com o DVD do Ubuntu.



Offline Zael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Nem o Ubuntu nem o outro S.O do dual boot aparecem na inicialização.
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2016, 13:11 »
Olá

Desculpe a sinceridade, mas sua história está obscura ou mal descrita.

Apt remove [pacote] deveria retornar uma mensagem de que é impossível encontrar [pacote]

Caso o sistema realmente removesse algo, incluindo o GRUB, ele não mostraria o memtest, já que para isto o arquivo grub em /etc/default/grub teria que ser modificado o que o apt não faz.

Citar
Deixei as duas únicas opções (teste de memória) rodando pra ver o que acontece, mas não deu resultado.

Isto porque você é só você editou o GRUB, e removendo as entradas para os sistemas os perdeu.

Para restaurar / recuperar seus arquivos , só com o DVD do Ubuntu.

Agradeço a resposta! Hoje do lá manhã eu consegui reinstalar o ubuntu e tudo voltou ao normal, o que é estranho porque até ontem o DVD do Ubuntu simplesmente não rodava e hoje rodou.

Sobre a mensagem do apt remove, a única mensagem que recebi dizia que era muito arriscado apagar esses arquivs, mas perguntava se eu realmente queria fazer isso e se quisesse eu precisava escrever algo como "Sim, faça o que eu digo!" pra poder confirmar a ação.

Outra coisa estranha é que o Ubuntu rodava absurdamente lento, mas depois que reinstalei ele está rodando muito bem.

Felizmente consegui resolver isso e nunca mais vou fazer uma cagada dessa, obrigado pela atenção!