Obs: Tudo que tem uma 'hash tag' como essa '#', deverá ser levado em consideração que é necessario o super usuario para tal, como usar um sudo antes, ou até mesmo logar com o root.
Cara, como o Jekkerj mencionou, realmente são coisas diferentes.
Por padrão, todo usuario adicionado no linux/ubuntu/etc, esse usuario é apenas para logar no sistema!! esse usuario por padrão, não tem acesso ao samba.
vou dar um exemplo.
pedro e maria, pedro e maria só podem acessar seus respectivos diretorios. Sendo assim
Pedro pode acessar /home/pedro
e Maria só pode /home/maria
Então, se eu fizer no terminal;
#adduser pedro
e logo definir a senha de pedro, então pedro tem acesso a pasta /home/pedro
então eu adiciono maria
#adduser maria
e logo definir a senha de maria, então maria tem acesso a pasta /home/maria
E um não tem acesso a pasta do outro, levando em consideração que estamos falando de acesso via terminal, ou via kde/gnome/xfce/etc..
Então, para que maria e pedro, tenham acesso a suas respectivas pastas através do comparilhamento samba.
Então eu faço o seguinte:
#smbpasswd -a pedro
defino então a senha de pedro
e então
#smbpasswd -a maria
defino a senha de maria
Então la no arquivo /etc/samba/smb.conf vc faz a configuração do samba, ou entao utilize algum software de sua preferencia para tal.
feito issso, e apontando a pasta la no smb.conf para /home/maria e para /home/pedro
Isso sim ira garantir acesso através do compartilhamento samba.
Se vc pretende que maria tenha acesso a pasta do pedro, e com todas as permissões, entao precisará que maria esteja no mesmo grupo que pedro, fazendo assim;
#addgroup maria pedro
e pronto, maria já tem acesso a pasta de pedro, tanto pelo terminal, quanto pelo gnome, quanto pelo acesso via samba por outro computador.
E existe sim, algumas formas de integrar via LDAP ou com outros meios dos quais eu prefiro o 'webmin' para isso.
Se vc instalar o webmin, ele tera a opçao para marcar que todo usuario criado no sistema, tambem seja criado no samba, isso resolve ter que fazer 2 trabalhos, criando um para o sistema, e posteriormente adicionando ele no samba.
Caso seu sistema já tenha varios usuarios criados no linux, então o webmin tambem tem a opção de sincronizar, e criar todos igualmente no samba.
Alguma duvida a mais, favor perguntar!!!
Obs2: Trabalho apenas com servidor em modo texto, nao uso nenhuma interface grafica.. então não saberei te informar sobre problemas com interface.