Eu ia fazer um tópico à parte, mas resolvi aproveitar esse, uma vez que minha história é muito semelhante
Também tenho curiosidade de experimentar o Linux faz tempo, principalmente porquê não concordo com os preços exorbitantes que a M$ cobra por seus softwares, por causa do seu virtual monopólio de mercado. Sempre achei a filosofia do software livre algo fascinante, com a qual me identifico muito.
Além disso, vários amigos já vinham me dizendo que o Linux era muito bom, e que como sabiam que eu era um usuário razoavelmente avançado, eu ia me identificar muito com a capacidade quase infinita de configuração do Linux.
Uma coisa interessante que pesou para mim foi a recente "barreira" que a M$ está implantando nos Windows não originais (o famigerado WGA). Para minha sorte, meu Windows XP é original (foi um presente) e eu não sofro com isso. Mas não estou nem um pouco inclinado a contribuir com o próximo bilhão do tio Bill, gastando uma nota preta do meu suado dinheirinho para comprar um Windows Vista original - que parece que vai ter ainda mais travas de segurança que o XP.
Sorte minha e azar deles, eles me incentivaram a experimentar o Linux!
Bom, considerando tudo isso que disse acima, comecei a procurar uma distro com que eu me identificasse. A primeira que caiu na minha mão foi o live-CD do Kurumin 5. Achei interessante, mas nada que me prendesse - algumas coisas pareciam meio que mal acabadas. Isso sem contar que meu mouse ótico PS/2 da VCOM não funcionava nem com reza braba.
Ainda cheguei a testar a versão 6.1, que é mais bem acabada, e na qual meu mouse já funciona. Mas ainda assim não fiquei encantado.
Em seguida baixei o live-CD do Mandriva One 2007. Desse gostei um pouco mais, parecia um S.O. bem melhor acabado que o Kurumin. Mas ainda não foi paixão à primeira vista.
Quando eu baixei o Ubuntu... esse sim me surpreendeu. Começando pelo fato que eu coloquei o CD no computador, mandei reiniciar por ele, e... funcionou!
Simples assim: TUDO funcionou. De primeira. Não tive que ajustar absolutamente NADA. Nenhuma configuração.
Internet? Simplesmente naveguei, ele reconheceu meu roteador de cara, sem precisar ajustar coisa alguma. Alguns podem dizer que o Ruindows XP também faz isso. Tudo bem, o que me supreende é que, ao contrário do que se propaga, Linux não tem NADA mais difícil que o Windows. Ou é tão fácil quanto, ou é mais fácil ainda.
Meu pendrive? Ele simplesmente leu na porta USB 2.0. Não precisei instalar o SP2, e o driver via update on-line para poder usá-lo, como na instalação do XP. Ele foi instantaneamente reconhecido, e pronto.
Messenger? Não conhecia o Gaim, que é um software bem simples, mas que funciona perfeitamente. Levei 20 segundos para configurar minha conta MSN, e ele simplesmente funcionou.
CD de música? Eu simplesmente coloquei, e ele tocou. Sem mistérios.
Aí fui fuçar os programas que já vem nele, pensando: em um CD só não deve vir muita coisa... E para minha surpresa, ele vem com o OpenOffice, que é equivalente ao MS Office. Vem com o Gimp, que é equivalente ao Photoshop. Além do Gaim, do Firefox... Ele já vem com praticamente TUDO que eu preciso. E tudo em um CD só...
E mais: já é a versão 64 bits. Todo mundo que usa XP 64bits reclama de conflitos de drivers de hardware, etc. Eu estava ali usando uma distro 64bits que cabia em apenas 1 CD, em que tudo funcionou de primeira sem absolutamente nenhuma configuração, e meu Deus, como é rápido!
Desde então estou fuçando o Gnome-Look.org, além deste fórum, buscando temas para incrementar o Gnome. E hoje até mesmo postei um screenshot da primeira combinação de temas que fiz. Lindíssimo, do jeito que me agrada, e com infinitas possibilidades de mudança.
Sei que tudo que estou falando é bobagem para vocês que já estão acostumados com o Ubuntu.
Mas para mim, que estou chegando agora, é um maravilhoso mundo novo de liberdade que se despertou à minha frente!
Sei que não vou poder me livrar do XP totalmente agora, pois não só tenho neles alguns programas importantes instalados, bem como sei que ainda vou rodar alguns jogos nele. Mas certamente vou fazer um dual boot na minha máquina - só vai demorar o tempo de eu me familiarizar um pouco mais com o sistema de arquivos e partições do Linux.
[]'s
DDS