Autor Tópico: Problemas com pendrive  (Lida 24741 vezes)

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #15 Online: 15 de Abril de 2016, 22:08 »
Ao comando  id user retornou o seguinte:
no such user

E Usuários e grupos, no meu username aparece:
Tipo de conta - Administrador
Grupos - adm, cdrom, dip, lpadmin, plugdev, sambashare, sudo.

O resultado de  /etc/sudoers  deu:

# This file MUST be edited with the 'visudo' command as root.
#
# Please consider adding local content in /etc/sudoers.d/ instead of
# directly modifying this file.
#
# See the man page for details on how to write a sudoers file.
#
Defaults   env_reset
Defaults   mail_badpass
Defaults   secure_path="/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin"

# Host alias specification

# User alias specification

# Cmnd alias specification

# User privilege specification
root   ALL=(ALL:ALL) ALL

# Members of the admin group may gain root privileges
%admin ALL=(ALL) ALL

# Allow members of group sudo to execute any command
%sudo   ALL=(ALL:ALL) ALL

# See sudoers(5) for more information on "#include" directives:

#includedir /etc/sudoers.d








Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #16 Online: 15 de Abril de 2016, 22:59 »
Criei um outro usário, como indicado, e reiniciei o  PC. Mas entrei com o usuário de sempre e de repente ele está agora montando os pendrives normalmente, inclusive aquele pendrive que aparecia como se estivesse corrompido, está funcionando normalmente. Não pede mais senha para ejetar. Agora não sei se devido a criar outro usuário, suponho que não. Editei também o arquivo /usr/share/polkit-1/actions/org.freedesktop.udisks2.policy como foi indicado.

Mas ainda tem coisas estranhas... Não consigo mudar as permissões dos dispositivos, não tem permissão de escrita, não consigo colar nada nos pendrives, nem colocando no terminal  o comando  chmod 777 -R ele altera! Em propriedades da janela diz que não sou proprietário e não posso alterar as permissões!!

Outras estranhesas:  mesmo com o dispositivo desplugado, ele lista no terminal o mesmo com o comando ls. Tenho um HD externo que está desplugado e ele lista o mesmo, lá aparece  "VERBATIM".  No momento de carregar o sistema, tenho que clicar em 'S', porque diz que não encontra uma unidade  referente ao pendrive ( para carregar mesmo assim ).

Mas devo estar perto agora de deixar meu sistema normal nessa questão novamente, graças à sua ajuda! Muito obrigado!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #17 Online: 16 de Abril de 2016, 03:07 »
Citar
Ao comando  id user retornou o seguinte:
no such user

O retorno do comando " id user " está dando mensagem de erro (no such user = não encontrado o user), porque o tal do user é para substituir pelo ***nome real*** do usuário que tem aí no seu computador.

Assim, se o nome do usuário no sistema do computador é manoel, deve-se fazer:

id manoel

Se for Pedro, deve-se fazer:

id Pedro

Se for pguarnieri, deve-se fazer:

id pguarnieri

O tal do "user" é só um jeito meio convencional de indicar um nome de usuário qualquer.
Como não sei o nome real de usuário que você tem aí, então para mencionar o comando uso genericamente o tal do "user", que evidentemente é o termo em inglês para a expressão usuário.

Teria sido melhor se fossemos fazendo passo-a-passo vendo as dificuldades pontuais, os retornos e corrigindo, demora mais porém é mais fácil de ir fazendo, melhora a compreensão do problema e das soluções, mas como há uma boa possibilidade de que eu não possa estar participando aqui no Fórum pelo próximas duas ou três semanas, então achei melhor despejar todas ou quase todas as sugestões de uma vez só, embora entenda que seja mais complicado para você, mas pelo menos fica com material para ir pesquisando e tentando fazer as correções, além do que evidentemente outros colegas aqui do Fórum também podem ajudar nas eventuais dúvidas que forem surgindo.

Let's go ahead!   :)




www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #18 Online: 16 de Abril de 2016, 11:18 »
OK! Desculpe, eu não entendido que era para substituir o temo user pelo meu usuário.

Ao comando id pguarnier  ele retornou:
uid=1000(pguarnier) gid=1000(pguarnier) grupos=1000(pguarnier),4(adm),24(cdrom),27(sudo),30(dip),46(plugdev),108(lpadmin),124(sambashare)
 
Quero tambem fazer uma retificação da minha postagem anterior: assim que reiniciei o PC hoje de manhã, os mesmos problemas de antes voltaram!  Parecia que tinha resolvido boa parte. Ele começou novamente pedir senha para ejetar, o pendrive de antes continua mostrando como corrompido, e ainda não está mais montando nenhum dispositivo plugado nas USBs.

Eu criei outro usuário como indicado, mas ele não entra no mesmo! Coloco a senha e diz que está incorreto. Mas está certa, eu inclusive já criei outro usuário, com cuidado digitei a senha duas vezes, mas ele sempre diz que está incorreto. Então entrei como convidado , e tem os mesmos problemas, não entra em nenhum dispositivo, não ejeta, não faz nada.

Sobre a mensagem que aparece quando está pra carregar o Ubuntu é essa:
"A unidade VERBATIM não está pronta ou não está presente. Continue esperando ou precione  'S' para pular a montagem ou 'M' para recuperação manual."
Depois ele repete a mesma mensagem pra cada um dos dispositivos que eu tenho, tenho que ficar apertando  S, S, S, S,  até finalmente carregar  o sitema!

Faltou apenas instalar o Nautillus e o Thunar, pra ver se o problema continua nesses ambientes.  Continuo no aguardo para ver se alguém me ajuda resolver esse problema por mais alguns dias. Se não conseguir resolver, vou formatar e reinstalar o Ubuntu. Já que fiquei mais de um ano sem nenhum problema nessa distribuição, vou dar mais uma chance pro Ubuntu. Se o problema resurgir após reinstalar, então vou ter que partir para outra distro. Pra mim, que não entendo muito de códigos, só a interface gráfica faz diferença no uso, e eu gosto do Cinnamon e do navegador Nemo, e nao gosto nada do Unity, Gnome 3 e do Nautillus.

Obrigado novamente pela ajuda!





Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #19 Online: 16 de Abril de 2016, 16:41 »
Citar
[...] reiniciei o PC hoje de manhã, os mesmos problemas de antes voltaram! 

Talvez tenham se perdido as alterações no org.freedesktop.udisks2.policy que você fez ontem. Não tive tempo (matéria-prima escassa atualmente) de ler e estudar o artigo indicado, mas assim por cima me pareceu que era mais ou menos isso que ele dizia ao falar que precisava alterar algo no  etc/polkit-1/rules.d/50-default.rules.

Só uma observação, você disse que seu sistema base é o Ubuntu 14.04.
Ele está atualizando normalmente, sem nenhuma mensagem de erro?

Se estiver em dúvida experimente fazer:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
Código: [Selecionar]
sudo apt-get upgrade
Deve executar e finalizar sem erros para estar de acordo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #20 Online: 16 de Abril de 2016, 22:07 »
Olá!
No update ele apresentou duas mensagens de erro no final, apesar de atualizar bastante coisa:

W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/chrome/deb/dists/stable/Release  Incapaz de encontrar a entrada 'main/binary-i386/Packages' esperada no ficheiro Release (entrada errada em sources.list ou ficheiro malformado)

E: Falhou o download de alguns ficheiros de índice. Foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.

De resto tudo normal.

No upgrade teve algumas mensagens que me deixaram encucado:

Unknown media type in type 'all/all'
Unknown media type in type 'all/allfiles'
Unknown media type in type 'uri/mms'
Unknown media type in type 'uri/mmst'
Unknown media type in type 'uri/mmsu'
Unknown media type in type 'uri/pnm'
Unknown media type in type 'uri/rtspt'
Unknown media type in type 'uri/rtspu'

dpkg: aviso: não foi possível apagar o directório antigo '/etc/cinnamon/preload/iconthemes.d': Diretório não vazio
dpkg: aviso: não foi possível apagar o directório antigo '/etc/cinnamon/preload': Diretório não vazio
dpkg: aviso: não foi possível apagar o directório antigo '/etc/cinnamon': Diretório não vazio

grub-install: aviso: Setor 32 já está em uso pelo programa `FlexNet'; evitando-o. Este programa pode causar problemas de inicialização e outros no no futuro. Por favor, peça aos autores para não armazenar dados na trilha de inicialização.
Instalação finalizada. Nenhum erro foi relatado.
Generating grub configuration file ...
Atenção: Setting GRUB_TIMEOUT to a non-zero value when GRUB_HIDDEN_TIMEOUT is set is no longer supported.

Esses avisos me chamaram atenão, não sei o que significam, ficaram lá pelo meio da listagem.  Mas baixou bastante coisa, quase quinhentos mega.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #21 Online: 17 de Abril de 2016, 14:28 »
Citar
No update ele apresentou duas mensagens de erro no final, apesar de atualizar bastante coisa:

W: Falhou ao buscar http://dl.google.com/linux/chrome/deb/dists/stable/Release  Incapaz de encontrar a entrada 'main/binary-i386/Packages' esperada no ficheiro Release (entrada errada em sources.list ou ficheiro malformado)

Essa primeira mensagem de erro do update é porque o seu sistema é 32-bit e há nele instalado o navegador Google Chrome. Acontece que o Google desativou e acabou com a versão 32-bit do Chrome, ou seja, não tem mais, não há mais suporte, aliás, ao abrir o Chrome deve estar aparecendo uma mensagem nesse sentido.

Há até um tópico correndo aqui no Fórum falando sobre isso, confira aqui:

Google decide acabar com o suporte ao Chrome para 32 bits no GNU/Linux

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,119234.msg658071.html#msg658071

Nesse caso, como não há mais suporte e, portanto, não haverá mais atualização, conforme conversamos no post #4, se deve entrar em Configuração do Sistema/Programas e Atualizações, acione a aba "Outros Programas" e desativar o box que faz referência ao chrome.

Ainda pode fazer:

Código: [Selecionar]
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/google-chrome.list*
Também não faz sentido manter o Google Chrome 32-bit instalado já que não há mais suporte, então o caminho normal é também desinstalar ele de vez do sistema.

Para desinstalar. pode fazer:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge google-chrome-stable
Como não tenho muita certeza se o nome do pacote 32-bit é esse mesmo, também poderia fazer de forma mais genérica:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge google-chrome*
Depois execute novamente:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
Código: [Selecionar]
sudo apt-get upgrade
« Última modificação: 17 de Abril de 2016, 15:18 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #22 Online: 17 de Abril de 2016, 17:47 »
Citar
No upgrade teve algumas mensagens que me deixaram encucado:

Unknown media type in type 'all/all'
Unknown media type in type 'all/allfiles'
Unknown media type in type 'uri/mms'
[...]



Lá pelas tantas alguém disse que essa mensagem de erro historicamente estava relacionada ao arquivo kde.xml, o que imagino seja um arquivo do KDE.

Alguém de nome Ana dizia no Debian Bug report logs à respeito disso:

"Those fake mimetypes are installed by kdelibs with the file
/usr/share/mime/packages/kde.xml since long time ago. They are kept in
kde4libs."

Há inclusive registro recente do problema, de 23/12/2015 e de 07/03/2016.

Você já teve KDE instalado nesse máquina, ou instalou o Kate, que é o editor do KDE?

De toda forma, é bom verificar o que há no diretório e que possa estar dando a mensagem de erro, cole aqui o resultado de:

Código: [Selecionar]
ls /usr/share/mime/packages/
Se tiver o kde.xml lá, então faça:

Código: [Selecionar]
sudo mv /usr/share/mime/packages/kde.xml /usr/share/mime/packages/kde.xml.bkp
Código: [Selecionar]
sudo update-mime-database /usr/share/mime
Há uma outra opção que funcionou no qual o usuário dizia que bibliotecas haviam sido adicionadas como dependências de uma aplicação KDE (não diz qual), aplicação essa que ele veio posteriormente a desinstalar, entretanto, ficou uma "sujeira" lá dessa desinstalação.

Sugere seja feito:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get purge kdelibs-bin kdelibs-data
Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove --purge
Código: [Selecionar]
sudo update-mime-database /usr/share/mime
Diz ele que funcionou.

Isso feito, execute novamente a atualização

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
Código: [Selecionar]
sudo apt-get upgrade
« Última modificação: 17 de Abril de 2016, 17:49 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #23 Online: 17 de Abril de 2016, 18:32 »
Citar
dpkg: aviso: não foi possível apagar o directório antigo '/etc/cinnamon/preload/iconthemes.d': Diretório não vazio
dpkg: aviso: não foi possível apagar o directório antigo '/etc/cinnamon/preload': Diretório não vazio
dpkg: aviso: não foi possível apagar o directório antigo '/etc/cinnamon': Diretório não vazio

A terceira questão já é bem mais complicada.
Não é exatamente um erro, mas sim um alerta.

Trata-se de diretórios do cinnamon. No curso da atualização de determinados pacotes tais diretórios deveriam ser apagados, porém o dpkg (que é o executor real das atualizações do qual o apt-get é apenas a interface mais amigável) constatou que existiam arquivos dentro daqueles diretórios, quando deveriam estar vazios para que pudessem ser apagados.

É possível, em tese, imaginar o seguinte cenário: na instalação do pacote 01 foi criado um diretório e colocado arquivos lá dentro. Na instalação do pacote 02 foram criados alguns arquivos nesse diretório também. Você removeu o pacote 01, porém deixou o pacote 02. Na remoção do pacote 01 o dpkg vai apagar o diretório, mas aí constata que ainda existem arquivos neles (que são do pacote 02), então não remove o diretório e faz o alerta.

Há uma discussão similar interessante sobre isso aqui:

Multiple dpkg warning (non-empty directories) during upgrade to wheezy

http://debian.2.n7.nabble.com/Multiple-dpkg-warning-non-empty-directories-during-upgrade-to-wheezy-td3095541.html

O problema é que tais diretórios e eventuais arquivos que existam nele pertencem ao cinnamon.
Como se sabe, o cinnamon é software de terceiros, não pertence ao Ubuntu, então quem poderia dizer alguma coisa é o pessoal desenvolvedor do cinnamon.

Para arriscar alguma correção precisaria conhecer bem em detalhes a documentação do cinnamon para se chegar a conclusão se tais diretórios devem ser mantidos ou se podem ser excluídos. Aí só mesmo o desenvolvedor original ou eventualmente o mantenedor da ppa.

Aqui na instalação que fiz do cinnamon (aquela versão 2.8 do Embrosyn que lhe falei no post #4) sequer existe o diretório /etc/cinnamon.

Se quiser arriscar arrancar "na mão", arranque, mas como vai estar fazendo isso "no escuro", sem a compreensão exata das interdependências do cinnamom, pode ser que haja consequências.

Você pode mudar os diretórios e respectivos arquivos de lugar e ver o que acontece. Caso dê pŕoblema você volta os diretórios para o lugar original.

« Última modificação: 17 de Abril de 2016, 18:36 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #24 Online: 17 de Abril de 2016, 20:28 »
Citar
grub-install: aviso: Setor 32 já está em uso pelo programa `FlexNet'; evitando-o. Este programa pode causar problemas de inicialização e outros no no futuro. Por favor, peça aos autores para não armazenar dados na trilha de inicialização.
Instalação finalizada. Nenhum erro foi relatado.

Finalmente, a indicação é que você tem o programa FlexNet instalado, que talvez seja o FlexNet Publisher ou coisa assim.

Tem mesmo ele instalado aí e usando?

O problema do FlexNet com os bootloaders são conhecidos, não se constituem em novidade, consta até mesmo da Wikipédia.

Issues with bootloaders

Due to the way the digital rights management (DRM) works in FlexNet Publisher, FlexNet affects bootloaders; this makes FlexNet Publisher incompatible with drives encrypted with TrueCrypt and renders Linux-based systems unable to boot.The Truecrypt developers also state that "the issue is caused by inappropriate design of the third-party activation software."


No seu caso, você está conseguindo fazer o boot, mas em alguns caso ele acaba atrapalhando e não permitindo.

Provavelmente ao fazer a atualização o grub, que é o bootloader do Ubuntu,  iria se atualizar e aí constatou esse problema e não fez a atualização que deveria.

Há uma solução interessante descrita aqui, que consiste basicamente em regravar a área indicada (wiping) eliminando as gravações do FlexNet. Obviamente que o tal do FlexNet pode parar de funcionar ao ser feito isso.

De toda forma, jamais se aventure a fazer uma coisa dessa sem antes ter um seguro *** backup dos seus arquivos pessoais e ainda da própria MBR ***, pois há uma grande possibilidade de tornar o disco inacessível.


Sector 32 FlexNet Problem -- Grub

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1661254

Se resolver por fazer isso é melhor, antes, aprofundar a discussão dessa questão, entendendo bem como deve ser feito e as consequências, além do mais que imprescindível backup sobretudo dos arquivos pessoais.

O esquema é relativamente simples, não há dificuldade conceitual, mas é uma área de alto risco e consequências fatais se não for bem executado, daí que nem pensar fazer algo sim sem a existência de backup.

É isso.


« Última modificação: 17 de Abril de 2016, 21:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #25 Online: 17 de Abril de 2016, 21:43 »
Olá, boa noite!
Será que meu Ubuntu é mesmo 32 bits? Eu instalei de uma ISO em que diz amd64! Só se me enganaram. Jurava que meu sistema era 64 bits. Meu PC é um AMD de 64 bits.
De qualquer forma, após instalar o Thunar, o sistema não entrou mais. Estou sem acesso ao Ubuntu. Mas hoje de manhã ainda, notei que meu Cinnamon estava na versão 2.8 e o Nemo também passou pra 2.8, mais atualizada. Só que não resolveu o problema, por isso desinstalei o Nemo e passei a usar o Nautilus, que também não resolveu, e ao instalar o Thunar, o sistema não entra mais.
Estou de plano reinstalar o sistema amanhã, atravéz da mesma ISO que eu tenho, que agora estou em dúvida se é mesmo 64 bits. Quero ficar com o Ubuntu 14.04, pois o mesmo tem suporte até 2019, correto?
Sobre o FlexNet  acredito que nunca instalei nada com esse nome, que eu me lembre. Nem sei pra que serve esse programa. Não conheço, só se veio junto com outro pacote. Nunca vi nem no menu do Cinnamon.
Obrigado de novo, e até amanhâ!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #26 Online: 17 de Abril de 2016, 22:17 »
Citar
Será que meu Ubuntu é mesmo 32 bits?  [...]
Estou de plano reinstalar o sistema amanhã, atravéz da mesma ISO que eu tenho


Se vai reinstalar não esqueça de ter um backup seguro dos seus arquivos pessoais, tais como fotos e vídeos pessoais, arquivos autorais e por aí vai. Só o backupo salva, o resto é tentativa.

Essa .iso que você tem possivelmente já está gravada num pendrive, então suba o sistema pelo pendrive (opção experimentar o Linux), abra uma janela de terminal e execute:

Código: [Selecionar]
uname -m
Se for 64-bit deve obter uma indicação do tipo:

x86_64

Para 32-bit aparece como “i686” or “i386”

Também pode usar:

Código: [Selecionar]
arch
Outra forma pode ser assim:

Código: [Selecionar]
file /bin/bash | cut -d' ' -f3
Deverá resultar:

64-bit

O que se está verificando aí é o sistema operacional (S.O), não a cpu (processador).Um processador 64-bit roda sem problemas um S.O. de 32-bit, o inverso não é verdadeiro.

Caso não seja a iso adequada é só baixar outra no site do Ubuntu, não esquecendo de conferir o dash (md5sum)

Entretanto é necessária uma observação importante aqui.

Como sabemos que há um dado estranho lá no setor 32 (a atualização anterior do grub já nos disse isso), pode acontecer da nova instalação do grub dar errado, não instalar ou instalar de forma defeituosa.

Se for possível, e apenas após ter o backup seguro dos seus dados e da MBR atual, apague o que há lá no setor 32 daquela forma que indicada naquele link que lhe passei no post anterior.

Note que não tenho maiores detalhes do seu computador, se é disco único, se é dual boot, qual a configuração de hardware, disco rígido, etc.

O backup externo é essencial ao formatar, particionar ou escrever na área de MBR, aliás, o backup é essencial sempre.

« Última modificação: 17 de Abril de 2016, 22:19 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #27 Online: 17 de Abril de 2016, 22:30 »
Apenas mais um adendo quanto à reinstalação.

Nessa reinstalação, imagino que você vai em seguida instalar novamente o cinnamon, penso que seja melhor não desinstalar o Unity.

Na instalação assinale para login automático, irá voltar sempre para o último que você utilizou, assim, se utiliza o cinnamom, sempre o sistema irá entrar direto nele, não interfere em nada ter em paralelo o Ubuntu padrão como ambiente.

Na instalação que fiz aqui do cinnamom, mantive as 4 entradas que já mencionei em post anterior e tudo funciona muito bem.

A desinstalação do Unity é sempre complexa e pode ter consequências não muito boas para a estabilidade do sistema. Aqui os gerenciadores de arquivos Nautilus e Nemo (vem junto ao instalar a ppa do cinnamom) convivem muito bem, sem problemas, melhor ter ambos à mão e utilizar o que preferir. Não muda nada, não sobrecarrega o sistema e, principalmente, não desfaz de forma radical a arquitetura planejada do Ubuntu, o que só leva a dar problemas.

Já que conviver com a ppa do cinnamom é inevitável, procure deixar o sistema Ubuntu base o mais original possível para evitar problemas, pois uma ppa já é em si um problema, sobremais uma ppa que é, ela própria, todo um ambiente de desktop.


« Última modificação: 17 de Abril de 2016, 23:03 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #28 Online: 20 de Abril de 2016, 09:49 »
Bom dia!
Eu estava lendo aqui que o tal de FlexNet é uma aplicação da Adobe que é instalado na mbr do hd, talvez para controlar a autenticação do software Autocad, que eu tinha instalado um tempo no Windows, mas já removi, deve ser por isso que tem esse problema no setor 32.
Mas o problema é muito antigo, não sei como tem pouco material a respeito na internet, deveria ter mais publicações de tutoriais para ensinar a resolver o problema, sei lá , deveria ter mais soluções para arrumar isso...
Tive a idéia fazer o procedimento de reparação do boot do Windows pelo DVD, e depois editar o mesmo para colocar o Ubuntu no gerenciador de inicialização do Windows. Existe um programa chamado EasyBCD para Windows que promete fazer isso. Se não der certo, eu tenho também um live cd chamado Boot Repair, que já me quebrou varios galhos nesse sentido, e reinstalo o grub por ele. Vamos ver no que dá.
Depois eu posto aqui o resultado.

Offline pguarnieri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Problemas com pendrive
« Resposta #29 Online: 22 de Abril de 2016, 09:33 »
O resultado:

fiz o procedimento de reparação do boot do meu W7 pelo dvd de instalação. Ok, entrou o Windows normalmente.

Formatei e reinstalei o Ubuntu 14.04 na partição sda1, onde estava o sistema anterior ( Windows 7 está em sda2 ), mas selecionei para colocar o Grub em sda1, mesma partição do sistema, ao invéz de sda, como estava antes, já que queria chamar o Linux pelo menu de boot do Windows, como havia falado.

Ao reiniciar entrou o Windows 7 direto, no mesmo instalei o programa EasyBCD, e nele eu cliquei na aba Linux, selecionei Grub2 ( acredito que é Grub2 que tem nos Ubuntus atuais, correto? ), selecionei "patição 1 - ext4 109gb" e depois em criar. Deu aviso de que foi criado com sucesso.

Reiniciei, carregou uma tela muito parecida com o Grub, com duas linhas, uma chamada Windows 7 outra Ubuntu 14.04. Ao selecionar Ubuntu, não carregou nada, fica uma tela preta escrito "try ( hd0, 0 )" , algo assim. No Windows entra normalmente ao selecioná-lo.

Coloquei o cd Boot-Repair-Disk, que faz tudo automatico, só colocar o cd, e não funcionou dessa vez.

Ainda baixei um cd-iso chamado GAG, por ele criei uma tela com as duas entradas, mas não apagou a do programa EasyBCD! Entra primeiro uma depois cai na outra ( quando seleciono a do Windows cai na outra tela ), e não entra o Ubuntu, fica naquela tela preta. A do Ubuntu nunca entra.

Como eu posso resolver isso? Só instalando Ubuntu de novo, dessa vez gravando Grub no sda?