Autor Tópico: Problema com acentos em Ubuntu 16.04  (Lida 31856 vezes)

Offline alvinbn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Online: 02 de Maio de 2016, 11:06 »
Ola:
Faz um par de semana s que atualizei meu Ubuntu para a versao 16.04 LTS e apos a atualizaçao comecei a ter problemas com os acentos, ja tentei resolver com todas as sugestoes que achei na internet mas nenhuma resolveu. Os acentos no meu teclado nao sao reconhecidos como “teclas mortas”  e em vez de aparecer uma letra com acento aparece  primeiro o acento e depois a letra (“´a”, “`a”, “^c”, “~a”, “~o”, etc). Gostaria que alguem me ajudasse urgente com esse problema. Meu computador ´e DELL Inspiron 15 3000 series com teclado em portugues.
Obrigado

Offline Marcelo Motta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2016, 15:23 »
Sds, você já verificou em configurações se o layout do teclado e o mesmo do seu, tem "ç", isso já aconteceu com um note vaio meu, fico no aguardo.

Offline alvinbn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2016, 15:51 »
Oi Marcelo
Meu teclado tem "ç" e o layout dele est´a correto nas configurações

Offline Marcelo Motta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2016, 16:00 »
alvinbn, deve ser bug do ubuntu 16.04, essa semana tive um problema serio com minha impressora, eles vão ajeitar em breve, que versão do kernel você usa?

Offline alvinbn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2016, 16:18 »
Marcelo, a versao do kernel: 4.4.0-21-generic

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2016, 18:22 »
O meu toda vez que reinicia altera o teclado. Acesso o terminal e digito
setxkbmap -model abnt2 -layout br, resolvo o problema na sesão até novo desligamento

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2016, 18:28 »
Aqui está normal.
Minhas configurações estão assim:
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline RbSoft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2016, 09:40 »
Também estou com esse problema. E o pior: existe uma intermitência entre programas e até no mesmo programa. Por exemplo, hoje: sintoma no Thunderbird, tentei digitar no gedit, que costuma estar OK, mas não foi; abri uma área de trabalho remota Windows e digitei num notepad remoto (ridículo, eu sei). Alguns minutos depois: comecei a pesquisar, cheguei a este forum e Firefox OK; abri de novo gedit e OK (mas thunderbird ainda com problemas)!!! Kernel 4.4.0-21-generic x86_64. Tomara que consertem bem rápido, é um bug muito irritante!

Offline RbSoft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2016, 10:00 »
Oi Marcelo
Meu teclado tem "ç" e o layout dele est´a correto nas configurações

Interessante o problema com Alvin: o sintoma ocorreu na palavra "está", mas não em "configurações"...

Um colega aqui do trabalho também comentou alguma coisa. O que tentei, sem sucesso:
- O comando no terminal setxkbmap -model abnt2 -layout br
- Instalar outro layout de teclado e alternar; ocorreu, por exemplo: OK no Firefox e ruim no Pidgin; alternei para "BR Nativo"; OK no Firefox (por exemplo, o I ficou no lugar do A e foi possível acentuá-lo normalmente); continuou ruim no Pidgin (o I ficou no lugar do A, provando que a troca de layout foi aceita, mas não foi possível acentuá-lo).

paulobenedito

  • Visitante
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2016, 10:26 »
Olá amigo,

Oi Marcelo
Meu teclado tem "ç" e o layout dele est´a correto nas configurações

Interessante o problema com Alvin: o sintoma ocorreu na palavra "está", mas não em "configurações"...

Um colega aqui do trabalho também comentou alguma coisa. O que tentei, sem sucesso:
- O comando no terminal setxkbmap -model abnt2 -layout br
- Instalar outro layout de teclado e alternar; ocorreu, por exemplo: OK no Firefox e ruim no Pidgin; alternei para "BR Nativo"; OK no Firefox (por exemplo, o I ficou no lugar do A e foi possível acentuá-lo normalmente); continuou ruim no Pidgin (o I ficou no lugar do A, provando que a troca de layout foi aceita, mas não foi possível acentuá-lo).

Desculpe a minha falta de compreensão, mas tudo aqui está muito confuso, confuso mesmo que eu não entendi patavinas.

1º - Seu colega de trabalho está certo sim:
Código: [Selecionar]
sudo setxkbmap -model abnt2 -layout br
2º - Porém para que esse comando acima funcione você tem que ter o pacote de idioma atualizado

Simples assim.

T+

Offline antoniodosantosor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2016, 14:16 »
Na barra de tarefas ao lado do horário som, internet, consta o padrão do teclado. No meu caso era EN, exclui e habiliteri PT; não tive mais problemas

Offline RbSoft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2016, 10:10 »
Olá amigo,

Oi Marcelo
Meu teclado tem "ç" e o layout dele est´a correto nas configurações

Interessante o problema com Alvin: o sintoma ocorreu na palavra "está", mas não em "configurações"...

Um colega aqui do trabalho também comentou alguma coisa. O que tentei, sem sucesso:
- O comando no terminal setxkbmap -model abnt2 -layout br
- Instalar outro layout de teclado e alternar; ocorreu, por exemplo: OK no Firefox e ruim no Pidgin; alternei para "BR Nativo"; OK no Firefox (por exemplo, o I ficou no lugar do A e foi possível acentuá-lo normalmente); continuou ruim no Pidgin (o I ficou no lugar do A, provando que a troca de layout foi aceita, mas não foi possível acentuá-lo).

Desculpe a minha falta de compreensão, mas tudo aqui está muito confuso, confuso mesmo que eu não entendi patavinas.

1º - Seu colega de trabalho está certo sim:
Código: [Selecionar]
sudo setxkbmap -model abnt2 -layout br
2º - Porém para que esse comando acima funcione você tem que ter o pacote de idioma atualizado

Simples assim.

T+

Vou explicar tudo, Paulo Benedito.

1 - Comentei o caso de Alvin, pois, pela mensagem dele, não acentuou a palavra "está", mas acentuou a palavra "configurações" (a menos que ele tenha alterado um e esquecido da outra).

2 - Sobre o meu colega de trabalho, citei apenas para informar que ele também está com problemas, mas não sei o que ele tentou para corrigir. Ele saiu de férias e não conversamos mais sobre o assunto.

3 - Citei as coisas que fiz para tentar corrigir. Uma delas foi o comando setxkbmap, mas não adiantou para mim e o pacote de idioma está atualizado. Também tentei outras "gambiarras", como instalar outros layouts e ficar alternado, mas nada disso adiantou.

Bom, eu coloquei as informações no fórum para contribuir com a comunidade (para outros saberem que há mais gente com o problema) e para tentar obter resposta (vou continuar acompanhando o tópico). Fico feliz que algumas pessoas tenham resolvido com determinados procedimentos e vou tentar cada procedimento que sugerido aqui, quer tenha levado alguém ao sucesso ou não.

O que não ajuda é insistir que um procedimento é líquido e certo para solucionar o problema, mesmo quando alguém disse que não adiantou. Veja bem, parece que estamos enfrentando uma situação bem "maluca" para a qual ainda a resposta certa não foi encontrada. Ainda assim, vou rever todos os procedimentos e, caso tenha sucesso, informarei aqui com prazer.

Quanto aos sintomas chatos, eis mais um. Estava com gedit aberto, redigindo um arquivo (vamos chamá-lo de "X"). Acentuação OK. Fechei o gedit. Dois cliques no arquivo "X" e a acentuação ficou com problema. Nova aba (arquivo novo) e nada de acentuação. Fechei o gedit. Abri de novo (pronto para um arquivo novo). Acentuação OK. Abri arquivo "X". Acentuação OK também. Se alguém vir alguma lógica nisso, por favor, me explique e eu passo a acreditar em soluções líquidas e certas.

paulobenedito

  • Visitante
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #12 Online: 10 de Maio de 2016, 21:43 »
Tente reconfigurar o locale e mais, então tente essa dica que postei na wiki do Mint BR

http://www.linuxmint.com.br/modules/dokuwiki/reconfigurando_a_locale?s

Espero estar sendo útil de alguma forma.

T+

Offline alvinbn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2016, 15:32 »
Estive procurando informaç~oes nos diversos foros mas n~ao consegui resolver at´e agora. ´E um problema irritante pois fico dependendo dos corretores ortogr´aficos  o tempo todo.

Offline RbSoft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Problema com acentos em Ubuntu 16.04
« Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2016, 11:42 »
Estive procurando informaç~oes nos diversos foros mas n~ao consegui resolver at´e agora. ´E um problema irritante pois fico dependendo dos corretores ortogr´aficos  o tempo todo.
Alvin, acho que não vai ser fácil. Eu descobri que o problema está no perfil do usuário. Pelo visto, a atualização provoca o problema se o perfil for muito "sujo". Meu sistema (do trabalho, de casa ainda nem atualizei) já atualizou algumas vezes (pelo menos 14.04 para 15.10 e agora para 16.04, mas possivelmente já foi 12.04 e até mudança de 32 para 64 talvez tenha sofrido).

Como descobri?

Simplesmente fiz logoff e logon com outra conta, cujo perfil é pouco usado e está bem mais limpo. Faça o teste você também.

Essa causa explica sintomas tão irritantemente divergentes e variáveis. Por exemplo, estou digitando numa boa no Firefox. No Gedit, dá problema conforme a situação (é "de lua"). No Pidgin e no Thunderbird, sempre dá problema. Ainda não testei em outros programas.

Também explica por que algumas pessoas estão achando tão esquisito outras não conseguirem solucionar. Veja os comentários de alguns colegas, parece mesmo que eles estão estranhando a nossa falta de sucesso, como o Paulo Benedito, que declarou com todas as letras que não entendeu patavinas. Para as pessoas que estão com o perfil mais limpo, parece óbvio não ter problema algum ou, pelo menos, resolver facilmente com uma das soluções apresentadas.

Aqui no trabalho, um colega sempre instala a nova versão do zero, aí fica com o perfil limpinho. Ele enche a boca para falar, mas fica a questão: o que é melhor (ou menos ruim), evitar problemas ou não precisar salvar o perfil antigo (para ter certeza que não vai perder alguma coisa, pois sempre é possível esquecer) para depois ter restaurar configurações disso e daquilo?

Bom, agora temos que redirecionar nossas pesquisas para o que no perfil causa cada problema. Ainda não parei para ver a fundo. Aqui no trabalho, estou conversando com todo mundo via Pidgin com o texto dessa maneira, com os acentos antes das letras...

Se alguém conseguir ajudar, agradecemos! Boa sorte para nós!