Creto ...,
É comum utilizar-se como referência tudo o que é mais utilizado, não só para criticas no geral como para criticas construtivas ...
Eu sei que alguns concordam e outros disconcordam, mas não estou buscando redenção nem consenso ... cada um na sua ..., contudo se refletirem um pouco vão chegar a conclusão que uma comunidade mais forte passa necessáriamente por uma integração e não esta dispersão que temos hoje ... De fato isto já esta acontecendo a Cannonical esta desenvolvendo o snappy que é uma forma revolucionária de empacotamento e outras grandes distribuiçoes ( Ex.: Fedora ) já se mostraram interessadas, enfim a razão acima da emoção ... A liberdade de se criar uma nova distribuição a cada dia vai ser perene mas não devermos abrir mão de se manter uma coesão/padrão em algumas coisas como, por exemplo, unificar os downloads ... Para mim ainda é muito esquisito baixar de uma central de downloads que não tem 100% do que eu preciso, pois nem todas as pessoas/empresas disponibilizam lá ( não sei o porque? ) muitas o fazem em seus próprios sites ( *.deb, *.rpm etc ... )
Quanto ao Windows Updade ..., você esta enganado em 99% dos casos são somente atualizações do próprio Windows e 1% de algum drive de terceiros ( e isto é muito raro de se acontecer, de fato em mais de 15 anos utilizando-o 1 única vez eu recebi uma atualização de um drive de 3º via Windows Updade, os meus drives mantinhan-se atualizados através de um software especifico ) ... Já no Linux ..., no geral não ...
Então, talvez para você não esteja confuso mas para quem é um iniciante em informática isto intimida sim pois cheira a dificuldades à vista ..., reflita sem emoção que fatalmente chegaráa a mesma conclusão que eu ... ou seja, menos é mais ... muito mais ... Um sistema Linux forte e atuante passará sim por digamos um "enxugamento" se quiser avançar mercado adentro e deixar de ser um "alien" ... eu sou programador e me utilizo de vários sistemas/softwares/linguagens diferentes e qual é a melhor pra mim bom a resposta é simples a que me atender melhor para a dada situação em questão, sem excesão ... Isto de que A é melhor do que B e se você não for A você é um "porcaria" é um pensamento retrogado que não se justifica, por isto abra a sua mente ... e reflita ... Ainda sobre as diversas distribuições ... já vi uma dezena delas sumirem de uma hora pra outra por não poderem se manter ..., sem falar que o Mint "chupa" do Ubuntu que por sua vez "chupa" da Debian e assim vai ..., tem gente achando que o Ubuntu já está comercial demais só porque ele resolveu assimilar as janelas/popups como uma opção em vez de somente o terminal ... Absurdo !!! A unificação em torno do Ubuntu, a distribuição mais bem aceita/baixada da atualidade, será inevitável quer queira ou não ...
Quanto ao Synaptic ... bom pra mim é "uma mão na roda", muito útil, por sinal, e se ter facilidades na manuteção/instalação de um softwares qualquer é heresia ..., então ferrou tudo ... [ risos ] ... eu não sou masoquista e odeio perder tempo ..., como disse eu programo e vivo sobre a egede do tempo ... ser rápido e eficiente é um plus no meio ... além de um base sólida de conhecimento é claro ..., enfim, como escrito anteriormente, cada um na sua ...
Quanto ao Windows ..., o que eu acho é que eles vão transformá-lo em um único software que virará em breve um serviço em vez de um bem intangível com pagamentos/validações mensais ou anuais e acredito que será logo com o Windows 10, se isto se confirmar haverá uma grande migração para o Linux, alias a possibilidade disto realmente acontecer me empurrou de vez para o Ubuntu ...
Alevian ...,
Se não formos comparar com o Windows com quem você quer comparar, então
Pelo que sei ele é +- 90% do derma mundial de SO e já foi muito mais ...
A perda de empregos é devido a um processo de substituição da mão de obra pela informatização no geral, isto também aconteceu na revolução industrial ..., não tem nada a ver diretamente com a Microsoft, contudo ninguém vai manter um quadro espressivo de funcionários se não houver demanda, para tal ... isto chega as margens da burrice ..., ou seja, qualquer um faria o mesmo, a não ser que fosse um anencefalo total ... Não ..., não ... As pessoas utilizam-se do Windows porque eles vieram 1º e não havia concorrência a altura ( A Apple ainda hoje é um "bicho estranho" ) e ainda não há, o que é ruim mas é a realidade ... veja no inicio era o breu ( DOS pra tudo em caracteres em branco e verde ) depois fez-se a luz ( Windows + Apple + Linux e etc ) ...
Bom o Windows tem sim suas vantagens ... mas acho que elas vem caindo com o passar dos anos ..., e os sistemas baseados no Linux como o Ubuntu tem ganhado terreno quanto a isto, afinal eles chegaram a óbvia conclusão de que não presisavam "reinventar a roda" mas sim adaptá-la e muitas das vezes melhorá-la ... Pois é como dizia o poeta toda "unanimidade é burra" e concordo com você temos que ter opões mas não dispersões ..., é uma linha tênue que quando ultrapassada vem a denegrir e não a fomentar ... É isto ... Um bom domingo a todos ... Ademir
PS .: Escrevi muito e correndo ..., devido a estar de mudança de país então pode ter ocorrido erros de português, então relevem, OK ...