Autor Tópico: Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona  (Lida 15304 vezes)

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Online: 06 de Maio de 2016, 13:39 »
Boas:
Tenho uma base de informação feita com PHP5 cuja DB esta no phpMyAdmin (Apache2) após ter atualizado do Ubuntu 15.10 para o 16.04, deixou de funcionar.
Formatei o disco e instalei o ubuntu 16.04, contudo continuo a não consegui trabalhar com a minha DB
Já tentei vários métodos, mas nada continua a não funcionar. 
Já tentei:
sudo apt-get install lamp-server^ phpmyadmin
--
sudo apt-get install apache2
sudo ufw app info "Apache Full"
sudo ufw app list
---
sudo apt-get install mysql-server
---
sudo apt-get install libapache2-mod-php
----
sudo apt-get install phpmyadmin
sudo ln -s /usr/share/phpmyadmin phpmyadmin

Alguém tem alguma dica.

Tenho a impersão que cada vez mais tenho de nudar para outro detrito (este ubuntu)  >:(  já chateia...

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2016, 22:14 »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2016, 00:04 »
Olá DelRod,
Pode ser mais específico? O que acontece, exatamente, quando vc tenta acessar seu phpMyAdmin? A tela fica em branco, ou vc vê alguma mensagem de erro?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re:Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2016, 15:44 »
Olá DelRod,
Pode ser mais específico? O que acontece, exatamente, quando vc tenta acessar seu phpMyAdmin? A tela fica em branco, ou vc vê alguma mensagem de erro?

Á pagina.php fica em branco, não acede ao banco de dados

http://localhost/phpmyadmin/index.php
dá este erro:

#2002 - No such file or directory<br />O servidor não está a responder (ou o socket do servidor local está mal configurado).
Língua - Language

EntradaDocumentação
Utilizador :
Palavra-passe:
A ligação como utilizador de controlo definida na sua configuração falhou.

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re:Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2016, 16:07 »
Veja as notas do lançamento: https://wiki.ubuntu.com/XenialXerus/ReleaseNotes#PHP_7.0

Pois, muitos erros, não consigo corrigir, nem por a funcionar  >:( o PHP

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2016, 17:59 »
Veja se o MySQL está rodando normalmente.

Código: [Selecionar]
sudo service mysql status
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Resposta #6 Online: 07 de Maio de 2016, 21:17 »
Eu instalei o phpMyAdmin na minha máquina virtual (K)ubuntu 16.04, observei que a instalação é incompleta.

Primeiro, a instalação do phpMyAdmin deveria instalar também o MySQL Server, mas não foi na boa. Abortei a instalação do phpMyAdmin, e instalei o MySQL Server manualmente, depois forcei a reinstalação do primeiro, e foi até o fim.

Depois, quando carreguei a página do phpMyAdmin, ele reclamou que a extensão mbstring do PHP não estava carregada. Instalei-a ("apt-get install php-mbstring") e a reclamação passou.

Só que aí, eu também passei a ver a página do phpMyAdmin em branco. Fui no log do apache ("tail /var/log/apache2/error_log") e vi que havia um erro de biblioteca, o php reclamava de falta da biblioteca "gettext". Resolvi isso instalando o pacote "php-gettext".

Veja se a instalação desses dois pacotes resolve teu problema. Se não resolver, verifique o log do apache pra ver se aparece alguma dica.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re:Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2016, 21:48 »
Eu instalei o phpMyAdmin na minha máquina virtual (K)ubuntu 16.04, observei que a instalação é incompleta.

Primeiro, a instalação do phpMyAdmin deveria instalar também o MySQL Server, mas não foi na boa. Abortei a instalação do phpMyAdmin, e instalei o MySQL Server manualmente, depois forcei a reinstalação do primeiro, e foi até o fim.

Depois, quando carreguei a página do phpMyAdmin, ele reclamou que a extensão mbstring do PHP não estava carregada. Instalei-a ("apt-get install php-mbstring") e a reclamação passou.

Só que aí, eu também passei a ver a página do phpMyAdmin em branco. Fui no log do apache ("tail /var/log/apache2/error_log") e vi que havia um erro de biblioteca, o php reclamava de falta da biblioteca "gettext". Resolvi isso instalando o pacote "php-gettext".

Veja se a instalação desses dois pacotes resolve teu problema. Se não resolver, verifique o log do apache pra ver se aparece alguma dica.

Obrigado pela dica, mas como tive necessidade de trabalhar, acabei por instalar o 15.10 e tudo está a funcionar bem, vou testar numa máquina virtual a ver... mas espero que o programadores resolvam o problema rapidamente.

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re:Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2016, 21:51 »
Veja se o MySQL está rodando normalmente.

Código: [Selecionar]
sudo service mysql status

Não, não está, penso que a solução pode passar conforme publicado pelo Citação de: zekkerj
Tive necessidade de trabalhar, acabei por instalar o 15.10 e tudo está a funcionar bem, vou testar numa máquina virtual

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2016, 10:49 »
Como a instalação do PhpMyAdmin não considera o MySQL como dependência?
Eu instalei o LAMP no Ubuntu 16.04 mas eu utilizei o aplicativo tasksel pra isso por isso não deu problema.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 16.04 PHP - Apache e phpMyAdmin não funciona
« Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2016, 12:23 »
Como a instalação do PhpMyAdmin não considera o MySQL como dependência?
Eu instalei o LAMP no Ubuntu 16.04 mas eu utilizei o aplicativo tasksel pra isso por isso não deu problema.
Não foi o que eu disse. Eu disse que a instalação não funcionou quando feita em conjunto. ;) Tive que instalar os dois em separado pra funcionar.
As dependências que não foram consideradas foram o php-mbstring e o php-gettext.

EDIT: Tasksel?... tá anotado... ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D