Autor Tópico: Firefox 32 bits e 64 bits juntos no Ubuntu  (Lida 5048 vezes)

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Firefox 32 bits e 64 bits juntos no Ubuntu
« Online: 16 de Maio de 2016, 14:44 »
Olá, gostaria de saber quais procedimentos tomar para instalar o Firefox 32 bits, possuo o 64 bits instalado, porém, necessito também do de 32 bits.

Olhei alguns tópicos, porém pareciam incompletos, portanto decidi vir a uma fonte que poderá me ajudar a sanar o problema. Vi em alguns sites de instalar bibliotecas 32 bits, tentei instala-las porém não funcionou.

Caso encontrem algum site, o qual disponibilize a explicação completa, ficarei grato se me indicassem o link.


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Firefox 32 bits e 64 bits juntos no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2016, 17:18 »
Instale o Firefox 32 bits manualmente como indicado no link (veja as observações antes):

https://www.edivaldobrito.com.br/firefox-no-linux-manualmente/

Observações:
1 - O passo 2 você vai pular, provavelmente. Mas se for o caso, não use o comando sudo rm -Rf /usr/bin/firefox, pois a ideia é manter o firefox 64 bits que veio instalado no sistema, certo?
2 - Para não ocorrer conflitos, no Passo 8, use /usr/bin/firefox32 ao invés de /usr/bin/firefox
3 - Pule o 9, e no 10, use firefox32.desktop no lugar de firefox.desktop
4 - No passo 12, em Name=firefox, use Name=Firefox 32 bits ou algo do tipo para diferenciar.

Isso instala o 32 bits sem interferir no outro, mas não abra ainda, pois o melhor aqui é criar um perfil separado de uso. Para isso vá no terminal e digite:

Código: [Selecionar]
/opt/firefox/firefox -Profilemanager
Escolha um nome para o novo perfil e depois volte no arquivo /usr/share/applications/firefox32.desktop criado antes e em Exec=/opt/firefox/firefox mude para Exec=/opt/firefox/firefox -P nome-do-perfil

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:Firefox 32 bits e 64 bits juntos no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2016, 17:48 »
Olá, fiz os procedimentos indicados, na parte do comando /opt/firefox/firefox -Profilemanager, acontece o seguinte erro:

/opt/firefox/firefox -Profilemanager
XPCOMGlueLoad error for file /opt/firefox/libmozgtk.so:
libgtk-3.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory
Couldn't load XPCOM.




Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Firefox 32 bits e 64 bits juntos no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2016, 18:34 »
Tenta o comando:

Código: [Selecionar]
sudo ln -s /usr/lib/firefox/libmozgtk.so /opt/firefox/libmozgtk.so
Tinha me esquecido de avisar, mas se der certo, não vai ser possível usar a versão 32 bits e 64 bits ao mesmo tempo. É uma ou outra. E acho que vai precisar mudar o arquivo /usr/share/applications/firefox.desktop (do firefox que veio instalado no sistema), acrescentando um -P default no final da linha que começa com Exec=
« Última modificação: 16 de Maio de 2016, 18:36 por Anderson_Coelho »

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:Firefox 32 bits e 64 bits juntos no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2016, 12:36 »
Tenta o comando:

Código: [Selecionar]
sudo ln -s /usr/lib/firefox/libmozgtk.so /opt/firefox/libmozgtk.so
Tinha me esquecido de avisar, mas se der certo, não vai ser possível usar a versão 32 bits e 64 bits ao mesmo tempo. É uma ou outra. E acho que vai precisar mudar o arquivo /usr/share/applications/firefox.desktop (do firefox que veio instalado no sistema), acrescentando um -P default no final da linha que começa com Exec=

O comando  ln -s /usr/lib/firefox/libmozgtk.so /opt/firefox/libmozgtk.so deu o seguinte resultado:  ln: falhou ao criar link simbólico “/opt/firefox/libmozgtk.so”: Arquivo existe
 
No caso do arquivo /usr/share/applications/firefox.desktop  não estou conseguindo modifica-lo, abri-o com o editor de textos e não pude salva-lo, posteriormente usei o comando:
sudo vi /usr/share/applications/firefox.desktop porém não consegui editar a partir do terminal.


Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Firefox 32 bits e 64 bits juntos no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2016, 11:31 »
Olhando melhor essa questão, vai precisar instalar alguns pacotes aí. Primeiro:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install lib32ncurses5 lib32z1
Depois os seguintes pacotes:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install libgtk-3-0:i386 libasound2:i386 libdbus-glib-1-2:i386 libxt6:i386
Depois tente abrir o firefox 32 bits com o comando passado antes. Esqueça o comando sudo ln -s ..., não precisa dele.

Sobre editar os arquivos, chame o Gedit com sudo pelo terminal. Mas pensando melhor sobre isso também, o melhor é copiar o arquivos para outra pasta:

Código: [Selecionar]
cp /usr/share/applications/firefox*.desktop ~/.local/share/applications/
Depois vá na pasta indicada (.local/share/applications) pelo nautilus ou terminal, como preferir, e edite os arquivos sem precisar do sudo. Assim é melhor pois, do outro jeito, teria que editar o arquivo firefox.desktop toda vez que atualizasse pelos repositórios.

Lembre-se que esses arquivos devem ter a linha que começa cpm Exec= editadas acrescentando no final -P default (firefox.desktop) e -P nome_do_perfil_criado (firefox32.desktop).


Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:Firefox 32 bits e 64 bits juntos no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2016, 13:04 »
Fiz o solicitado, porém, não encontro o icone do firefox 32 bits, qual seria o diretório para encontra-lo?

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Firefox 32 bits e 64 bits juntos no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2016, 18:06 »
Você conseguiu criar o perfil para 32 bits? Você pode abrir com o comando:

Código: [Selecionar]
/opt/firefox/firefox -P nome-do-perfil
Mas se criou o arquivo firefox32.desktop corretamente, creio que deveria aparecer no Dash. Posta o conteúdo para darmos uma olhada:

Código: [Selecionar]
cat ~/.local/share/applications/firefox32.desktop

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:Firefox 32 bits e 64 bits juntos no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2016, 19:38 »
Aparece a mensagem: cat: /home/rafael/.local/share/applications/firefox32.desktop: Arquivo ou diretório não encontrado

Terei que refazer novamente os passos e ver o que eu não fiz corretamente.

Atualização:

Refiz, porém ainda diz que não é encontrado, pelo jeito estou errando nas partes finais, vou ter que refazer, novamente...
« Última modificação: 18 de Maio de 2016, 20:23 por Rafael Favero »