Autor Tópico: Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5  (Lida 19817 vezes)

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Online: 19 de Maio de 2016, 12:09 »
Olá pessoal, bom dia, desde já quero parabenizar a todos os participantes deste fórum pela atenção e ajuda principalmente à nós que ainda estamos ingressando neste mundo tão diversificado e grande que é o Software Livre e aos Desenvolvedores do site que o deixam cada vez mais organizado e informativo.

Mas enfim, gostaria de contar com a ajuda dos amigos para resolução de um probleminha que é o seguinte; estou seguindo no link abaixo um [TUTORIAL] para instalação de configuração do Software "Ibquota" no Linux Educacional 5.0, porém nunca tinha tido contato algum com Mysql o Apache, e o tutorial não está muito completo sobre o assunto, pois no caso, quando diz para executar o Script do ibquota2.sql para criar o Banco de Dados do Ibquota, eu não consigo, da erro no Mysql, será que é porque as pastas de instalação do Mysql são outros diretórios no Linux Educacional 5 ou algum erro de execução do Mysql? Será que algum dos amigos poderiam me dar uma força no assunto, obrigado, no aguardo.

https://www.vivaolinux.com.br/artigo/IBQUOTA-Gerenciador-de-Impressao-por-Usuario

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2016, 13:09 »
Qual erro você está vendo?
Já que você está executando um arquivo .sql provavelmente eventuais diferenças nos caminhos para os diretórios de instalação do mysql não são os causadores do seu problema.

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2016, 16:50 »
Olá amigo, boa tarde, então, o erro que esta acontecendo é o seguinte: Quando pede para criar o banco de dados do ibquota eu executo assim como segue abaixo:

Criar o banco de dados. Entrar no MySQL:

# /usr/local/mysql/bin/mysql -p

Digitar a senha de root do banco.

Executar o script SQL ibquota2.sql:

mysql> source ibquota.sql

porém quando dentro do mysql digito:  "/usr/local/mysql/bin/mysql -p" aparece assim: "-bash: /usr/local/mysql/bin/mysql: Arquivo ou diretório não encontrado", ou seja, dizendo que o diretório não foi encontrado para executar o comando, naveguei ate esse diretório e não encontrei nada sobre o mysql, porém encontrei no diretório "usr/bin/mysql" e também em "var/lib/mysql" e dentro da pasta mysql neste ultimo diretório existem as seguintes pastas: IBQUOTA, mysql, performance_schema e phpmyadmin,   agora não sei qual desses diretórios devo executar e como devo executar e também quando executo dentro do mysql o comando "source ibquota.sql" aparece "Failed to open file 'ibquota.sql', error: 2". Sabe me dizer o que está errado amigo?

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2016, 17:07 »
Olá Akonady, obrigado pelos esclarecimentos.

se o mysql estiver instalado você não precisa passar todo o caminho, apenas digite
Código: [Selecionar]
mysql -pPelo que me lembro o linux educacional é baseado no debian, se for o caminho dele deve ser
Código: [Selecionar]
/usr/bin/mysql

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2016, 17:08 »
Não tinha visto a parte
Citar
porém encontrei no diretório "/usr/bin/mysql"
Então se vc quiser passar o caminho /usr/local/mysql/bin/mysql pode simplesmente usar /usr/bin/mysql

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2016, 17:35 »
Olá akonady,
Você instalou o MySQL a partir do repositório, ou instalou dos fontes?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2016, 19:34 »
Olá pessoal, boa noite! então, instalei via "apt-get", e acabei conseguindo executar o script do "ibquota2.sql", era so entrar primeiro na pasta onde se encontrava o script, depois dentro dela acessar o mysql e executar, aí o mysql importou as querys, porém ainda não funciona, e o que eu não entendi e não consegui foi entender o trecho abaixo que o cara do tutorial diz assim:

5. Criar o banco de dados. Entrar no MySQL:

# /usr/local/mysql/bin/mysql -p

eu tentei isso pelo terminal e não da nada, so diretorio não encontrado, mesmo colocando o caminho do mysql no meu sistema que no caso é usr/bin/mysql.

outra parte que não entendi é:

#Tempo de espera em segundos
TEMPO_DE_ESPERA   10

#Path do Comando LPR
PATH_LPR    /usr/local/cups/bin/lpr

#Path do Comando LPSTAT
PATH_LPSTAT    /usr/local/cups/bin/lpstat

#Path do Comando LPRM
PATH_LPRM     /usr/local/cups/bin/lprm

#path para o comando mysql
PATH_MYSQL    /usr/local/mysql/bin/mysql

#nome do banco de dados IBQuota
#Padrao: IBQUOTA
NOME_BANCO    IBQUOTA

#host do banco de dados
#Padrao:  localhost
HOST_BANCO    localhost

#Porta que o PORTA_BANCO
#Padrao: 3306
PORTA_BANCO     3306

#login para acesso ao banco de dados
USUARIO_BANCO   LOGIN

#senha para acesso ao banco de dados
SENHA_BANCO     SENHA

Esses caminhos como:  Patch do comando LPSTAT,  LPR, LPRM e Path para o comando mysql, o que devo colocar nessas tags, o caminho do mysql no meu sistema?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2016, 19:53 »
Olá pessoal, boa noite! então, instalei via "apt-get", e acabei conseguindo executar o script do "ibquota2.sql", era so entrar primeiro na pasta onde se encontrava o script, depois dentro dela acessar o mysql e executar, aí o mysql importou as querys, porém ainda não funciona, e o que eu não entendi e não consegui foi entender o trecho abaixo que o cara do tutorial diz assim:

5. Criar o banco de dados. Entrar no MySQL:

# /usr/local/mysql/bin/mysql -p

eu tentei isso pelo terminal e não da nada, so diretorio não encontrado, mesmo colocando o caminho do mysql no meu sistema que no caso é usr/bin/mysql.

Já que instalou o mysql do repositório, via apt-get, pode usar apenas "mysql -p"

Citar
outra parte que não entendi é:

#Tempo de espera em segundos
TEMPO_DE_ESPERA   10

#Path do Comando LPR
PATH_LPR    /usr/local/cups/bin/lpr

#Path do Comando LPSTAT
PATH_LPSTAT    /usr/local/cups/bin/lpstat

#Path do Comando LPRM
PATH_LPRM     /usr/local/cups/bin/lprm

#path para o comando mysql
PATH_MYSQL    /usr/local/mysql/bin/mysql

#nome do banco de dados IBQuota
#Padrao: IBQUOTA
NOME_BANCO    IBQUOTA

#host do banco de dados
#Padrao:  localhost
HOST_BANCO    localhost

#Porta que o PORTA_BANCO
#Padrao: 3306
PORTA_BANCO     3306

#login para acesso ao banco de dados
USUARIO_BANCO   LOGIN

#senha para acesso ao banco de dados
SENHA_BANCO     SENHA

Esses caminhos como:  Patch do comando LPSTAT,  LPR, LPRM e Path para o comando mysql, o que devo colocar nessas tags, o caminho do mysql no meu sistema?
Sim, vc deve colocar os caminhos para os arquivos "lpstat", "lpr", "lprm" e "mysql" no seu sistema.
Tem uma forma simples de descobrir, que é usar o comando "which", p.ex.:

which lpstat
which lpr
which lprm
which mysql


EDIT: Não esqueça de colocar também o usuário/senha cadastrado no MySQL para a base do IBQUOTA. Que não pode ser "LOGIN" e "SENHA", nem o root, OK?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2016, 21:06 »
Hum... Ok amigo entendi, e muito obrigado mesmo, porém, so mais uma duvida, no caso, como devo executar o script sql "ibquota2.sql" sendo que no meu sistema ele está na pasta /opt/ibquota, eu consegui executar acessando essa pasta como root pelo terminal e logo em seguida entrando no mysql, porém no tutorial o cara descreve que ele entra nesse diretório "/usr/local/mysql/bin/mysql -p" que no meu caso seria "/usr/bin/mysql -p" e logo em seguida executa o script, então so queria entender, no caso, devo copiar o arquivo "ibquota2.sql" para o diretorio "/usr/bin" no meu caso e logo em seguida entrar no mysql e executá-lo ou posso executar direto da pasta onde o ibquota está mesmo?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2016, 21:19 »
Use apenas "mysql -p", não precisa passar o caminho completo.

Outra coisa, vc pode usar um redirecionamento pra executar tudo em um comando só, assim:

mysql -u root -p < /opt/ibquota/ibquote.sql

Não copie nada pros diretórios do sistema (/bin, /usr/bin, /lib, /usr/lib, /etc) a menos que você tenha certeza do que está fazendo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2016, 16:23 »
Obrigado amigo, deu certo, porém agora está alegando no arquivo de log do Ibquota a seguinte mensagem: ibquota ERRO - Problema na formacao da SQL... o que pode ser?

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2016, 16:38 »
Mostra o log  por favor. Talvez tenha algum problema no script sql.

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #12 Online: 20 de Maio de 2016, 17:03 »
Olá amigo, muito obrigado pela força, então segue abaixo o "ibquota.log"

09:42:55 20-05-2016 - ERRO - Problema na formacao da SQL, verifique:
 select distinct impressora.fila_virtual
                              from impressora, conjunto_impressora, politica
                              where conjunto_impressora.cod_impressora=impressora.cod_impressora and
                              conjunto_impressora.cod_politica=politica.cod_politica;

09:43:05 20-05-2016 - ERRO - Problema na formacao da SQL, verifique:
 select distinct impressora.fila_virtual
                              from impressora, conjunto_impressora, politica
                              where conjunto_impressora.cod_impressora=impressora.cod_impressora and
                              conjunto_impressora.cod_politica=politica.cod_politica;

09:43:15 20-05-2016 - ERRO - Problema na formacao da SQL, verifique:
 select distinct impressora.fila_virtual
                              from impressora, conjunto_impressora, politica
                              where conjunto_impressora.cod_impressora=impressora.cod_impressora and
                              conjunto_impressora.cod_politica=politica.cod_politica;

09:43:25 20-05-2016 - ERRO - Problema na formacao da SQL, verifique:
 select distinct impressora.fila_virtual
                              from impressora, conjunto_impressora, politica

O log inteiro não permite amigo, pois ultrapassa 2000 caracteres, mas no mais é mais ou menos isso aí, o que será que pode ser, pois não consigo fazer o ibquota funcionar de jeito nenhum... obrigado, no aguardo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #13 Online: 20 de Maio de 2016, 17:09 »
Publique o log no site http://pastebin.com/ e cole o link aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2016, 10:09 »
ok amigo, segue o log completo do ibquota via "pastebin":

http://pastebin.com/66CHQK7a

porém esse erro parece que consegui resolver, era porque a impressora VIRTUAL que o IBQUOTA pede não estava instalada, aee consegui adicioná-la via linha de comando especifíca, porém agora está dando outro erro no banco de dados que é: 10:59:04: 21-05-2016 INFO - Usuário não cadastrado no banco de dados: unknow

O que é exatamente é esse erro, pois no caso não manjo de sql mas parece que diz que não há usuarios cadastrados no banco de dados que criei pro IBQUOTA mas eu cadastrei um usuario diretamente via 'ipdoservidor/gg" e cadastrou normalmente, será que não foi criado o vínculo corretamente do IBQUOTA com o mysql?
« Última modificação: 21 de Maio de 2016, 12:15 por akonady »