[...] e outras coisas que nem sei mas que provavelmente não devem ter quase nenhuma relação com esse problema
Tive conhecimento de um caso em que o usuário estava com exato e idêntico problema ao seu e resolveu simplesmente retirando a bateria CMOS da placa mãe e depois recolocando-a. A descrição é idêntica àquela que você faz e a solução foi essa, já os fundamentos são mais difíceis de se atinar.
Nada obstante e indo adiante, se me permite, vou discordar um pouco da sua afirmação que outras coisas possam não ter relação com o problema.
1) importância das informações sobre o equipamento
Quem está fisicamente diante do específico computador com problemas tem todas as informações possíveis; quem está distante, sabendo da questão apenas remotamente, sem **ver** e **acessar** realmente o equipamento, sem nem mesmo saber o que seja ele, só tem como avaliar a partir das informações disponíves, que por isso precisam ser claras e as mais completas possíveis. Aquilo que se chama de cognição plena deve ser sempre buscada.
Saber, por exemplo, qual é a motherboard de um equipamento pode dar pistas e ainda permitir encontrar online o manual do equipamento ou outros usuários com o mesmo problema, o que enriquece as possibilidades de se encontrar uma solução para a dificuldade.
Ainda apenas como exemplo: alguns setups, no BIOS do computador, possuem uma opção (um chaveamento) do tipo
enable/disabled o controle do teclado pelo sistema operacional. Será que o seu tem isso ou não? Como eu poderia pesquisar sobre isso se nem mesmo sei qual é a motherboard do seu sistema e o fabricante?
A versão do BIOS do computador está atualizada? O que o fabricante (aliás, quem é ele mesmo?) informa sobre isso? Será que não existe algum release do fabricante informando sobre alguma dificuldade ou particularidade em relação ao teclado?
E qual é mesmo a versão do Ubuntu instalada no seu sistema? Ubuntu padrão ou algum sabor?
Você sabia que dependendo da versão do Ubuntu (sabor ou baseado) a versão instalada do grub pode ser diferente?
Apenas estou dizendo que você já prejulgou que o restante das informações não seriam importantes e acho que talvez possa não ser bem assim.
Assim sendo, se ainda não encontrou uma solução e considerando que tem o Ubuntu instalado e funcionando, penso que pode ser útil uma visão panorâmico técnica do seu sistema.
Pode ser de utilidade instalar o pacote
inxi e trazer o resultado dele:
sudo apt-get install inxi
depois faça e traga o resultado para:
inxi -FxZ
pelo menos assim saberemos alguma coisa melhor do seu equipamento, pelo menos motherboard, fabricante, BIOS e versão, quiçá úteis para um melhor estudo e pesquisa do problema e quem sabe encontrar uma solução.
2) A reposta ao item 7 do post anterior é importante, ela permitirá formular um raciocínio segmentando onde possa estar ocorrendo o problema.