Autor Tópico: Defragmentador ...  (Lida 4807 vezes)

Offline ADEMIR01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Defragmentador ...
« Online: 04 de Junho de 2016, 15:19 »
Pessoal ..., Alguma indicação de um bom degragmentador para se utilizar no Linux ??? ... ( Eu sei que vai ter quem comente que não é necessário, mas eu gostaria de uma indicação mesmo assim ) ... Ademir

---
Editado: excesso de formatação.
« Última modificação: 07 de Junho de 2016, 21:33 por irtigor »

Offline ADEMIR01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Defragmentador ...
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2016, 17:21 »
Bom eu achei este aqui ... http://sourceforge.net/projects/defragfs/files/  como ninguem se manifestou, fica então registrado a dica, contudo eu ainda não o testei, apenas passei o antivirus ... Aproveitando, este arquivo " defrags" tem que ser colocado dentro da pasta de programas do ubuntu que eu acho ser a "  ...usr/bin/ ", mas não tenho certeza alguem pode me confimar se é esta a pasta correta e equivalente a " C:\Program Files\ "  do Windows ... e quanto a por na variavel de ambiente, como fazer isto??? É ainda como eu crio um atalho para a barra que fica na esquerda no Ubuntu ou na area de trabalho ??? Agradeço as respostas ...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Defragmentador ...
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2016, 18:10 »
Como previsto -> Não precisa.

Tenho acompanhado seus tópicos. Você ainda está pensando como Windows. Relaxe.

Aproveitando, peço-lhe que não use formatação em exagero (texto totalmente em azul) pois é contra as regras do fórum.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline ADEMIR01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Defragmentador ...
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2016, 18:56 »
Agente100gelo ...

Pois é ..., mas eu não estou " estressado " eu simplesmente não gosto de perder tempo, aqui ou em outra atividade ..., não tem nada a ver com o Windows e sim a fazer o que eu acho que é certo ... é melhor fazer acontecer do que deixar acontecer, entendeu? Não ? Bom deixa pra lá ...

Quanto a formatação eu li as regra bem " por cima " como de costume, e não me recordo disto não somente que caixa alta não é aconcelhável, mas se lhe esta incomodando ..., sugestão aceita ..., sem formatação daqui por diante ...

A sim ..., quanto as perguntas que eu fiz quem puder me responder ... nem que seja parcialmente eu agradeço ... Valeu Pessoal !!!
« Última modificação: 04 de Junho de 2016, 18:58 por ADEMIR01 »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Defragmentador ...
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2016, 05:32 »
De forma nativa, isto é, já vem embarcado no Ubuntu o pacote e2fsprogs que é um utilitário dos sistemas de arquivos.

Nele o específico programa e4defrag analisa e faz a defragmentação se necessário.

Não precisa fazer nada, já vem instalado, é so chamar no terminal e usar:

Código: [Selecionar]
e4defrag [ -c ] [ -v ] target
Use apenas para ext4, não use para outros tipos, também não suporta swap.

Se for para a área de sistema evidentemente precisa do sudo, se for na home do próprio usuário não precisa.

target é um arquivo, um diretório ou um dispositivo (device)

exemplo:

e4defrag -c /home

sudo e4defrag -c /var

sudo e4defrag -c /bin


De fato na maior parte das vezes não haverá nada para desfragmentar em razão da forma eficiente de gravação em disco do sistema de journaling e a própria técnica de apropriação dos espaços, entretanto, de forma especialíssima e dependendo do caso concreto do uso (milhares e milhares de fotos colocadas num disco com pouco espaço apagando e colocando novas frequentemente, um grande número de torrents sempre pipocando no disco o tempo todo, etc), pode sim ser interessante de quando em quando uma varredura, enfim, existe no padrão da distribuição e vem embarcado é porque possa ser de alguma utilidade em algumas circunstâncias.
« Última modificação: 05 de Junho de 2016, 06:36 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Defragmentador ...
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2016, 06:00 »
Bom eu achei este aqui ... http://sourceforge.net/projects/defragfs/files/  como ninguem se manifestou, fica então registrado a dica, contudo eu ainda não o testei, apenas passei o antivirus ... Aproveitando, este arquivo " defrags" tem que ser colocado dentro da pasta de programas do ubuntu que eu acho ser a "  ...usr/bin/ ", mas não tenho certeza alguem pode me confimar se é esta a pasta correta e equivalente a " C:\Program Files\ "  do Windows ... e quanto a por na variavel de ambiente, como fazer isto???

Uma outra questão, nessa sua fase pode ser útil tomar conhecimento da estrutura de diretórios do Linux, o Filesystem Hierarchy Standard.

Consulte esse tópico bastante simples da wikipedia, mas que é bastante didático e esclarecedor:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Filesystem_Hierarchy_Standard


No caso concreto do pacote defragfs é um .deb instalável (parece que é defragfs-perl_1.1.1_all.deb), ou seja, ele deve se resolver por si só, bastando instalar.

De toda sorte observe que todo empacotamente Debian observa certas regras pré-definidas de construção de pacotes .deb. Além disso, querendo, basta olhar dentro do pacote para ter a estrtura e o que ele contém e o "Package control data", a estrutura propriamente dita do pacote e os detalhes daquilo que o desenvolvedor criou.

Nesse caso, vendo muito rapidamente porque o tempo anda matéria-prima escassa, vi a existência de um script de nome defragfs.pl ,é só estudar o script e desvendar o mistério, se tiver realmente essa curiosidade, lembrando ainda que, também querendo, deverá poder acessar o próprio código fonte que serviu para a construção do binário e, ainda querendo compilar o próprio, já que estamos falando de software open source.

« Última modificação: 05 de Junho de 2016, 08:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline ADEMIR01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Defragmentador ...
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2016, 11:06 »
Druidaobelix ...,

Show, show !!!

Obrigado por derrubar o ultimo bastião ..., agora esta tranquilo e esta favorável ... [ risos ]
Gostaria de agradecer a todos ( com enfoque no Gaulês, é claro ), que gentilmente cederam o seu precioso tempo em me ajudar esclarecendo as minhas dúvidas ... Valeu !!!

Ademir

PS .: Estou no Windows neste exato momento, mas já vou para o Ubuntu pois tem muitas configurações a serem concluídas [ risos ] ... ontem a noite eu estava personalizando o mesmo e ainda não acabei ..., acredito que daqui em diante eu caminho sozinho, "masssss" nunca se sabe ... qualquer coisa eu posto ... Um bom domingo a todos ...

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Defragmentador ...
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2016, 20:11 »
Talvez não seja necessário porque você já domina bem ou até pode ser que eu já tenha abordado a questão e dito em posts anteriores, o que não lembro, mas em todo caso, fica a indicação do livro de autoria do Tales A. Mendonça, que gentilmente o disponibiliza gratuitamente na internet:

Manual de Sobrevivência – Dicas e Comandos do Mundo Linux

https://talesam.org/livros/livro-manual-de-sobrevivencia/

Mas por esses dias o link de download dentro do link acima não está funcionando, não sei dizer a razão.

De toda forma, provisoriamente e enquanto não se apura isso, se quiser pode baixá-lo aqui:

https://drive.google.com/open?id=0B4-_QQ0rcvfTVEpBZ3Bhc2loOXM

Mas visite o site, ele tem outros livros lá que podem ser de interesse.
« Última modificação: 05 de Junho de 2016, 22:15 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Defragmentador ...
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2016, 22:11 »
Pronto, consegui conversar por email com o Tales, o autor do livro, agora há pouco e ele restabeleceu o link que estava quebrado para download, em razão de ter alterado o servidor, então pode fazer diretamente do site, como antes indicado.

Adicionalmente fui informado da criação de um novo site, bastante interessante, onde há boas e úteis obras sobre Linux e ainda dicas e comandos valiosos.

Linux - Simplicidade ao seu alcance

e para quem quer apŕofundar o conhecimento com algo mais técnico, o excelente

Shell Linux do Aprendiz ao Administrador

Confira aqui:

https://www.livrosdelinux.com.br/

« Última modificação: 05 de Junho de 2016, 22:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.