olá, instalei recentemente o xubuntu para aprender a mexer no linux, pois sou iniciante .. Quando eu fui conferir se os drivers de placa de video e td mais foram instalados direitinho, vejo essa mensagem:
Achei bem estranho pois ouvi dizer que o xubuntu reconhece automaticamente todos os drivers e tudo mais... E se esse driver não estiver funcionando corretamente meu notebook perde desempenho?
Então, /netkelvin/,
O sistema não está oferencendo drivers proprietários para o seu hardware e isso pode ser por duas razões:
1)a gpu (=placa de vídeo) do seu hardware não requer um driver especial, tal como uma gpu Intel, cujo driver já vem incorporado ao sistema e é por padrão utilizado, ou seja, não precisa fazer mais nada, já está tudo funcionando como deveria estar;
2) a gpu requer um driver proprietário (tpicamente nvidia ou ati/radeon), porém você ao instalar o sistema não assinalou a opção de instalar drivers proprietários (= de terceiros), então por isso não estão sendo usados e tampouco oferecidos, porém você, querendo, ainda pode ativar para passar a usar;
Como verificar isso?
Vamos começar da seguinte forma, abra uma janela de Terminal (teclas Ctrl Alt T ou use o ícone correspondente), execute os comandos abaixos, então com o botão direito do mouse marque a saída do comando, com o esquerdo copie e depois, ainda com o botão direito do mouse, cole o resultado aqui neste seu tópico do Fórum para que possamos saber o que há na sua máquina.
lspci
sudo lshw -c display