Para o 4° item, farei o download das ISO 16.04 e 14.04 para verificar se ocorre o mesmo erro, porém, não posso fazer precisamente agora. Aliás, posso fazer o download. Não posso fazer os testes via Live-ISO.
Bem, então enquanto aguardamos ser possível subir pelo live-iso e testar, vamos adiantando com o que por ora é possível.
1) Vamos ver os grupos e permissões, faça esse comando e traga o resultado:
groups username
id username
onde está o termo "username" nos comandos acima, você substitui pelo nome concreto do seu usário, que pelos seus posts anteriores suponho seja 'cliente', então fica algo assim:
groups cliente
id cliente
Se o nome de usuário for pedro, então fica:
groups pedro
id pedro
e assim sucessivamente
2) Vamos fazer uma comparação do conteúdo do arquivo sudoers para verificar se não há alteração relevante.
Traga o resultado de:
sudo cat /etc/sudoers
3) Crie um novo usuário e então verifique se o problema permanece ou não para o novo usuário criado.
É uma forma de afunilar a análise, depois o novo usuário criado pode facilmente ser removido.
A forma padrão simples para criar e remover usuário é:
sudo su
vai tornar-se root, depois faça:
para criar um novo usuário:
adduser nome_do_usuario
para deletar um usuário existente:
deluser nome_do_usuario
Terminado, saia do root digitando:
exit
Obviamente onde consta nome_do_usuario substitua por um nome qualquer, como por exemplo "teste01" (ou pedro ou maria ou cliente2, etc, como preferir), fica assim:
adduser teste01
Vai pedir isso e aquilo, definir senha etc e tal, como de praxe.
Feitas as verificações, depois quando for apagar é só fazer:
deluser teste01
Criado o novo usuário, encerre a sessão corrente e reinicie outra com o novo usuário criado e então espete o pendrive e verifique o comportamento. Reporte o resultado.