Ok, agora começou a clarear a situação aí existente, eu estava entendendo de forma incorreta o cenário.
Então se trata de um computador desktop (e não notebook), o qual só possui mesmo a interface (digo, placa de rede) pci ethernet, isto é, esse computador não possui outra espécie de possibilidade de acesso à internet, não possui placa wireless, apenas ethernet, conexão à cabo, certo?
A placa de rede do seu computador é do tipo comum (aliás, tenho aqui uma igual), utilizando um driver que em princípio não deveria estar dando problema algum, não parece existir aí nenhum problema, então, ou temos um problema na configuração do roteador (o que também não parece ser, mas até pode) ou um problema na configuração do modem da Oi (suponho que tenha sido a Oi que lhe forneceu esse modem), que é o Modem D-LINK, Modelo: DSL-2500E, não conheço esse específico modelo, talvez o /zekkerj/ conheça e consiga ajudar nisso.
Se é para achar alguma coisa, no momento estou achando que a configuração do Modem está incorreta e por isso não está passando o sinal de internet para o roteador.
Falando assim de forma genérica (como disse, não conheço o modelo específico e ainda não vi o manual), esse modem deveria estar configurado em modo bridge para que o roteador possa trabalhar, o que não deve estar ocorrendo.
Vamos aguardar o /zekkerj/ que conhece muito melhor esses modelos de modem/roteador se manifestar e enquanto isso tentarei localizar o manual desse modem para ver se ilumina também esse aspecto.