Autor Tópico: Dúvida de iniciante que quer se aventurar no Linux  (Lida 6759 vezes)

Offline Perk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Dúvida de iniciante que quer se aventurar no Linux
« Online: 24 de Outubro de 2005, 22:20 »
Precisamos diminuir drasticamente os custos daqui onde trabalho e uma das coisas que já vamos fazer é a troca do Office pelo OpenOffice. E na revista Exame eu estava lendo sobre o Ubuntu, que me chamou a atenção pela praticidade e tal.

Minha dúvidas:
1) Sabem me dizer quando sairá totalmente em português a versão 2.0 do OpenOffice ?
2) Pretendo instalar o Ubuntu incialmente em máquinas Pentium100 que ainda possuímos e atualmente estão com Win95, acreditem.... Só que estas máquinas utilizam programas que fazemos que são desenvolvidos em Vb5 com BD Access e ficam no nosso servidor Win2000. O Ubuntu roda de alguma forma estes programas? Ou como todos nossos programas são em VB, isto impossibilida de usarmos SO Linux em qualquer uma de nossas máquinas?

Agradeço pelas ajudas e indicações de matérias ou outros softwares livres.

Offline Janus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
    • Jardim de Idéias
Dúvida de iniciante que quer se aventurar no Linux
« Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2005, 05:24 »
Citação de: "Perk"
Precisamos diminuir drasticamente os custos daqui onde trabalho e uma das coisas que já vamos fazer é a troca do Office pelo OpenOffice. E na revista Exame eu estava lendo sobre o Ubuntu, que me chamou a atenção pela praticidade e tal.

Minha dúvidas:
1) Sabem me dizer quando sairá totalmente em português a versão 2.0 do OpenOffice ?
2) Pretendo instalar o Ubuntu incialmente em máquinas Pentium100 que ainda possuímos e atualmente estão com Win95, acreditem.... Só que estas máquinas utilizam programas que fazemos que são desenvolvidos em Vb5 com BD Access e ficam no nosso servidor Win2000. O Ubuntu roda de alguma forma estes programas? Ou como todos nossos programas são em VB, isto impossibilida de usarmos SO Linux em qualquer uma de nossas máquinas?

Agradeço pelas ajudas e indicações de matérias ou outros softwares livres.
Perk,

1) Provavelmente não demorará, caso ainda não esteja. No meu sistema, por exemplo, parece estar completamente em português.

2) Programas de windows podem ser emulados utilizando o wine, mas isso não é 100% garantido. Caso sejam programas simples, bem provavelmente funcionarão caso o wine esteja bem configurado. Experimente testar antes de fazer uma mudança definitiva.

Offline Perk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Dúvida de iniciante que quer se aventurar no Linux
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2005, 08:38 »
Citação de: "Janus"
Citação de: "Perk"
Precisamos diminuir drasticamente os custos daqui onde trabalho e uma das coisas que já vamos fazer é a troca do Office pelo OpenOffice. E na revista Exame eu estava lendo sobre o Ubuntu, que me chamou a atenção pela praticidade e tal.

Minha dúvidas:
1) Sabem me dizer quando sairá totalmente em português a versão 2.0 do OpenOffice ?
2) Pretendo instalar o Ubuntu incialmente em máquinas Pentium100 que ainda possuímos e atualmente estão com Win95, acreditem.... Só que estas máquinas utilizam programas que fazemos que são desenvolvidos em Vb5 com BD Access e ficam no nosso servidor Win2000. O Ubuntu roda de alguma forma estes programas? Ou como todos nossos programas são em VB, isto impossibilida de usarmos SO Linux em qualquer uma de nossas máquinas?

Agradeço pelas ajudas e indicações de matérias ou outros softwares livres.
Perk,

1) Provavelmente não demorará, caso ainda não esteja. No meu sistema, por exemplo, parece estar completamente em português.

2) Programas de windows podem ser emulados utilizando o wine, mas isso não é 100% garantido. Caso sejam programas simples, bem provavelmente funcionarão caso o wine esteja bem configurado. Experimente testar antes de fazer uma mudança definitiva.

Obrigado pela resposta.

Vou pesquisar sobre este "wine". Não conheço praticamente nada de Linux. Tô começando do zero total.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Dúvida de iniciante que quer se aventurar no Linux
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2005, 09:47 »
Citação de: "Perk"
Precisamos diminuir drasticamente os custos daqui onde trabalho e uma das coisas que já vamos fazer é a troca do Office pelo OpenOffice. E na revista Exame eu estava lendo sobre o Ubuntu, que me chamou a atenção pela praticidade e tal.

Minha dúvidas:
1) Sabem me dizer quando sairá totalmente em português a versão 2.0 do OpenOffice ?
2) Pretendo instalar o Ubuntu incialmente em máquinas Pentium100 que ainda possuímos e atualmente estão com Win95, acreditem.... Só que estas máquinas utilizam programas que fazemos que são desenvolvidos em Vb5 com BD Access e ficam no nosso servidor Win2000. O Ubuntu roda de alguma forma estes programas? Ou como todos nossos programas são em VB, isto impossibilida de usarmos SO Linux em qualquer uma de nossas máquinas?

Agradeço pelas ajudas e indicações de matérias ou outros softwares livres.


SIM! O Open Office 2.0 vai sair em português assim como todas as futuras versões. Só aguardar um pouquinho.
Porém tu ta querendo rodar o Ubuntu num Pentium 100???? Nossa acho que não vai ficar bom muito menos o Open Office. Eu tento ao máximo convencer as pessoas a usarem Linux mas temos que falar a verdade. Eu acho que o Ubuntu vai ficar arrastando de lerdo e o open office vai demorar uns 5 minutos pra abrir.

Pode nos passar a configuração exata das máquinas que vão rodar o ubuntu?

Eu instalei aqui num P2 com 64MB de Ram o Ubuntu outro dia e ficou muuuito lento. Talvez o melhor pra você fosse o Damn Small Linux, um Linux feito pra computadores Obsoletos... mas ele é bem mais dificil que o Ubuntu!!!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dúvida de iniciante que quer se aventurar no Linux
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2005, 11:01 »
To vendo que seguiu meu conselho. :)

Mas Led, ele não teria a opção de fazer a instalação Server do Ubuntu e depois instalar o IceWm, ou o FluxBox, por exemplo? Assim ficaria bem leve e daria pra ele usar em máquinas mais modestas. Mas realmente, se ele quiser usar Gnome ou KDE, não dá pra recomendar o Ubuntu.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Perk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Dúvida de iniciante que quer se aventurar no Linux
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2005, 11:20 »
Poxa, to ficando triste agora... AChava que o Linux também seria ideal para rodar em máquinas obsoletas  :(

Estes P100 tem apenas 32mb de RAM. Muitos aqui tão rodando até com o Win98 e IE6 instalado. Deixam a máquina extremamente lentas. Se o Linux for 10% mais rápido já estaria ótimo, pq já tem a compensação financeira junto.

Pois é Galactus, segui seu conselho sim e estou adorando o que estou lendo aqui no forum  :P

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Dúvida de iniciante que quer se aventurar no Linux
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2005, 12:18 »
Olha... eu não sei... ele até pode instalar o minimo e instalar o resto mas isso será feito pelo modo texto. Precisa de um conhecimento mínimo de Linux pra executar.

Vai ter de rodar icewm ai mesmo... sem dúvida. O problema é que as facilidades do ubuntu estão atreladas ao Gnome, ou seja... as ferramentas pra configurar rede, usuários, instalar/remover programas, impressoras, serviços, etc etc etc. Se for pra usar um Linux direto na "raça" então melhor ja partir prum slackware... sei la.

A menos que ele abra o icewm mas instale as ferramentas pro gnome... ai alguém vai ter que dizer os executáveis delas e vai demorar pacas pra abrir.

Computador velho é fogo mesmo.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Dúvida de iniciante que quer se aventurar no Linux
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2005, 13:06 »
Citação de: "Perk"
Poxa, to ficando triste agora... AChava que o Linux também seria ideal para rodar em máquinas obsoletas  :(

Estes P100 tem apenas 32mb de RAM. Muitos aqui tão rodando até com o Win98 e IE6 instalado. Deixam a máquina extremamente lentas. Se o Linux for 10% mais rápido já estaria ótimo, pq já tem a compensação financeira junto.

Pois é Galactus, segui seu conselho sim e estou adorando o que estou lendo aqui no forum  :P


Mas ele roda, e muito bem por sinal. O galho é que você vai precisar de alguém que entenda de Linux, pra deixar ele redondo. As facilidades pesam um pouco ou bastante, dependendo do que você quiser fazer.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2