Ao
zekkerj e a quem mais possa interessar: como eu havia comentado antes, os *Ubuntu 16.04 estão vindo com kernel versão
4.4, que não funciona com o driver gráfico proprietário
fglrx, da fabricante AMD. Além disso, o kernel 4.4 possui um
bug que dificulta o funcionamento dele com os drivers de código aberto
amdgpu e
radeon, usados para o adequado funcionamento das GPU (unidades de processamento gráfico) da AMD no sistema GNU/Linux: o
bug provoca um
kernel panic do qual resulta o completo travamento/congelamento do computador.
Eu havia comentado também que esse
bug está presente tanto nos kernels 4.4.X quanto nos 4.5.X, e que por isto a solução consistia em instalar o kernel
4.6-rc1 ou alguma versão posterior. Porém, na ocasião estavam disponíveis somente kernels versão 4.6, e todos do tipo RC, que não são considerados estáveis (embora kernels RC sejam "praticamente estáveis"). De modo geral, não há um risco significativo em se instalar e usar um kernel RC: eu mesmo usei o 4.6-rc1 durante quase 1 mês. Mas há quem sinta receio de usar kernel RC. Por isto, informo que
o kernel Linux passou por atualizações e no momento a mais recente versão estável do kernel Linux passou a ser a 4.7.2. Eu migrei para esse kernel, realizei uma série de testes e
nenhum problema ocorreu.
Por conta disso, hoje eu atualizei
meu tutorial: agora ele ensina a instalar o kernel
estável 4.7.2.
Minha sugestão é que quem estiver com algum problema relacionado ao chip gráfico AMD do computador instale o kernel 4.7.2. Se não souber como se instala um kernel mais novo, basta seguir as instruções do tutorial.