Essa questão parece estar um pouco complicada, o que havia até então não está funcionando.
Se fizer o comando abaixo se obtém a situação atual do touchpad em relação ao scrool horizontal:
synclient | grep -i horiz
Deveria ser possível alterar o valor fazendo:
synclient HorizTwoFingerScroll = 0
Mas isso que tradicionalmente sempre foi dessa forma, parece não estar funcionando.
Então teríamos mais uma opção, que é usar o gpointing, que é uma gui para configuração do mouse e touchpad:
sudo apt install gpointing-device-settings
Uma vez instalado, chama o programa no terminal fazendo:
sudo gpointing-device-settings
onde é possível configurar o scrool horizontal, habilitando ou desabilitando
Experimente aí, mas também parece não estar funcionando!
Ainda não tenho o conhecimento completo do que possa estar acontecendo.
Ao que parece as ferramentas tradicionais que são o synclient e o synaptics.conf estão (ou foram) substituídas pelo libinput, isso pelo menos na versão 3.18 do Gnome.
Há uma solução (aliás, temerária, pode em tese ter outras consequências em relação a outros dispositivos apontadores) que sugere remover os pacotes xserver-xorg-input-synaptics e xserver-xorg-input-evdev instalando em seu lugar os pacotes xserver-xorg-input-libinput e libinput-tools.
Pode ser que isso seja possível e funcione no Ubuntu Gnome, porém no Ubuntu padrão (=Unity), sequer localizo esses pacotes, ou seja, não há nenhuma referência ao libinput e aos pacotes mencionados.
Uma vez instalado os pacotes do libinput a solução proposta seria:
xinput list
para obter o valor de
device-number e
option-number do touchpad
Algo semelhante a isso:
libinput Horizontal Scroll Enable (
option-number): 1
Tendo tais valores, então seria colocar o valor para 0 (zero), fazendo:
xinput set-prop
device-number option-number 0
Só que, como disse, apenas não há o libinput no Ubuntu Unity e daí não sei dizer, no momento, qual é o caminho.
É necessário pesquisar e estudar um pouco mais o problema, mas enfim, esse é o contexto de que tenho conhecimento no momento e que eventualmente pode orientar quem queira ajudar a encontrar uma solução, se é que ela já existe para o Ubuntu Unity.
P.S.:
Lembrei de mais um detalhe: a alteração direta no dconf também parece não funcionar.