Pessoal, me desculpem, não possuo conhecimentos avançados dos sistemas e tampouco dos termos técnicos a serem empregados. Espero que entendam o meu problema e me ajudem.
Instalei o Ubuntu 16.04 em um HD externo no modo persistente, com o objetivo de utilizá-lo em qualquer computador via USB. Utilizei meu notebook Samsumg com Win10 para o serviço. Acontece que o instalador do Linux instalou o Grub na máquina que utilizei, não deixando ligar o Win10 sem que o HD externo com o Linux esteja espetado na USB.
Percebi que na instalação do Linux o sistema mudou na bios do notebook os nomes do boot, onde dava boot em primeira ordem pela USB e segunda pelo Win10, o instador renomeou a USB para Ubuntu e, caso o HD externo Ubuntu não esteja espetado, o Grub não avança pra segunda opção, que é o Win10.
Quando ligo o notbook sem o HD externo aparece a seguinte tela:
GRU GRUB version 2.02”beta2-36ubuntu3.2
Minimal BASH-like line editing is supported. For the first word, TAB list possible command completions. Anywhere else TAB list possible device or file completions.
Grub>
Possible command are:
. [acpi authenticate background_color background_image badram boot break cat chainloader clear configfile continue cutmem dump echo exit export extract_entries_configfile extract_entries_source false fwsetup gettext halt help initrd initrdefi insmod keystatus linux linuxefi list_envload_env loadfontloopback ls
lsefi lsefimmap lsefisystab lsfonts lsmod lssal menuentry net_add_addr net_add_dns net_add_route net_bootp net_del_addr net_del_dns net_del_route net_get_dhcp_optionnet_ipv6_autoconf net_ls_addr net_ls_cards net_ls_dns net_ls_routes net_nslookup normal normal_exit password_pbkdf2 reboot return rmmod save_env search search.file search.fs_label search.fs_uuid set setparams shift sleep source submenu terminal_input terminal_output test true unset zfs-bootfs zfsinfo zfskey.
Assim, como remover ou inativar o Grub para deixar meu notbook como era antes, ou seja, deixando o boot original da máquina gerenciar a porta USB (como primeira opção) e depois o Win10 (na segunda opção) automaticamente?
Será preciso renomear na bios a opção de boot de Ubuntu para USB novamente? Como fazer?
Encontrei alguns artigos sobre remover o Grub usando o CD de instalação do Windows ou pendrive bootável. Não possuo nenhum dos dois. Há maneiras de fazer o procedimento usando o pendrive bootável do Linux?
Ps.: quanto ao meu HD externo não funcionou em outra máquina. Em outra ocasião verifico como fazer a instalação correta.