Autor Tópico: [Dica] Corrija o bug do Thunar que se fecha ao se mover ou renomear um arquivo  (Lida 7456 vezes)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Recentemente instalei o XUbuntu 16.04 e em pouco tempo percebi um bug no Thunar 1.6.10 que vem pré-instalado: quando movo ou renomeio um arquivo, às vezes o Thunar simplesmente trava / congela e em seguida fecha, subitamente, assim, do nada.

Após investigar na Internet, descobri que um desenvolvedor já havia criado um patch para corrigir o programa, porém o patch ainda não foi incorporado pelos desenvolvedores do Thunar e parece que ainda vai demorar um tempo até que isso ocorra. Como eu tenho pressa em me livrar desse problema, resolvi baixar o código-fonte do Thunar, aplicar o patch e reconstruir o código-fonte com essa correção aplicada. Então aproveitei para criar meu primeiro repositório PPA e hospedar nele os pacotes de instalação.

Caso você que me lê esteja passando pelo mesmo problema com o Thunar, basta adicionar meu repositório. Eu pus nele umas instruções em português, explicando como adicionar meu repositório e em seguida atualizar seu sistema, para que o APT baixe os pacotes corrigidos e os instale por cima do seu Thunar "bugado":

https://launchpad.net/~yuri-sucupira/+archive/ubuntu/thunar1.6.10-fix
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[Dica] Corrija o bug do Thunar que se fecha ao se mover ou renomear um arquivo
« Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2016, 17:24 »
Valeu mais uma vez pela iniciativa Sampayu, uso o Xubuntu, porém tive que voltar para o 14.04, por dois motivos:

- As vezes não tenho tempo hábil para pesquisar tanto
- Ainda não consigo reconstruir um código fonte hehehe

Valeu, vou tentar novamente o 16.04.1

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Dica] Corrija o bug do Thunar que se fecha ao se mover ou renomear um arquivo
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2016, 17:44 »
Valeu mais uma vez pela iniciativa Sampayu, uso o Xubuntu, porém tive que voltar para o 14.04, por dois motivos:

- As vezes não tenho tempo hábil para pesquisar tanto
- Ainda não consigo reconstruir um código fonte hehehe

Valeu, vou tentar novamente o 16.04.1

T+

De nada. :)

O 16.04 veio com um monte de bugs. Fiquei impressionado com o tanto de bugs que estavam presentes no 16.04 e que, inclusive, me fizeram voltar ao 14.04. Apesar disso, o 14.04 está se aproximando do fim de vida dele e vários pacotes estão sendo atualizados apenas para o 16.04, daí esperei sair a versão 16.04.1 (que corrigiu vários bugs) e a instalei. Mesmo assim, logo após instalar o 16.04.1 (logo no primeiro boot!) eu já me deparei com o meu computador travando (kernel panic), devido a um bug no kernel que faz com que ele execute uma instrução no momento errado, e disso resulta o malfuncionamento do driver amdgpu (isso afeta apenas computadores com dispositivo gráfico AMD). Acabei descobrindo que o kernel 4.4, que vem no *Ubuntu 16.04.1, tem um bug. Se isso acontecer com você (kernel panic durante a execução do *Ubuntu 16.04.1), instale um kernel mais novo, conforme explico neste outro tutorial.

Se você atualizar o kernel e corrigir esse bug do Thunar, o *Ubuntu 16.04.1 fica bem estável. Ainda há uns outros bugs (como p.ex. no Gmusicbrowser, que está com um bug que faz com que ele não feche quando a gente manda fechar a janela, e um outro bug, que faz com que alguns comandos do dpkg-dev, tais como debsign e debuild, tentem enviar parâmetros para o gpg, embora o destino correto seja o gpg2), mas são bugs menores e muito específicos, que afetam poucos usuários e que podem ser facilmente contornados (eu estou usando outros players, no lugar do Gmusicbrowser, e estou assinando códigos-fonte executando diretamente o binário do gpg2, ao invés de usar o gpg).

Enfim: com essas duas correções (instalação de um kernel mais novo e do patch para o Thunar 1.6.10) o sistema 16.04.1 torna-se estável. :)
« Última modificação: 09 de Abril de 2017, 14:48 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[Dica] Corrija o bug do Thunar que se fecha ao se mover ou renomear um arquivo
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2016, 03:00 »
Vou tentar sim Sampayu, não tive nenhum problema de kernel panic meu PC não é uma máquina (digamos) bambam, mas é a que tenho no momento um:
Código: [Selecionar]
cretox14@cretox14-desktop:~$ inxi -G
Graphics:  Card: Intel Atom Processor D4xx/D5xx/N4xx/N5xx Integrated Graphics Controller
           X.Org: 1.18.3 drivers: intel (unloaded: fbdev,vesa) Resolution: 1280x800@59.8hz
           GLX Renderer: Mesa DRI Intel Pineview GLX Version: 1.4 Mesa 11.2.0
cretox14@cretox14-desktop:~$

Sou um user que apesar de ser "doméstico", sou adepto ao uso constante e quase exclusivo do terminal  console, nada que seja para desenvolvimento, apenas uma compilação ou outra, tentativa de conhecer o sistema, etc.

Enfim, sou um (caminhoneiro desempregado), que largou os estudos (Direito) e que se meteu a curioso no uso do Linux e lá se vai um pouco mais de 5 anos de uso ;)

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:[Dica] Corrija o bug do Thunar que se fecha ao se mover ou renomear um arquivo
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2016, 14:00 »
Vou tentar sim Sampayu, não tive nenhum problema de kernel panic meu PC não é uma máquina (digamos) bambam, mas é a que tenho no momento um:
Código: [Selecionar]
cretox14@cretox14-desktop:~$ inxi -G
Graphics:  Card: Intel Atom Processor D4xx/D5xx/N4xx/N5xx Integrated Graphics Controller
           X.Org: 1.18.3 drivers: intel (unloaded: fbdev,vesa) Resolution: 1280x800@59.8hz
           GLX Renderer: Mesa DRI Intel Pineview GLX Version: 1.4 Mesa 11.2.0
cretox14@cretox14-desktop:~$

Sou um user que apesar de ser "doméstico", sou adepto ao uso constante e quase exclusivo do terminal  console, nada que seja para desenvolvimento, apenas uma compilação ou outra, tentativa de conhecer o sistema, etc.

Enfim, sou um (caminhoneiro desempregado), que largou os estudos (Direito) e que se meteu a curioso no uso do Linux e lá se vai um pouco mais de 5 anos de uso ;)

T+

Bacana, continue assim (entusiasta do Linux). :D É um universo muito interessante. O Linux está longe de ser um sistema operacional "perfeito", mas tem uma robustez e nos fornece uma liberdade tal que não se compara com o Ruindows.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[Dica] Corrija o bug do Thunar que se fecha ao se mover ou renomear um arquivo
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2016, 18:49 »
Apenas para informação, nessa máquina tive o problema com o tunhar
Código: [Selecionar]
creto2@creto2-desktop:~$ inxi -FxZ
System:    Host: creto2-desktop Kernel: 4.4.0-47-generic x86_64 (64 bit gcc: 5.4.0)
           Desktop: Xfce 4.12.3 (Gtk 2.24.28) Distro: Ubuntu 16.04 xenial
Machine:   Mobo: ASRock model: AD525PV3
           Bios: American Megatrends v: P1.20 date: 04/01/2011
CPU:       Dual core Intel Atom D525 (-HT-MCP-) cache: 512 KB
           flags: (lm nx sse sse2 sse3 ssse3) bmips: 7180
           clock speeds: max: 1795 MHz 1: 1795 MHz 2: 1795 MHz 3: 1795 MHz
           4: 1795 MHz
Graphics:  Card: Intel Atom Processor D4xx/D5xx/N4xx/N5xx Integrated Graphics Controller
           bus-ID: 00:02.0
           Display Server: X.Org 1.18.4 drivers: intel (unloaded: fbdev,vesa)
           Resolution: 1280x800@59.81hz
           GLX Renderer: Mesa DRI Intel Pineview
           GLX Version: 1.4 Mesa 11.2.2 Direct Rendering: Yes
Audio:     Card-1 Intel NM10/ICH7 Family High Definition Audio Controller
           driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:1b.0
           Card-2 Sunplus driver: USB Audio usb-ID: 003-002
           Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.4.0-47-generic
Network:   Card: Qualcomm Atheros AR8151 v2.0 Gigabit Ethernet
           driver: atl1c v: 1.0.1.1-NAPI port: ec00 bus-ID: 01:00.0
           IF: enp1s0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full
           mac: bc:5f:f4:37:a1:56
Drives:    HDD Total Size: 240.1GB (18.0% used)
           ID-1: /dev/sda model: SAMSUNG_HD161GJ size: 160.0GB
           ID-2: /dev/sdb model: MAXTOR_STM380815 size: 80.0GB
Partition: ID-1: / size: 19G used: 5.6G (33%) fs: ext4 dev: /dev/sda6
           ID-2: /home size: 88G used: 31G (37%) fs: ext4 dev: /dev/sda8
           ID-3: swap-1 size: 4.00GB used: 0.00GB (0%) fs: swap dev: /dev/sda5
RAID:      No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
Sensors:   System Temperatures: cpu: 29.0C mobo: N/A
           Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
Info:      Processes: 202 Uptime: 5:42 Memory: 775.6/3942.2MB
           Init: systemd runlevel: 5 Gcc sys: 5.4.0
           Client: Shell (bash 4.3.461) inxi: 2.2.35
creto2@creto2-desktop:~$

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto