Autor Tópico: Como usar uma versão linux no pendrive ?  (Lida 4051 vezes)

Offline arcashaid

  • The immortal sloth
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Como usar uma versão linux no pendrive ?
« Online: 07 de Setembro de 2016, 20:58 »
Eu não queria só testar, eu queria que eu também pudesse instalar programas nele, tudo dentro de um pendrive, algum pode me ajudar em como fazer isso ? todo procedimento que achei mostra como fazer isso usando windows, mas eu so tenho linux aqui em casa
Em uma eterna busca ao horizonte

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Como usar uma versão linux no pendrive ?
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2016, 23:01 »
Olá,

Em primeiro lugar, se deseja instalar programas no pendrive, deve escolher um pendrive grande, de 64 gigas por exemplo. Esqueça pendrive de 8 gigas.

Existem duas formas de fazer isto.

Use o criador de pendrive, ou o unetbootin, ou yumi, ou outro qualquer que possua "persistent mode"
Pegue o pendrive de 64 gigas, separe 10 gigas para o Ubuntu e o restante para modo persistente.

Com isto será possível guardar suas modificações de modo persistente ("permanente")

O outro modo é formatar o pendrive em ext4 e instalar o Ubuntu no pendrive como se fosse num HD. Grave o GRUB na partição do pendrive e você terá um pendrive com Ubuntu completo.

Bons estudos, e não esqueça de pesquisar aqui no forum pelo assunto, já que existem vários tópicos ensinando a fazer das duas formas que citei.

Abraços

Offline lueneberg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 727
    • Ver perfil
    • BrasilLivre
Re:Como usar uma versão linux no pendrive ?
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2016, 23:31 »
Eu não queria só testar, eu queria que eu também pudesse instalar programas nele, tudo dentro de um pendrive, algum pode me ajudar em como fazer isso ? todo procedimento que achei mostra como fazer isso usando windows, mas eu so tenho linux aqui em casa

ola estou usando o linux instalado no pendrive, não uma criação de pendrive com modo persistente , é instalado mesmo como fosse em  um HD, faço o tudo em qualquer maquina, pelo mesmo as que testei (casa /trabalho), instalei  o xubuntu usando o virtualbox e um pendrive de 8 gigas , claro que um pendrive de 8 limita, mais o que preciso é o navegador e o rdesktop e radiotray, por isso que escolhi xubuntu, segui este tutorial:  https://goo.gl/mdDsN6




Offline lynxmedeiros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re:Como usar uma versão linux no pendrive ?
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2016, 19:08 »
Também tenho um Pendrive com Lubuntu para usar na Faculdade ou Trabalho.
Eu tenho um Pendrive persistente, usei o Unetbootin.
Consigo gravar meus arquivos no Pendrive,  e sempre levo comigo.
Machine Dell:OptiPlex 7010 / Intel Core i5@ 3.20GHz / 4 Gb Ram
Graphics: Card: Intel Xeon E3-1200 Core processor Graphics Controller
Linux User  #616349

Offline arcashaid

  • The immortal sloth
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 58
    • Ver perfil
Re:Como usar uma versão linux no pendrive ?
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2016, 21:42 »
fiz todo o processo com o Unetbootin usando o xubuntu, mas ainda ficou com as opções de testar o sistema, e mesmo tendo colocado 2gb como persistente assim que eu saia do sistema e entrava de novo tudo sumia !
Em uma eterna busca ao horizonte