Aproveitando, não sei se aqui mesmo é o melhor lugar, mas minha impressora hp p1005 não imprimi. O ubuntu instalou normalmente só que mando imprimir e não vai. Instalei uma outra hp aqui só que de rede, e imprimiu normalmente. Se não puder aproveitar esse tópico me desculpem, abrirei outro.
Impressoras HP geralmente funcionam muito bem no Linux.
Numa rápida vista me parece que esse modelo que você tem possui suporte pleno, não deveria estar ocorrendo problemas.
================
HP Linux Imaging and Printing
Print, Scan and Fax Drivers for Linux
Installation Wizard
You have selected Ubuntu 16.04 using the HP LaserJet p1005 Printer.
Ubuntu 16.04 supplies HPLIP 3.15.2 and it does support your printer.
As the version of HPLIP supplied with your operating system supports your printer, you may continue to use that version of HPLIP.
You may now optionally download the latest version of HPLIP to get access to new features and bug fixes.
================
Faça o download da última versão do HPLIP
http://hplipopensource.com/hplip-web/index.htmlVai baixar o arquivo:
hplip-3.16.9.run
E numa janela de terminal, no diretório onde foi baixado (geralmente na pasta Downloads), atribua permissão de execução ao arquivo baixado, o que pode ser feito clicando no botão direito do mouse Propriedades, aba Permissões, na parte inferior do quadro marque:
Permitir execução do arquivo como um programa.
Ou então numa janela de terminal, dentro do diretório em que foi baixado, faça (supondo que tenha sido baixo em Downloads):
cd ~/Downloads #esse comando o coloca dentro da pasta downloads
chmod u+x hplip-3.16.9.run #esse comando atribui permissão de execução ao arquivo
Agora execute o arquivo (observe que ele possui a extensão .run, é um binário de execução direta):
./hplip-3.16.9.run
[aí acima antes do nome é um . (ponto), barra inclinada para a direita e depois o nome do arquivo, é sempre assim para executar arquivos de extensão .run]
É necessário estar conectado à internet, pois se faltar alguma dependência o hplip irá baixar e instalar.
Aí é só ir seguindo as instruções (em inglês).
O HPLIP é algo muito, mas muito semelhante mesmo aos programas em Windows, é mais ou menos na base do Next, Next,..., sem maiores dificuldades, é só escolhe y para "auto installation" e e aqui e ali ir dando um [enter], não costuma dar problema.
Observe que há um ponto, logo no início, onde você precisa entrar com sua senha, que é a senha do sudo no sistema (a senha do login).
Se ainda assim não funcionar, então é melhor abrir um outro tópico com o específico problema, dado o princípio da especialidade, no qual um tópico deve cuidar apenas de um assunto, sem o que o Fórum vira uma bagunça, tudo misturado, dificultando a pesquisa e recuperação de informações.