Então, /rissate/,
Isso aí é um encrenca, ando "caçando" esse problema há tempos. :-(
É alguma característica própria das placas motherboards usadas pela Positivo (alguns modelos) que está interferindo e aparentemente relacionado à introdução do systemd (na versão 14.04 comum não ocorre), mas não consegui identificar mais exatamente o quê.
Não exatamente o mesmo quadro, porém usando o Ubuntu 16.04 padrão (=Unity) e sem a parada do login, isto é, configurado para fazer o autologin acontece exatamente isso, o sistema "apaga", "dorme", antes de completar o boot.
Se analisar o dmesg talvez encontre algo como:
PM: Preparing system for sleep (mem)
PM: Suspending system (mem)
Havia um caso anterior aqui no Fórum relacionado ao Xubuntu 16.04, relatado pelo /rtek1000/, não ficou muito claro o processo e a solução inicial, aparentemente vinha de um upgrade de versão e depois fez uma instalação limpa, o que acabou resolvendo, mas enfim, as causas e a exata solução não ficou bem demonstrada.
O tópico é esse:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120069.msg661954.html#msg661954Tempos depois, coisa de uns 3 meses, numa máquina idêntica descobri uma solução, que é acrescentar na cmdline do boot o parâmetro (está melhor explicado no tópico acima, post #11):
acpi_backlight=vendor
Passou a funcionar na imensa maioria das vezes (98%), entretanto, de vez em quando ainda falhava e "dorme" antes do boot.
De qualquer forma uma característica é que o tempo de boot nessa máquina é enorme, muito demorado mesmo, irritantemente demorado (apesar de ter um bom processador i5).
Transforme provisioriamente o boot para autologin (Configurações do sistema/Contas de usuáriois/Opções de início de sessão/Início automática de sessão) e faça aí o seguinte comando para identificar mais corretamente o tempo de subida do sistema:
systemd-analyze
Acabei encontrando uma outra solução que reduziu o tempo de boot e, assim, também ajudou na questão de começar a dormir durante o boot, isto é, depois disso não mais ocorreu e está relacionada a exagerada demorada na execução da verificação de atualizações durante o boot.
Funciona assim: há um pacote (daily.service) programado para fazer a verificação de atualizações tão logo ocorra o boot no sistema, o problema é que esse pacote não está finalizando, fica um enorme de um tempo procurando as atualizações, sem finalizar e ocasiona e demora e, imagino, isso possa estar induzindo o sistema a entrar no estado de suspender.
O que fiz foi desabilitar esssa função durante o boot (isso faz pouco tempo) e de lá para cá não ocorreu mais o problema, porém ainda não analisei isso mais a fundo.
sudo systemctl disable apt-daily.service
De qualquer forma é interessante que você verifique aí no seu sistema quanto está sendo realmente o tempo de execução do daily.service.
Evidentemente, como disse antes, tudo isso foi feito num Ubuntu 16.04 padrão (=Unity) e não no Mate, não tenha essa exata verificação quanto ao Mate, então é experimentar mesmo para ver se também se aplica.