Autor Tópico: Brilho da tela  (Lida 3741 vezes)

Offline valterzak

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Brilho da tela
« Online: 14 de Outubro de 2016, 15:03 »
Prezados... Boa tarde.
Tenho o mate 16.04.1 instalado em um notebook toshiba m645 i3 500g 4gb, e o ajuste do brilho da tela está invertido, ou seja, quando clico para diminuir o brilho ele aumenta. Ja pesquisei bastante, e fiz vários testes, mas nada até agora, no momento estou pesquisando drivers para ubuntu e até da bios, o mesmo ocorreu algumas vezes até mesmo no windows 7 se não me engano. No win 10 tá ok. Também já tentei outras distros, até mesmo o mint que parece vir com os drivers mais completos. Grato.

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re:Brilho da tela
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2016, 16:14 »
[...] e o ajuste do brilho da tela está invertido, ou seja, quando clico para diminuir o brilho ele aumenta.

Está invertido mas funciona ou apenas não funciona?

Isto é, você consegue ajustar o brilho como quer ou não?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline valterzak

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2016, 16:32 »
Consigo ajustar... ele vai gradualmente alterando o brilho, mas ao contrario, por exemplo se eu tiro a bateria, para economizar a energia ele geralmente diminui o brilho, no meu caso ele aumenta.

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2016, 16:52 »
Consigo ajustar... [...]

Então, /valterzak/,

Desculpe, mas acho que não consegui entender muito bem onde mais exatamente está o problema.

Se você consegue ajustar como quer, então qual é o problema?

O que talvez você possa fazer, ainda que como um paliativo, isto é, um quebra-galho enquanto não se encontra algo mais substancial, é predefinir um nível de brilho, fazer um pequeno script para isso, deixar no desktop e quando por isso ou por aquilo ocorrer alteração, clica no tal ícone e restabelece o nível de brilho ideal predefinido. Talvez funcione.

Como fazer?

Esse tópico, especialmente o post #5, talvez possa ajudar a construir isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115808.msg649984.html#msg649984

Naquele post apenas desconsidere a última linha (colocar no rc.local), pois não irá funcionar, então, se o caso, use mesmo os Aplicativos de Sessão, embora no seu caso talvez seja apenas deixar mesmo um ícone do script no desktop.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2016, 18:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br

Offline valterzak

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2016, 16:59 »
Ok. entendo... é queria deixar tudo liso... rodando como é pra ser, consigo manter o ajuste, mas não é como o padrão. Vou seguir o tutorial deixando uma intensidade média. Grato pela orientação. abs.

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2016, 17:16 »
Apenas complementando, dando uma olhada por aí vi alguém que também estava com problemas nessa questão de brilho num Toshiba, semelhante a que você relata, e diz que resolveu quando partiu para a versão 4.7 do kernel.

No caso dele o sistema possui uma gpu Radeon e quando introduziu o driver proprietário dela o problema voltou, mas enfim, na questão básica havia resolvido com o kernel 4.7.

Como o kernel 4.8 já está disponível, também é bastante fácil fazer (e desfazer) uma experiência com ele, acrescentando aí no seu sistema que está com o Mate 16.04.1. Se não ajudar em nada apenas remova o kernel novo e tudo volta a ser como antes, também bastante fácil.

Se tiver interesse em experimentar, veja o post #11 e #12 no tópico linkado abaixo.
O assunto lá é outro, porém o modo de instalar e desintalar o kernel é o mesmo [apenas para economizar dedo  :)  ]

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120836.0.html

« Última modificação: 14 de Outubro de 2016, 18:16 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br

Offline valterzak

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2016, 08:58 »
Então... instalei o kernel 4.8, e além de não resolver a questão do brilho , meio que bagunçou a parada... desativou a wireless e tals... desinstalei a 4.8 e voltei pra 4.4, também tentei instalar o Intel Graphics Update... mas não consegui concluir a operação.

Offline valterzak

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2016, 10:00 »
Quanto ao Intel Graphics Update tool, não consegui postar a imagem do print com os erros que retornaram... estou pesquisando como inserir aqui no fórum, logo que eu descubra posto as telas. Grato.