Autor Tópico: Decepção com o Edgy Elft !!  (Lida 21732 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Decepção com o Edgy Elft !!
« Online: 22 de Outubro de 2006, 16:51 »
Eu quero postar aqui que estou decepcionado com a nova versão do Ubuntu: Edgy Elft.
Instalei a versão RC aqui e  tem uma série de coisas que não funcionam direito.

O que eu notei até agora:

1) O pppoeconf não funciona como funcionava no Dapper Drake, embora eu tenha conseguido contornar. Um absurdo esse problema persistir desde os Knots 1 2 3 e ninguém ter dado importância de concertá-lo para o RC. Todos usuários de pppoe na mão. Estamos a poucos dias do lançamento e um erro desse tipo não pode existir mais a essa altura.

2) O Alacarte. Com todo o respeito, o novo alacarte ficou muito pior do que o antigo em termos de "facilidade de manipular". E não funciona mais: eu tenho tentado tirar algumas entradas do menu aplicações e não consigo porque "não desmarca" a entrada no alacarte. Já tentei "sudo" e nada muda. O menu agora vai ser "não-editável". Além disso, colocaram o Alacarte na parte "Preferências", e quem disse que eu conseguia achar quando procurei pela primeira vez. Agente se acostuma com algo e eles mudam. Aff, está aí outro erro absurdo na nova versão.

3) Tentei colocar o gdesklets para iniciar automaticamente na parte "Sessões" e não dá. Eu adiciono e ele desaparece! Não tem jeito, já tentei de tudo que sou capaz. Outro erro inaceitável a essa altura.

4) O Firefox todo mudado na parte de configurações.

Eu sei que essa versão é apenas um Release Candidate, ou seja, querendo ou não isso é um pré-release. Mas assim, considerando que estamos próximo do lançamento da versão final, alguns bugs gravíssimos ainda persistem. E muitas mudanças foram feitas para pior: o alacarte ficou mais difícil de mexer e foi "deslocado" no menu, o firefox embora tenha ficado melhor, não mostra as opções de configuração de forma fácil como antes, configurar pppoe é um sufoco, e ninguém mais pode setar os programas iniciais da sua sessão.

Aff, sinceramente eu ME ARREPENDI de ter formatado meu lindo Dapper para ter colocado esse Release Candidate que mais parece um Alfa !
Se a versão final tiver assim eu sinceramente voltarei a usar o Dapper !


Quem está usando o Edgy Elft, quais são as usas impressões?
Tem tido os mesmos problemas?
Como coseguiu contorná-los?
« Última modificação: 22 de Outubro de 2006, 17:02 por carlosfrancoba »

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2006, 18:53 »
Aloha,


1) Quanto ao pppoeconf ele já foi corrigido. Está aguardando apenas o upload nos repositórios e deve estar corrigido no lançamento final do Edgy no dia 26.

2) Sobre o Alacarte, não vi dificuldades. E a nova localização dele é mais condizente com a funcionalidade dele.

3) Você relatou isso como erro ? Por favor relate e coloque aqui o ID do bug para que acompanhemos (e façamos a cobrança) que seja corrigido até o dia 26.

4) Isso é uma questão de desenvolvimento do Firefox. Mas espera-se que um software com o passar do tempo sofra modificações e melhorias, não ? Principalmente quando o primeiro dígito da versão muda, como da 15.* do Dapper para 2.* do Edgy, o que geralmente significa grandes mudanças.

A qualidade das versões do Ubuntu dependem de pessoas que o testem e relatem os erros. Suas queixas são elucidativas e com certeza irão incomodar outras pessoas. Mas para que isso seja melhorado é importante que você relate tudo. Eu sugiro a leitura do seguinte post no Planeta:

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/1139

Espero que você dê uma nova chance ao Edgy e que nos ajude a melhorá-lo.

Abraços,

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2006, 19:11 »
Tenho de discordar completamente de vc. Essa versão esta mto mais rápida, com o boot melhorado, e vc ainda tem de levar em consideração que ela só teve 4 meses!!! desenvolvimento ao contrário das outras versões que tem normalmente 6 meses. E o que o Kurt disse concordo plenamente.
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline Peter Parker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • O destino é inexorável.
    • Ver perfil
    • Kernel Panic!
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2006, 20:16 »
Isso é comum em versões não-finais... relaxa que isso com certeza vai ser corrigido...

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2006, 21:03 »
ainda bem que nao tenho compaixão por sistemas em fase de desenvolvimento.
Sempre espero a release final.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2006, 13:01 »
O pppoeconf já foi corrigido no Kubuntu e Xubuntu 6.10. Não sei o que estão esperando quanto ao Ubuntu.

O Menu Alacarte (rebatizado de Layout do Menu) aqui funciona bem.

Bom o Firefox tem que reclamar para a fundação Mozilla quanto as configurações internas dele. Ele ainda está instável em alguns sites, assim como o Nautilus. Estou usando o Flash 9 no Firefox, o que ajuda ainda mais a sua instabilidade. No mais, para mim está melhor que o Dapper. A única coisa que faltava fazer funcionar para que eu pudesse migrar era o LimeWire/FrostWire, mas agora já consertei!  ;D


Esse final de semana eu mudo o sistema de mala e cuia!  Ainda mais que consegui convencer minha esposa a mudar do KDE para Gnome, agora só vai ter Gnome no meu PC, vai ficar ainda mais rápido!  ;D
« Última modificação: 23 de Outubro de 2006, 13:02 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2006, 13:32 »
Não estou gostando da experiência com a versão 6.10 do Ubuntu. No que tange as poucas mudanças no ambiente gráfico, não há nada que tenha me agradado. E o sistema não ficou rápido em comparação as versões anteriores, ao menos na utilização cotidiana de suas ferramentas.

A única coisa que pode agradar ao público-usuário do Ubuntu é a atualização do Gnome e ferramentas. Além da melhoria no conteúdo dos repositórios oficiais da distribuição, agora temos mais programas disponíveis para nossas aplicações.

Offline Locomotion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
    • MPBista Rádio
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2006, 14:44 »
ainda bem que nao tenho compaixão por sistemas em fase de desenvolvimento.
Sempre espero a release final.

eu também
acho despercidio de CD :O

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2006, 19:00 »
É assim mesmo, compreendo que a versão RC ainda não é o a versão final, mas ratifico o que disse no tópico e acho que fiz foi perder um cd-r com esse sistema beta, um erro que eu nunca mais cometerei.
Instalei o kurumin 6.1 e estou esperando o ubuntu 6.10 versão final.
Gostaria de aproveitar o gancho para dizer que, na minha opinião, cada versão do Ubuntu deveria ter pelo menos 1 ano de desenvolvimento e somente ser lançado quando estivesse bastante estável, com uma grande quantidade de mudanças feitas.
Porque lançar um sistema operacional com quatro meses de desenvolvimento é uma farsa.
Seis meses também é muito pouco. O que vocês acham?

OBS.: Não estou desqualificando o Ubuntu. Ainda acho que ele seja a melhor distro que existe! Mas a pressa é inimiga da perfeição.

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2006, 20:14 »
O nome Eft significa salamandra e Edgy vem de 'bleeding edge', tecnologia de ponta, vanguarda, futurista.

Em grande parte o Edgy tem modificações 'debaixo do capô', novidades que o usuário nao vê ou percebe. Diferentemente da versão posterior ao Edgy, que objetivamente terá modificações visíveis ao usuário, com foco no visual, efeito 3D. Declaradamene uma versão 'fresca' e 'metrossexual'.

Mas as modificações debaixo do capô exigiram certos saltos de desenvolvimento, a quebra com certos modelos e padrões anteriores para preparar terreno para as próximas versões. Condizente com o nome 'salamandra', o anfíbio símbolo da conquista do meio terrestre que dá seus passes da água para as margens mais rochosas e mais secas.

Isso foi feito a algum custo sim. O de estabilidade. De início do Edgy não será estável como o Dapper e por isso as duas versões coexistem. Se você não pode abrir mão da estabilidade, fique com o Dapper. Se você quer experimentar novidades, venha para o Edgy. Mas com o passar do tempo o Edgy irá sim atingir 'o nível Dapper de qualidade'.

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2006, 20:20 »
Citar
Mas as modificações debaixo do capô exigiram certos saltos de desenvolvimento, a quebra com certos modelos e padrões anteriores para preparar terreno para as próximas versões. Condizente com o nome 'salamandra', o anfíbio símbolo da conquista do meio terrestre que dá seus passes da água para as margens mais rochosas e mais secas.

Isso foi feito a algum custo sim. O de estabilidade. De início do Edgy não será estável como o Dapper e por isso as duas versões coexistem. Se você não pode abrir mão da estabilidade, fique com o Dapper. Se você quer experimentar novidades, venha para o Edgy. Mas com o passar do tempo o Edgy irá sim atingir 'o nível Dapper de qualidade'.

nossa, você está me assustando :-X
o edgy é tão lento assim como falam ?
ainda vou poder usar o meu pppoeconf ?

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2006, 20:28 »
Achismo por achismo, acho Edgy mais rápido.

Onde ele é rápido e não é por achismo e sim por modificações é durante o processo de boot e principalmente no desligamento.

E sim, o problema do pppoeconf já foi corrigido.

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2006, 20:31 »
nossa, você está me assustando :-X
o edgy é tão lento assim como falam ?
ainda vou poder usar o meu pppoeconf ?
Ele não deve ser lento. O problema é que a versão RC nunca é 100% confiável e houve 3 no 6.10.

Como o KurtKraut disse, se você precisa de estabilidade, não instale a atualização agora. Sugiro aguardar até o final do ano, quando já deverá haver um monte de correções e atualizações.

Se você estiver satisfeito com a estabilidade do 6.06, pode ficar com ele por mais algum tempo, talvez esperando o 7.04 ou ainda o 7.10, caso não tenha gostado do nome do 7.04  ;D.

Offline Curioso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Curioso de nascença...
    • Ver perfil
    • BLOG:
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #13 Online: 24 de Outubro de 2006, 10:08 »
esquenta não fiiio

o Galactus é o cara tester do Ubuntu pra gente, né não??  ;D ;D ;D

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Re: Decepção com o Edgy Elft !!
« Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2006, 20:44 »
Me desculpem mas ESTABILIDADE não é um acessório.
Seria a mesma coisa dizer que o freio do novo modelo de carro X falha às vezes mas é um carro muito melhor, muito mais bonito.
Já usei diversos sistemas, tanto win quanto linux e sei que não existe sistema 100% estável. Isso é um sonho, uma utopia.

Mas por favor não consigo ler que "tudo bem, o edgy não é estável, mas é bonito".

Estabilidade deve ser uma requisito a ser perseguido incansávelmente por todas as distros.

A minha opinião sobre o Edgy, de tudo que li até agora é que, se você quer estabilidade, fique com o Dapper.
Foram 8 meses de desenvolvimento, mais 4 meses de correções, fazendo jus ao posto de LTS (Long Term Suport).

Posso estar errado, mas classifico o Edgy mais como uma versão beta da versão 7.04 do que uma versão acabada.

Como disse espero estar errado e mudar de opinião amanhã, mas vou esperar mais um pouco pra baixar o Edgy.

"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)