Autor Tópico: Conexão Wireless parou de funcionar (Macbook Pro 7,1 / Ubuntu 16.04)[RESOLVIDO]  (Lida 11525 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Conexão Wireless parou de funcionar [Macbook Pro 7,1 / Ubuntu 16.04 LTS]
« Resposta #15 Online: 16 de Novembro de 2016, 08:36 »
Não, deixa quieto. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless parou de funcionar [Macbook Pro 7,1 / Ubuntu 16.04 LTS]
« Resposta #16 Online: 16 de Novembro de 2016, 12:38 »
Não, deixa quieto. ;)

Valeu, zekkerj! A gente se vê por aqui.

Um abraço!
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Conexão Wireless parou de funcionar [Macbook Pro 7,1 / Ubuntu 16.04 LTS]
« Resposta #17 Online: 16 de Novembro de 2016, 14:12 »
Sim, deixe quieto, porém não esqueça de depois de estar com tudo 100% funcionando na sua rede (como parece que conseguiu)  de rodar o:

Código: [Selecionar]
sudo apt update ; sudo apt list --upgradable
dar uma olhada nunca fará mal nessa lista e:

Código: [Selecionar]
sudo apt full-upgrade
E seja feliz com seu Ubuntu e (uau) seu macbook ;)

T+
« Última modificação: 16 de Novembro de 2016, 14:13 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless parou de funcionar [Macbook Pro 7,1 / Ubuntu 16.04 LTS]
« Resposta #18 Online: 16 de Novembro de 2016, 20:00 »
Sim, deixe quieto, porém não esqueça de depois de estar com tudo 100% funcionando na sua rede (como parece que conseguiu)  de rodar o:

Código: [Selecionar]
sudo apt update ; sudo apt list --upgradable
dar uma olhada nunca fará mal nessa lista e:

Código: [Selecionar]
sudo apt full-upgrade
E seja feliz com seu Ubuntu e (uau) seu macbook ;)

T+

Fala creto, tudo bem? Por coincidência ou não, eu já tinha ficado encucado com as faltas que eram mostradas nos procedimentos que eu realizei com a ajuda do zekkerj (afinal, 230 atualizações pendentes não são pouca coisa) e já corri atrás disso. Cheguei nestes mesmos comandos que você sugeriu, claro, sem tanta elegância.  :P

Está tudo atualizado aqui e funcionando dentro da espectativa. Mas obrigado pela sugestão.

Meu maczinho é velho de guerra.  8)
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless parou de funcionar (Macbook Pro 7,1 / Ubuntu 16.04)[RESOLVIDO]
« Resposta #19 Online: 21 de Novembro de 2016, 21:29 »
E lá vamos nós...

Peço desculpas se estiver equivocado ao reabrir o tópico (especialmente após tê-lo marcado como resolvido), mas acho que não faria sentido repetir o assunto em uma nova thread.

O problema com minha placa wireless voltou já tem algum tempo. Estive pesquisando esses dias sobre o assunto, tanto pra aprender como funciona, quanto pra poder transmitir melhor o problema.
Vamos ao problema.

Da outra vez em que encerrei o tópico, havia reiniciado a maquina e tudo estava ok. Fiquei um tempo sem reiniciar novamente, mas quando o fiz, logo reparei que as redes WiFi não haviam sido detectadas. Ou seja, mesmo problema.

O amigo zekkerj me instruiu pacientemente quanto à instalação do firmware-b43-installer pra esta placa, mas eu encontrei documentação que explica: neste caso específico da minha placa, o pacote correto é mesmo o bcmwl-kernel-source. Desinstalei e reinstalei o pacote inúmeras vezes afim de tentar detectar alguma melhora. Na maioria das vezes, o WiFi passa a funcionar, mas só até o próximo reboot. E enfim, como já realizei diversos procedimentos aqui pra tentar resolver o problema (inclusive tentei o Wicd no lugar do network-manager), não tenho como detalhar com precisão o que já foi feito. Dito isto, há alguma forma de se restaurar a instalação inicial dos drivers e/ou verificar quais são os conflitos que possivelmente podem estar acontecendo?

Cheguei a tentar instalar o driver disponibilizado pela própria Broadcom, mas não obtive sucesso.

Sobre o driver correto:

Citar
$ lspci -nn -d 14e4:
02:00.0 Network controller [0280]: Broadcom Limited BCM4322 802.11a/b/g/n Wireless LAN Controller [14e4:432b] (rev 01)
Fonte: BROADCOM WIRELESS TABLE (Updated November 8, 2016) http://askubuntu.com/questions/55868/installing-broadcom-wireless-drivers/60395#60395
Como pode ser visto no link acima, o caso da minha 14e4:432b (rev 01) se encaixa no que chamam de "Special Case #1": Uses bcma and brcmsmac driver combination. Required firmware is installed by default in the package linux-firmware.

Pois bem, já verifiquei que o módulo wl está ativo (através do comando $ lsmod | grep wl, já executei modprobe -r e o -v também. E mais, notei que no /etc/modprobe.d/, há, além da blacklist.conf, um arquivo blacklist-bcm43.conf, o qual reproduzo na íntegra a seguir:
Citar
# Warning: This file is autogenerated by bcmwl. All changes to this file will be lost.
blacklist b43
blacklist b43legacy
blacklist ssb
blacklist bcm43xx
blacklist brcm80211
blacklist brcmfmac
blacklist brcmsmac
blacklist bcma

Além disso, no blacklist.conf, constam as seguintes linhas:
Citar
# replaced by b43 and ssb.
#blacklist bcm43xx
(...)
blacklist b43
blacklist ssb

Dessas, a única em que alterei algo editando o arquivo mesmo foi a primeira #blacklist bcm43xx, ou seja, as outras duas devem ter sido geradas por comandos que executei seguindo tutoriais.
Existe a possibilidade de estar havendo conflito entre os dois arquivos, especificamente nas linhas que trazem o bcm43?
Será que o comentário feito no blacklist.conf nesta linha anula algo do blacklist-bcm43.conf?

Seguem mais informações.
Citar
$ ifconfig -a
enp3s0    Link encap:Ethernet  Endereço de HW 58:b0:35:ef:6d:66 
          inet end.: 192.168.1.103  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::51e9:8434:6d17:e6b0/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:4104 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:3736 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:1344820 (1.3 MB) TX bytes:525079 (525.0 KB)
          IRQ:20

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:65536  Métrica:1
          pacotes RX:1349 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:1349 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1
          RX bytes:118855 (118.8 KB) TX bytes:118855 (118.8 KB)

wlp2s0    Link encap:Ethernet  Endereço de HW f8:1e:df:ec:b2:53 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:2426
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          IRQ:21


Novamente, desculpem se não for certo "reabrir" o tópico. Estou prestes a começar um processo de instalação de um SSD no meu computador (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121042.0.html)e queria ter tudo rodando direito antes de prosseguir.
Agradeço de antemão pela paciência.



Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless parou de funcionar (Macbook Pro 7,1 / Ubuntu 16.04)[RESOLVIDO]
« Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2016, 18:41 »
Bom, mais uma vez eu precisei formatar o computador. Creio que ao trocar o Network Manager pelo Wicd, algo deu errado e, de repente, eu não conseguia mais acessar sites https em meu Macbook com o Ubuntu (inclusive o fórum).

Enfim, menor dos problemas. Formatar é tranquilo. Aproveitei pra reinstalar sem o LVM, que poderia me ocasionar problemas futuros na hora de instalar o SSD. Mas, novamente, a placa de rede wireless se encontra problemática e, agora, sequer consegui visualizar qualquer rede, mesmo estando literalmente do lado do roteador, emitindo sinal em canais considerados certos (testes nos canais 6 e 11).

Ao menos aprendi algo novo sobre a placa em questão e já aproveito para corrigir o post que fiz ontem, reabrindo o tópico.
Relendo o link disponibilizado onde consta a tabela de drivers para os modelos da broadcom, me atentei ao fato de que para o Ubuntu 16.04, o driver correto para o meu modelo (14e4:432b) é mesmo o bcmwl, e ele não está dentre os "Special Cases #1". Certo.

Executei a instalação do mesmo através de Configurações de Sistema > Drivers adicionais, mas não obtive êxito. Desinstalei e reinstalei pelo apt, e nada. Também verifiquei as blacklists e tanto b43, quanto bcm43xx já estavam citadas. Aproveitei pra incluir o ndiswrapper, conforme encontrei em um artigo online. Além de existir também o blacklist-bcm43.conf, onde constam:
Citar
blacklist b43
blacklist b43legacy
blacklist ssb
blacklist bcm43xx
blacklist brcm80211
blacklist brcmfmac
blacklist brcmsmac
blacklist bcma

Também tentei trocar o bcmwl pelo b43, mas a única mudança mesmo foi que o nome do dispositivo em ifconfig -a deixou de ser wlp2s0, para ser wlan0. Nenhum dos dois apresentou scan com resultado no $ iwlist DEVICE scan.

Li sobre a instalação manual de drivers da Broadcom, mas parece que estes são para sistemas onde o kernel é 3.0, o que não é o meu caso.
rfkill também está instalado e rfkill unblock all ou wifi não funcionam.

Não me resta muito mais a tentar. Li um comentário de um camarada que está utilizando um wifi usb com o Macbook dele, mas o mesmo não me é interessante porque eu já uso uma porta continuamente. Se precisar eliminar a outra, ou ficar andando por aí com um hub, não faz o menor sentido ter um notebook por ser prático.
A pulga atrás da orelha que me resta é a seguinte: por padrão, a Apple desabilita o acesso ao menu EFI nos Macbooks deste modelo, tornando tal gerenciamente praticamente impossível. Mas eu tenho o palpite de que, da mesma forma que vários usuários relataram a solução do problema ser justamente o dispositivo wireless desligado no notebook deles, o meu deve estar, de alguma forma, em conflito. Não tenho botão de wifi on ou off, mas acho que no EFI eu conseguiria sanar essa dúvida.

Acho que este meu problema vai ficar sem solução. E meu computador, em casa. Onde tenho cabos pra poder usá-lo. Uma tristeza.  :'(
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Conexão Wireless parou de funcionar (Macbook Pro 7,1 / Ubuntu 16.04)[RESOLVIDO]
« Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2016, 19:08 »
Há algum tempo eu usava um Dell Latitude 5500, um dia a placa wifi dele decidiu pedir as contas.
Meu filho me emprestou um adaptador USB TP-Link TL-WN722 e eu usei o notebook por mais um ano, sem qualquer tipo de aborrecimento. Quem sabe não é uma solução melhor do que prender seu "passarinho" no chão, com cabos?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless parou de funcionar (Macbook Pro 7,1 / Ubuntu 16.04)[RESOLVIDO]
« Resposta #22 Online: 22 de Novembro de 2016, 19:41 »
Irei considerar sua sugestão, zekkerj. Mas como disse, essa se torna uma opção não muito prática pra mim. Só tenho duas portas usb e ficar carregando um hub é meio chato.

Obrigado pela resposta e pela ajuda que me deu nesse tópico todo, amigo.
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Conexão Wireless parou de funcionar (Macbook Pro 7,1 / Ubuntu 16.04)[RESOLVIDO]
« Resposta #23 Online: 23 de Novembro de 2016, 15:06 »
Criei coragem hoje e comprei um adaptador USB da D-Link. Mas agora o problema é outro, não consigo instalar o driver pro mesmo.
Vou abrir outro tópico pedindo ajuda.
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]