Autor Tópico: Resolvido Troca de IP servidor Samba-PDC  (Lida 5783 vezes)

Offline semperfy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Resolvido Troca de IP servidor Samba-PDC
« Online: 19 de Dezembro de 2016, 10:40 »
Olá galera, tenho um servidor com ubuntu 15-04 que está com Samba-PDC, já faz 1 ano q estava rodando perfeitamente, eu tinha 280 hosts, utilizava uma única faixa de rede, pois uns 50 hosts +- trabalhavam depois de roteadores, então só precisava de 1 ip na msm faixa do servidor para inserir no domínio, depois retirava e o pc recebia dhcp do roteador, pois bem, precisei adicionar +100 computadores a minha rede, e precisavam trabalhar na msm faixa, tudo foi reestruturado, então comecei a trabalhar com sub-redes, alterei os ips, desde hosts até os servidores, e os roteadores foram removidos, estava tudo ok, pois os pcs que já estavam no domínio, só alterei o ip, e ele logou normalmente, carregando scripts e tudo mais, sem problemas, mas hoje precisei ingressar os novos computadores ao domínio, e pra minha surpresa, não funciona, ele não encontra o servidor ( ou pelo menos parece n encontrar, coloquei na mesma faixa, na faixa de uma sub, mas não funciona, consigo mapear qualquer pasta do servidor, rodar script com conta de qualquer usuário, mesmo nestes computadores q não estão no domínio, mas pra ingressar no domínio, n ingressa, n sei se consegui ser claro, já tentei algumas alternativas que encontrei na internet, como excluir os arquivos browse.dat e o wins.dat, mas infelizmente n funcionou. Preciso muito de uma ajuda pra n ter q reinstalar outro servidor e colocar tds os outros computadores q já estão no dominio.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2016, 14:49 por semperfy »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2016, 11:54 »
Nessa quantidade de máquinas, você teria muitas vantagens de segmentar sua rede com VLANs. Considere comprar um switch gerenciável (ou mais) e implementar isso.
As VLANs no(s) switch(es) gerenciavel(s) eliminaria a necessidade dos roteadores, e você poderia até manter as várias faixas de IP em uso.

O ingresso no domínio depende de que a estação de trabalho consiga localizar o DC via DNS. Para isso, é preciso que o teu servidor DNS esteja configurado para fornecer algumas informações, por isso numa rede com Windows Server, o servidor DNS tem que ser o próprio PDC.

Provavelmente na sua reconfiguração, você colocou o servidor DNS pra ser distribuído via DHCP pelo roteador, e nesse caso o roteador normalmente também se oferece como servidor DNS.

Minha sugestão, vá na configuração de IP das estações, modifique para em vez de pegar o DNS automaticamente, usar o endereço do seu PDC. Deixe o resto da configuração automática, deve resolver.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline semperfy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2016, 12:02 »
Ola zekkerj, então, não tenho servidor DNS, e não tenho mais nenhum roteador na rede, os hosts estão todos setados manual, já tentei colocar no dns o ip do PDC, e tbm não funcionou, já fiz o teste de voltar ao ip anterior, apenas o servidor e 1 host, e ele ingressou no dominio perfeitamente, apenas quando altero pra qualquer outro ip ele n encontra o servidor para ingressar.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2016, 12:41 »
Como você fazia as máquinas acharem o PDC, antes da mudança?

Quanto a não ter roteador, com certeza vc ainda tem um, ou não teria mais internet nessas máquinas.
Quem é o seu servidor DHCP atual?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2016, 16:06 »
Qual a faixa de rede utilizada?

A rede aumentou? Aumentasse a máscara de rede pra redimensionar a nova rede.

Veja o exemplo abaixo:
Network:Netmask:HostMin:HostMax:Broadcast:Hosts/Net:
192.168.0.0/24255.255.255.0 = 24192.168.0.1192.168.0.254192.168.0.255254
192.168.0.0/23255.255.254.0 = 23192.168.0.1192.168.1.254192.168.1.255510
192.168.0.0/22255.255.252.0 = 22192.168.0.1192.168.3.254192.168.3.2551022

a REDE indicada pro seu caso seria a /23 que suporta até 510 hosts. Vc só teria que mudar a máscara de rede no seu servidor dhcp. Uma rede como a sua tem que ter um servidor DHCP. Vc não pode ficar fazendo isso no manual.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline semperfy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2016, 11:48 »
Sim zekkerj, tenho roteador, mas está com dhcp desativado, todos os hosts estão setados manualmente, após a primeira configuração do samba apenas acrescentava as 2 chaves de registro no win7 e ao inserir no dominio, apenas colocava o nome do dominio definido no smb.conf e ele pedia autorização, e mais nada, agora até pede autorização, mas em seguida vem a mensagem q o dominio n existe. E selvaking, sim, estou utilizando /23 aki, mas é um hospital, prevemos alguns pontos de rede antes msm de instalar uma estação, o que acontecia é q muitos residentes traziam notebooks e plugavam no rede para navegar, o que pediram para bloquear, e isso foi a muito tempo, desde então trabalhos sempre setado manual, salvo os casos em q tinhamos certeza que n tinha ponto de rede, e o setor era suprido por um roteador com dhcp ativo, mas nessa nova mudança decidimos retirar tds roteadores.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2016, 11:50 »
100 Hosts, setados manualmente? Você deve se odiar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline semperfy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2016, 14:16 »
kkkkkkkkkk, na verdade são 380 hosts, n 100, com a mudança tive q repassar em tds alterando, sem falar os outros equipamentos(catracas, relogios de ponto, equipamentos do laboratorio), e as impressoras (uma media de 2 por setor).

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2016, 16:49 »
Cara, vc tem um servidor Ubuntu, configure um servidor DHCP nele. É muito fácil, só instalar e seguir algum tutorial.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2016, 10:21 »
Instala um servidor pfsense. Ele vai controlar sua rede. Ele é fácil de gerenciar. É intuitivo. Nele vc coloca um Server DHCP rodando e controla a entrada das máquinas na rede pelo endereço MAC das placas de rede.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline semperfy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2016, 13:37 »
Bom galera, vlw pelas dicas, mas, infelizmente n posso trabalhar com DHCP na minha rede, questão de segurança, organização e outros fatores, já configurei um outro samba-pdc em um VM já setando com o ip na faixa
q estou utilizando, e, realmente o problema foi a troca de ip, pois os hosts ingressaram sem problema neste novo dominio, formatar o servidor e reinstalar do zero, lançando tds neste novo, obrigado a tds.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2016, 14:11 »
Não há justificativa de segurança pra não usar DHCP. É puro masoquismo ou falta de vontade (tempo ou o que seja) pra aprender a usar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline semperfy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2016, 14:47 »
n amigo, felizmente sei configurar, como já utilizei DHCP em minha rede, porém, 930 funcionarios, fora estagiarios, medicos, residentes, alunos, tive muita dor de cabeça, falta de vontade é procurar a solução mais facil ao invés de tentar corrigir um erro q poderia ajudar outras pessoas, nas minhas pesquisas por essa solução vi q n sou o unico q sofreu com essa alteração, e, pelo q vi, tds sem solução, mas como falei, vlw a ajuda.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Resolvido Troca de IP servidor Samba-PDC
« Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2016, 10:16 »
O intuito aqui é sempre ajudar, semperfy!

Se vc prefere configurar máquina por máquina em vez de usar um servidor dhcp pra fazer isso. É uma escolha sua. Mais trabalho pra vc. Mas a segurança e a organização não são afetadas por você usar um server dhcp.

Vc conhece o pfsense?
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049