Autor Tópico: Acessar Partição LVM2 pv no Ubuntu (erro grub com windows 7)  (Lida 3628 vezes)

Offline casbata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Acessar Partição LVM2 pv no Ubuntu (erro grub com windows 7)
« Online: 14 de MAR?O de 2018, 16:26 »
Boa Tarde,


Estou com meu notebook inoperante devido a um erro do grub (ou do operador), pois bem, tinha o w7 e Ubuntu 17 em dual boot, entretanto, apos, algumas busca nos foruns fiz alguns procedimento e consegui acessar o w7. Mas, todos aquivos estão na partição do ubuntu, pelo menos é isso q mostra o print q conseguiu do HD via live cd segue as informações  >>
partição-  /dev/sda1-
 sistema de arquivo- lvm2 pv-
ponto de montagem -  ubuntu -vg-
tamanho-  931,51gb-
usado-  931,32 gb-
livre-  196 mb-
flags-  lvm

Como posso acessar essa partição e recuperar os arquivos, caso ainda tenha algo a ser recuperado?

Desde já obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Acessar Partição LVM2 pv no Ubuntu (erro grub com windows 7)
« Resposta #1 Online: 17 de MAR?O de 2018, 12:35 »
Disponibilize essa partição numa máquina Ubuntu, depois descubra o nome do grupo LVM2:

sudo vgdisplay

Procure pelo nome do volume group na saída do comando acima, depois use-o no comando abaixo:

sudo vgchange -a y <nome do vg>

A saída deve ser "1 volume lógico ativo". Você em seguida usa o comando abaixo pra saber o nome do volume lógico:

sudo lvdisplay

(Estamos quase lá.)

Monte o volume lógico num ponto de montagem e acesse seus arquivos:

sudo mount /dev/<nome do vg>/<nome do volume lógico> /mnt

Verifique se os arquivos estão disponíveis a partir de "/mnt". Provavelmente você vai precisar acessá-las como root, já que os nomes de usuário antigos não vão estar disponíveis.


Enviado do meu smartphone
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline casbata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Acessar Partição LVM2 pv no Ubuntu (erro grub com windows 7)
« Resposta #2 Online: 24 de MAR?O de 2018, 10:48 »
Bom Dia,

Fiz o procedimento que vc sugeriu entretanto obtive a seguinte mensagem no terminal>>  root@ubuntu:/home/ubuntu# mount /dev/ubuntu-vg/root /mnt
mount: /mnt: wrong fs type, bad option, bad superblock on /dev/mapper/ubuntu--vg-root, missing codepage or helper program, or other error.

As pastas para acessar os arquivos foram criadas no diretorio (mnt ) entretanto estão vazias.

O que fazer agora...

Obrigado,