Pode ainda experimentar instalar num sistema originalmente Ubuntu 14.04.5, portanto, com kernel original da série 4, nele instalar o kernel 4.8 e até mesmo o kernel 4.9.
Também pode ser feito num sistema Ubuntu 14.04 que originalmente possuia kernel da série 3, porém precisa antes configurar essa mudança.
Como dito acima, isso só dá certo se instalado num Ubuntu 14.04.5 original, isto é, instalado a partir de um arquivo iso 14.04.5.
Não vai funcionar se a instalação original for ainda do kernel da série 3, a menos que nela se faça um ajuste de configuração.
Explicando melhor: a instalação original do Ubuntu 14.04 tem em si kernel da série 3 e, por conseguinte, o servidor X adequado a esse kernel.
Quem tenha feito uma instalação seja migrando da versão 12.04.0 ou 12.04.1 ou ainda originalmente a partir dos releases 14.04.0 e 14.04.1, o sistema é mantido sempre na série 3 de kernel, não evolui para a série 4.
Nesse arranjo **não** pode ser instalado à seco kernel da série 4, porque é também necessário adequar o X, não basta apenas trocar o kernel.
Quem tenha feito a instalação usando o iso de release 14.04.2 e seguintes a instalação por default irá evoluir para o kernel da série 4, embora isso num determinado momento das atualizações seja pergunta e se possa optar por evoluir ou não.
Então temos o seguinte quadro:
1) se seu sistema Ubuntu 14.04 é originalmente com kernel da série 3, configure-o para que evolua para a série 4 de kernel, o que significa também incorporar o servidor X correspondente.
Para um sistema desktop comum é necessário fazer:
sudo apt-get install --install-recommends linux-generic-lts-xenial xserver-xorg-core-lts-xenial xserver-xorg-lts-xenial xserver-xorg-video-all-lts-xenial xserver-xorg-input-all-lts-xenial libwayland-egl1-mesa-lts-xenial
(observe que a linha acima é única e enorme, cuidado com quebras de formatação)
2) se seu sistema Ubuntu 14.04 foi instalado a partir dos releases 14.04.2 e seguintes e ocorreu a opção pela evolução então já está com kernel da série 4, entretanto, se não foi feita a opção e ainda estiver por padrão com kernel da série 3, então igualmente é necessário adequar;
3) se seu sistema Ubuntu 14.04 foi instalado originalmente a partir do release 14.04.5 (o mais atual no momento), então ele já é por default instalado com o kernel da série 4.
Teste essa situação fazendo:
hwe-support-status --verbose
Uma vez assegurado que a opção de evolução de kernel está presente, e por conseguinte todo o servidor X e correlatos evoluíram, então é possível instalar o kernel 4.8 e até mesmo o kernel 4.9