Autor Tópico: Notebook desliga (ou suspende, hiberna...) ao dar boot pelo DVD  (Lida 4260 vezes)

Offline rogeriocal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Notebook desliga (ou suspende, hiberna...) ao dar boot pelo DVD
« Online: 14 de Janeiro de 2017, 15:00 »
Fui instalar o Ubuntu em um notebook com Windows 10, mas ele nem sequer consegue carregar o Ubuntu pelo DVD. Ao dar boot pelo DVD aparece a imagem do teclado na borda inferior da tela, logo após aparece "Ubuntu" escrito no meio da tela com os pontinhos embaixo, mas após algum tempo o notebook desliga (ou suspende).  Acho que suspende mesmo porque a tela apaga e todas as luzes indicadores apagam, mas ao apertar o botão de ligar do notebook a imagem descrita anteriormente aparece imediatamente. Passa um tempinho e a tela apaga de novo e o comportamento se repete.

O que pode estar acontecendo? Sugestões para resolver o problema?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Notebook desliga (ou suspende, hiberna...) ao dar boot pelo DVD
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2017, 18:21 »
Olá "rogeriocal"

Essa é uma situação particularmente difícil, indica um possível problema ACPI (Advanced Configuration and Power Interface ou Interface Avançada de Configuração e Energia), que em linhas gerais significa a forma como  o sistema lida com as questões de gerenciamento de energia.

Algumas informações adicionais podem eventualmente auxiliar a encontrar uma solução.

1) Informe algo sobre esse notebook, marca e modelo, se existirem podem ajudar; se possível forneça um link onde se possa verificar a especificação do equipamento;

2) Existe entrada usb operacional nesse computador, isto é, ativa, funcional?

3) Qual versão/sabor do Ubuntu está tentando instalar?

4) O carregamento a partir do live-cdrom (dvd) consegue chegar a esta tela inicial ou não?



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline rogeriocal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Notebook desliga (ou suspende, hiberna...) ao dar boot pelo DVD
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2017, 23:23 »
Muto obrigado pela ajuda!

Vamos lá:
Citar
1) Informe algo sobre esse notebook, marca e modelo, se existirem podem ajudar
É da marca STi. O modelo eu não sei, mas tem processador Intel Core i3 370M, 4 GB de memória DDR3, chipset Intel Havendale/Clarkdale - HM55. A placa-mãe é Semp Toshiba.

Citar
Existe entrada usb operacional nesse computador, isto é, ativa, funcional
Ele tem 3 entradas USB, mas apenas 1 funciona

Citar
Qual versão/sabor do Ubuntu está tentando instalar
Ubuntu 16.04 LTS

Citar
O carregamento a partir do live-cdrom (dvd) consegue chegar a esta tela inicial ou não?
Não chega não. Ele desliga nessa tela aqui: https://www.todoespacoonline.com/w/wp-content/uploads/2015/07/Screenshot_1.png

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Notebook desliga (ou suspende, hiberna...) ao dar boot pelo DVD
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2017, 01:08 »
O carregamento a partir do live-cdrom (dvd) consegue chegar a esta tela inicial ou não?
Não chega não. Ele desliga nessa tela aqui: https://www.todoespacoonline.com/w/wp-content/uploads/2015/07/Screenshot_1.png

Note que há na realidade duas formas de iniciar a partir de um live-iso (pendrive ou cdrom), uma quase sutileza, nem sempre facilmente percebida.

Ao fazer o boot e aparecer aquele pequeno teclado na parte inferior da tela, experimente imediatamente apertar a tecla "Barra de Espaços" (a tecla <Enter> também dá certo), o que levará à escolha de idioma e em seguida àquela tela de menu texto mostrada no post anterior (#1).

Se não fizer nada, isto é, se não acionar nenhuma tecla, o live-iso não irá parar naquele menu inicial e ira carregar aquela tela que você mostrou (a do logo com os pontinhos, conhecida como splash screen) até uma outra tela, mais elaborada, onde também se faz a escolha de idioma e a opção Try Ubuntu ou Install Ubuntu, porém, nesse caso, já usando recursos gráficos melhor elaborados.

Então, a questão aqui é realmente quando iniciar e aparecer aquele pequeno teclado acionar a tecla "Barra de Espaços", ver se dá para escolher o idioma e ver se pára no menu mencionado.





Experimente aí para ver se funciona. Caso funcione, então naquela tela de menu mostrada antes no post #1 se tem a possibilidade de adicionar algum parâmetro na linha de boot (cmdline do boot), o que eventualmente permitirá o sistema subir sem "morrer" hibernando na subida, o que podemos ver em seguida no caso de sucesso nessa primeira parte.

« Última modificação: 15 de Janeiro de 2017, 02:20 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline rogeriocal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Notebook desliga (ou suspende, hiberna...) ao dar boot pelo DVD
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2017, 01:06 »
Olha que bizarro.

Eu não tinha reparado que ainda tinha mais uma porta USB. Só vi quando fui responder para o druidaobelix e vi que funcionava.
Fiz um pendrive inicializável com o Ubuntu e tentei por ele. Aconteceu a mesma coisa, mas acho que pelo pendrive ser mais rápido ele conseguiu carregar o sistema antes de suspender. E agora tive certeza que ele suspendia mesmo e não desligava porque ao apertar o botão de ligar a tela acende imediatamente e no ponto onde estava quando apagou. Bom, aí fui nas configurações de energia e selecionei para ele nunca suspender.  e... resolveu! Funcionou normalmente!

Claro que até conseguir mudar essa  configuração a tela apagou várias vezes, mas como ao ligar de novo voltava no mesmo ponto acabei conseguindo mudar a configuração..

Obrigado pela dicas druidaobelix!!