Autor Tópico: Como crio um script pra abrir meus jogos no wine?  (Lida 4784 vezes)

Offline vitao1718

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Como crio um script pra abrir meus jogos no wine?
« Online: 11 de Novembro de 2006, 16:53 »
galera to tentando algo para rodar meus jogos do wine sem ter que abrir o termina e digitar comando por comando e talz

como fasso para colocar os comandos num arquivo texto e salvar ele como um script assim ele faria no terminal os comandos fazendo assim com que ficasse facilitado a abertura de programas
xD

tem como ow nem ?

Offline darkdelusion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Como crio um script pra abrir meus jogos no wine?
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2006, 17:30 »
Você pode só ir listando eles assim:

Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
comando1
comando2
comando3

a primeira linha é obrigatória
não esquece de dar permissão de execução ao arquivo
pela linha de comando
Código: [Selecionar]
chmod +x arquivoou pelo navegador vai em propriedades>permissões e marca lá Execução

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Como crio um script pra abrir meus jogos no wine?
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2006, 17:36 »
fiz um script pra abrir um programa meu pra desenhar gráficos de funções:

Código: [Selecionar]
graph="/windows/Arquivos de programas/Graph/Graph.exe"
wine $graph

E no terminal digita: sh script.sh

é bem simples, é so definir uma variavel com o local do executavel
e depois usar wine $var



alarcon

  • Visitante
Re: Como crio um script pra abrir meus jogos no wine?
« Resposta #3 Online: 11 de Novembro de 2006, 17:55 »
galera to tentando algo para rodar meus jogos do wine sem ter que abrir o termina e digitar comando por comando e talz

como fasso para colocar os comandos num arquivo texto e salvar ele como um script assim ele faria no terminal os comandos fazendo assim com que ficasse facilitado a abertura de programas
xD

tem como ow nem ?

Bem deixa eu ver se entendi. Você tem por exemplo três jogos ( que vou chamar de jogo1, jogo2 e jogo3) que são oriundos do windows, mas vc joga os mesmo no linux emulado via wine e acha chato ter que abrir o terminal e digitar wine jogo1.exe, por exemplo.

Considerando que vc usa o Ubuntu dapper, faça o seguinte: clique no Menu Aplicações  > Acessórios > Editor de Menu Alacarte.

Depois que abri a janela selecione na esquerda a sessão jogos e vá no Menu arquivos e clique em novo item.

Aparecerá uma janla com as seguintes perguntas:

Citar
Nome: jogo1

Comentário:

Comando:wine /home/usuario/.wine/drive_c/Arquivos\ de\ programas/jogo1.exe

Ícone:

Note que aí vc vai dar um nome que irá aparecer no menu, se quiser pode adicionar um comentário para quando vc passar o mouse sobre ele no menu, vai escolher um ícone pare ele que também irá aparecer no menu e em Comando vai dar todo o caminho do executável do programa em questão que vc quer emular (veja que antes do caminho completo tem de colocar a palavra wine).

Observe que o nome em vermelho será a do seu nome de usuário, aquele que vc faz login no sistema.

Repita os passo para todos os outros jogos criando assim em Aplicações > jogos, atalhos para os seus que serão emulados via wine.

Offline vitao1718

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Como crio um script pra abrir meus jogos no wine?
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2006, 20:14 »
puxa vida  vlw mesmo galera
muito obrigado
adorei e ja aprendi a fazer todos
e tmbm e bem legal o comentario do alagon
para adicionar no menu
vlw msmo