Autor Tópico: Duvida com XGL "resolvido"  (Lida 4364 vezes)

Offline calotas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
    • Dj Calotas
Duvida com XGL "resolvido"
« Online: 23 de Outubro de 2006, 13:37 »
OLa

Acabei de instalar o Ubuntu Dapper, reconfigurei a resolução do monitor, corri os updates, e ja instalei o driver da Nvidia.
Ate aqui tudo bem.

Agora, comecei a instalar o XGL, segundo a seguinte Wiki:  http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Xgl .
Ainda estava a configurar os repositórios e as coisas ja n estão a correr como o esperado.
Quando me preparava para fazer uma update da lista de pacotes e um dist-upgrade para ter a certeza de ter os ultimos pacotes de mesa, digitei o seguinte código (segundo a wiki):

sudo apt-get update


aparece uma mensagem no terminal que diz : "E: Type 'universe' is not known on line 34 in source list /etc/apt/sources.list
"

O que é que isto quer dizer? É grave ou posso continuar a fazer o que está na wiki?
Parei a instalação que estava a seguir e vim aqui colocar esta duvida.
Espero que me ajudem.

Obrigado


« Última modificação: 23 de Outubro de 2006, 22:01 por calotas »

arlei

  • Visitante
Re: Duvida com XGL
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2006, 13:55 »
aparece uma mensagem no terminal que diz : "E: Type 'universe' is not known on line 34 in source list /etc/apt/sources.list

Pela mensagem de erro parece existir um erro na linha 34 do teu arquivo sources.list, que diz que o tipo 'universe' não é reconhecido nesta linha do teu source list.
Abra o arquivo e veja o que pode estar errado nesta entrada da linha 34 que o mesmo se refere.

Citar
gksudo gedit /etc/apt/sources.list

Qualquer dúvida posta aqui o conteúdo desta linha para que alguem possa melhor ajuda-lo.

T+
Arlei


Offline calotas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
    • Dj Calotas
Re: Duvida com XGL
« Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2006, 14:27 »
Ok, sua dica ajudou-me.

Foi fácil, tinha-me esquecido de dar um "enter" na linha 34. Agora ja deu.

Bom, fui seguindo a wiki que tinha referido acima e correu tudo bem. Mas agora que ja tenho o beryl e o xgl instalado, quando reinicio o computador, ainda n tenho as animações ou acelerações 3D do beryl a funcionar. Como é que activo o Beryl ou se calhar é o XGL que falta ser activado, pq o Beryl manager aparece no ambiente de trabalho.

o que falta fazer???

Bom, n sei se isto é importante, mas nas Sessões do sistema, e na parte do "start up programs" tenho apenas o seguinte:

update-notifier

beryl-manager

beryl-manager

gnome-volume-manager --sm-disable


Será que falta aqui alguma coisa??

Aguardo ajuda



arlei

  • Visitante
Re: Duvida com XGL
« Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2006, 14:49 »
calotas,

não estou no meu Ubuntu agora e não me recordo bem a opção do beryl-manager correta, mais tem uma opção do menu que vc acessa clicando no ícone do Beryl (diamante vermelho) que deve disser mais ou menos algo tipo, "selecionar o gerenciador de composição". Neste item do menu, tem um submenu com 2 opções, que é o próprio, ou seja, Beryl e o Metacity que é o padrão do Gnome.
Ve se não esta inicializando o Metacity, se for, troca para Beryl e ve se da certo.

T+
Arlei

Offline calotas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
    • Dj Calotas
Re: Duvida com XGL
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2006, 15:17 »
Bom, eu tentei fazer o que vc disse, mas quando clico no botão do rato para que fique activo o Beryl, a opção n fica selecionada (n fica a bolinha a preto na opção beryl). Mas por outro lado, se fizer isso com o metacity resulta.

Neste momento n tenho nenhuma dessas duas opções activas.

Qd vc chegar ao seu ubuntu veja por favor as suas configurações e tente dar-me novamente uma ajuda.

Obrigado

arlei

  • Visitante
Re: Duvida com XGL
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2006, 15:28 »
Amigo,

acredito que vc possa não ter configurado o ambiente XGL corretamente ou mesmo vc não esteja logando na seção do XGL, se foi dessa forma que configurou o acesso ao mesmo.

Da uma olhada melhor nesta seção do guia que vc seguiu e veja como vc configurou o ambiente do XGL, ou seja, se pelo método 1 ou método 2. Aproveita e da uma conferida em toda sua configuração se bate com o tutorial para ver se não pode haver algum erro.
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Xgl#Configurar_o_ambiente

Se foi pelo método 1, que deve ser o mais provavel, qdo inicializa o GDM (tela de login) vc tem que escolher a seção do XGL que vc criou, para então sim ter acesso aos recursos 3D disponibilizados por ele e pelo Beryl.

Ve se não é isso seu problema.

T+
Arlei

Offline calotas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
    • Dj Calotas
Re: Duvida com XGL
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2006, 15:44 »
Bom, já consegui que o Beryl ficasse a funcionar. Mesmo assim ainda n está a 100%.

O que aconteceu, é que da primeira vez que reiniciei o ubuntu e o Beryl arrancou, no ambiente de trabalho apareceu uma janela que dizia para escolher uma configuração do Keybord, e dava a opção "X" e "Gnome" (penso que era qq coisa assim). Já n me lembro bem qual escolhi, mas acho que foi a do Gnome.

Mas em simultâneo a isto, quando o Beryl corre, as janelas que abro aparecem a "piscar" , isto é, qd abro uma janela do browser ou outra qualquer, além de estar muito lento a abrir, elas estão sempre a piscar (como se fosse uma luz de strob). Não sei se é por causa da configuração do teclado que apareceu no inicio ou se será uma configuração do beryl ou do driver Nvidia.

O que devo fazer?


arlei

  • Visitante
Re: Duvida com XGL
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2006, 16:11 »
Cara,

ja li alguns relatos de problemas com o XGL tipo esse que vc esta enfrentando que foram solucionados incluindo os comandos abaixo na inicialização da seção, além do beryl-manager.

No menu Sistema > Preferências > Seções > Programas Iniciais inclua esses 2 comandos para serem incializados automaticamente assim como o beryl-manager
Citar
beryl-xgl
xmodmap

Tenta isso para ver se da resultado, não esquece de reiniciar o X.

Boa sorte.
T+
Arlei

Offline calotas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
    • Dj Calotas
Re: Duvida com XGL
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2006, 16:20 »

Muito Obrigado!!!

Isso resolveu meu problema e agora o Beryl esta a correr na perfeição!!!

A sua ajuda foi "Show de Bola". Cada vez gosto mais do Ubuntu.

Obrigado


arlei

  • Visitante
Re: Duvida com XGL
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2006, 16:26 »
 ;)
blz, afinal estamos todos aqui para isso, ou seja, nos ajudarmos.
Aproveita então e edita o título do seu post incluindo um "resolvido".

T+
Arlei

Offline neto-bh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Duvida com XGL "resolvido"
« Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2006, 17:20 »
Arlei queria te agradecer tbm ...

estava com o mesmo problema e agora esta tudo perfeito ....

esses efeitos do Beryl da pra impressionar muita gente

valeu mesmo

Donato