Autor Tópico: Os gigantes da história da computação, sabem programar?  (Lida 4265 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Os gigantes da história da computação, sabem programar?
« Online: 09 de MAR?O de 2017, 14:40 »
          Bem, gostaria de saber sobre como e quando os grandes nomes da computação aprenderam a programar e que resultaram no que temos hoje no universo da computação. Quais seriam suas primeiras linhas?
          Explico: Linus Torvalds desenvolveu o Linux usando a linguagem C, não foi? Mas que máquina ele usou pra escrever esse código que mais tarde seria o Linux? Como ele aprendeu a programar? Da mesma forma temos vários outros... Bill Gates, por exemplo, programou pela primeira vez usando o BASIC, onde teria criado em um terminal de teletipo ASR-33  ligado a um computador da General Electric, um programa que permitia "enfrentar a máquina" em uma partida de “jogo da velha”. Não sei nada sobre o Steve Jobs além do que muito se comenta que o verdadeiro gênio é o Wozniak (Steve Wozniak) e não o Steve Jobs (esse era um gigante dos negócios e não da programação). E o Zuckerberg? Esse eu não sei nada... Ele sabe programar? Se sim, aprendeu como? Quando? Que linguagem? Uma coisa acho impressionante, praticamente todos eles eram essencialmente muito, mas muito jovens, todos (ou ao menos quase todos) abaixo dos 20 anos...!!! E Paul Allen? Steve Ballmer?  Richard Stallman?
          Ou seja, quando vemos filmes como Piratas do Vale do Silício, não nos damos conta de que por trás daquilo que parecia ocorrer de forma tão aleatória, na verdade está uma dedicação gigantesca em linguagens de programação, que antecedeu em alguns anos tudo aquilo que vemos no filme. Não era só "pensar" no que seria um computador, tinha que por a mão na massa, fazer a coisa acontecer, funcionar... E isso esses filmes/documentários não mostram. Se não me engano, no caso do Linus, ele estudou C por 5 anos para só então criar algo (o Linux). Ou seja, teve todo um trabalho (e muito trabalho) em aprender uma determinada linguagem de programação.
          O que vocês sabem sobre esses e outros nomes da história da computação? Onde posso obter livros que tragam essas histórias?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Os gigantes da história da computação, sabem programar?
« Resposta #1 Online: 09 de MAR?O de 2017, 18:16 »
Esses que lista são apenas aqueles poucos que conseguiram recentemente transformar desenvolvimento computacional, hardware e software, em negócios famosos e dinheiro, o que em geral significa popularização, entretanto, a infraestrutura que permitiu isso é produto do trabalho de milhares de pessoas.

Essa capacidade empresarial não tem absolutamente nada a ver com computação e sim com negócios, com capacidade de empreender e transformar o empreendimento em mega sucesso de marketing e financeiro.

Não haveria computadores tais como os conhecemos sem as formulações de um Charles Babbage, Ada Lovelace, Herman Hollerith, Bertrand Russell, John von Neumann, dentre muitos e muitos outros de extremamente relevante contribuição.

Na estrutura mais contemporânea, não haveria World Wide Web sem o trabalho de Tim Berners-Lee, dentre muitos outros.

List of pioneers in computer science

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_pioneers_in_computer_science

List of computer scientists

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_computer_scientists

Great names in computer science

http://www.madore.org/~david/computers/greatnames.html

Essa aqui também é bastante interessante:

IT greats: Top 10 greatest IT people

Dessas listas nessa perspectiva de popularização recente não se poderia deixar de incluir  Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google.
Será que existe alguém que não conhece o Google?

Claro que tais listas são feitas numa perspectiva ocidental, sobremodo numa perspectiva norte-americana, por razões óbvias, como tudo que parte do centro do império atual, nada obstante certamente existam notáveis contribuições de outras origens, como por exemplo inglesas e alemãs, como fruto do desenvolvimento militar na primeira metade do século passado, uma grande contribuição russa, como fruto da corrida espacial, e também pontualmente de variadas outras fontes.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.