Olá, rjbgbo, que bom revê-lo! Você tornou-se professor de História? Que maravilha! Minha paixão sempre foi a História, bem mais do que o Direito. Então, digamos, que o Direito é minha esposa e a História é minha amante (rsrsrs) e, assim, no mais vergonhoso concubinato, eu vou me virando!
Bem, como o Unity tem como base o Gnome, não creio que haja muita dificuldade em customizar o ambiente. Acredito que uma ou outra particularidade do Unity, a Equipe Ubuntu irá manter na sua versão do Gnome 3. Não creio que o Gnome 3 do Ubuntu será tão puro quanto o da Fedora, por exemplo. E é sempre possível manter um pacote de customização para quem preferir um Gnome "unityzado". Não creio que haja dificuldade nisso.
Tenho usado o Gnome 3 nestes últimos dias. Para quem usava o Unity, não chega a ser novidade. É fáci se acostumar com ele. Mas o fato é que não se trata de um ambiente gráfico que gere paixão. Mas a minha principal objeção é a dificuldade de personalização. Era tão fácil personalizar o Gnome 2! Agora, até mesmo a quantidade de temas pré-instalados foi drasticamente reduzida!
É incrível: no passado, em toda distro que você instalava, havia pelo menos uma meia dúzia de temas para serem instalados. Hoje, quando muito, você encontra dois ou três. Parece que, estupidamente, querem induzir todo mundo a usar um ambiente com a mesma cara. Para mim, isto é a negação do espírito do GNU/Linux, que sempre favoreceu a pluralidade. E ter que instalar um aplicativo à parte, como o Gnome Tweak, para mudar o tema me parece tão autoritário que custa a crer que a mesma Fundação que mantinha o Gnome 2 tenha feito tal opção na nova versão deste ambiente.
Gosta que mudanças graduais. Toda vez que o mundo do software opta por rupturas, ele acaba se dando mal. São tantos os exemplos que seria cansativo enumerá-los. Até mesmo a Microsoft fracassou quando quis submeter o usuário do seu sistema a uma mudança muito brusca por meio do Metro (WIndows
. Espero que o Mark Shutalgumacoisa (sempre esqueço o nome dele...) prepare muito bem essa próxima mudança de rumos.