O Unity fez muitos usuários perderem o entusiasmo que tinham nos tempos do GNOME 2. Neste sentido, acho que o Unity prejudicou o Ubuntu. Outro que desanimou geral foi o GNOME 3 e seu Shell. O que o Unity foi pro Ubuntu, o GNOME Shell foi pro resto. Quem fez "sucesso mesmo" foi o Cinnamon. E ainda surgem alternativas como o Budgie...
Sei que há usuários que gostam do Unity. Eu mesmo gosto muito do HUD. Mas isso não faz do Unity uma interface de verdade. Tá mais pra gambiarra frankenstein. Ou um mero plugin do Compiz (que pessoalmente também acho muito ruim...)
O Unity 8 talvez seria, mas não será (a não ser que o fork Yunit dê em alguma coisa...)
O estado do GNOME 3, hoje, não me agrada. O GNOME Shell deixa o PC com cara de tablet... Mas, pelo tamanho e força do projeto GNOME, o Ubuntu voltar para o GNOME é a coisa certa, penso.
Abandonar o Unity é um recomeço. E talvez o entusiasmo volte.
Eu, pessoalmente, continuo com o Xfce, e recomendando (o Xfwm é leve e ótimo e não troco por Mutter nenhum).
Muita saudade do GNOME 2, mas não pretendo usar o MATE. (O Xfce, hoje, supera ambos.)