Bah.. Apesar dela estar completamente errada em todos os sentidos, tem uma coisa que é real: as atualizações da Microsoft são uma caixinha de surpresa... Você vê lá uns arquivos Kalgumacoisanúmerosetc... mas não sabe o que eles realmente irão fazer no seu computador. Um exemplo disso é a tal estrelinha, se viesse um update escrito: este update irá instalar uma estrelinha xarope no seu desktop, ninguém instalava.
No linux, no Ubuntu pelo menos, cada pacote a ser atualizado vem acompanhado de uma descrição, além de serem pacotes individuais para cada coisa que será modificada.
Por outro lado, nem dá para dizer que a Microsoft está errada, afinal, o Windows não pertence ao usuário, nem mesmo ao usuário legal. A Microsoft pode sim instalar o que bem entender na tua máquina e não tem nada que você possa fazer quanto a isso, afinal o sistema é deles, não é teu.
De qualquer maneira, acho que o atendente está de parabéns... E coitado do cara, ter que ouvir aquele monte de bandalheira e aquela mulher gritando. Tem que ter uma paciência bíblica para uma coisa dessas.
Ps.: eu sei que dá para procurar a descrição dos arquivos de update no site da microsoft, mas quando eu usava Windows nunca tinha saco pra fazer isso.