Testei hoje o Kubuntu, Xubuntu e o Lubuntu, já que o Ubuntu GNOME está instalado no meu notebook nos últimos dias. Todas me pareceram bastante polidas e estáveis, embora carentes de maiores mudanças. Entretanto, este caráter mais conservador é típico das edições LTS; é geralmente no segundo semestre que a Canonical e as comunidades associadas se permitem um pouco mais de ousadia.
O Ubuntu GNOME tem me parecido um tanto instável, já que alguns de seus aplicativos estão sempre fechando ou apresentando mensagens de erro. Resta saber se a instabilidade deve ser atribuída ao Ubuntu ou ao ambiente GNOME. Por enquanto, estou apostando na segunda opção.
Para aqueles que gostam do Unity, instalar e manter esta versão LTS durante algum tempo pode ser uma escolha bastante sensata. O suporte de longa duração deve oferecer ao usuário daquele ambiente gráfico o tempo necessário para escolher outro desktop ou, até mesmo, outra distro. Da minha parte, espero que a Canonical não seja muito purista na sua implementação do GNOME: este ambiente é bom, mas está longe de ser tão amigável como seu predecessor. Dará trabalho!