Autor Tópico: GRUB demora para mostrar a tela  (Lida 3596 vezes)

Offline mnwstl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
    • @pump_upp - best crypto pumps on telegram !
GRUB demora para mostrar a tela
« Online: 26 de Abril de 2017, 13:52 »
Olá pessoal!

Surgiu um problema que está me tirando a paciência. Tenho no PC alguns sistemas instalados: ubuntu 16.04 / Windows 7 / ubuntu studio 16.04 / ubuntu GNOME 16.10 / ubuntu GNOME 17.04. O sistema de boot é uefi. Acontece que, após algumas atualizações, a tela do GRUB passou a demorar um tempo extremamente alto para aparecer (vários e vários minutos). Reinstalei o GRUB, conferi o fstab, desconectei tudo que não fosse essencial e reiniciei a BIOS para os valores padrão, porém o problema permanece. Encontrei algumas (poucas) postagens sobre essa questão, mas não obtive sucesso com elas. Alguém tem alguma idéia do que pode estar ocorrendo?
« Última modificação: 07 de Maio de 2017, 15:00 por mnwstl »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:GRUB demora para mostrar a tela
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2017, 16:00 »
mnwstl, o que foi que você já tentou fazer que não resolveu?  Pra não ficar aqui sendo redundante!

Tem alguma partição encriptada?

Se esses sistemas estiverem em mais de um disco, cada sistema em disco diferente pode aumentar o tempo de boot em  até 20 segundos.

Seus HDs estão com algum problema?  Já verificou com o GsmartControl?

Adicionou algum novo periférico ou HD ao seu sistema?

O partição que dá o boot deve estar no mesmo disco em que está gravada a MBR! É um Bug bastante conhecido.  Tipo, a MBR está no sda, mas a partição responsável pelo boot está no sdb!

 

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mnwstl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
    • @pump_upp - best crypto pumps on telegram !
Re:GRUB demora para mostrar a tela
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2017, 20:25 »
galactus, agradeço sua resposta.
Seguem mais detalhes:

Meu dispositivo é SSD e está da seguinte forma:
sda1 - 256MB - Partição esp (efi)
sda2 - 80GB - Windows 7 sp1 - 64bits
sda3 - 20GB - ubuntu 16.04
sda4 - 20GB - ubuntu studio 16.04
sda5 - 20GB - ubuntu GNOME 16.10
sda6 - 83GB - vazio (retirei o ubuntu GNOME 17.04)

Tentando isolar o problema, exclui o ubuntu GNOME 17.04 por ser recente e atualizei o GRUB (update-grub).
O processo de atualização me pareceu demorar mais do que o normal. Reiniciei o PC e o problema continuou.
Tempo entre o bip do POST e a tela do GRUB: 03:36 min.
Então recuperei a imagem da unidade sda5 de antes das atualizações. Nova atualização do GRUB. Desliguei/liguei e o tempo voltou ao razoável.
Reiniciei o PC em cada um dos sistemas instalados e tudo ocorreu normal. Voltei ao ubuntu GNOME 16.10 e lá apareceram novamente as atualizações, inclusive o kernel.
Aceitei todas as atualizações e o problema voltou. Parece que tem relação com as atualizações embora eu não perceba nenhuma relação entre uma coisa e outra.
Vou tentar instalar o kernel anterior do ubuntu GNOME 16.10 e remover o atual. Vamos ver como se comportará o sistema.
O GsmartControl não retornou nenhum problema.

Offline mnwstl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
    • @pump_upp - best crypto pumps on telegram !
Re:GRUB demora para mostrar a tela
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2017, 13:26 »
Resolvi retirar o ubuntu GNOME 16.10 e instalar o ubuntu GNOME 16.04. Tudo instalado e atualizado, até agora funcionando muito bem. O tempo de espera pela tela do GRUB que chegou a ser de 20 min. agora está em torno de 13,89 seg. O interessante é que está com o mesmo kernel do 16.10 (4.8.0-49). De qualquer forma não posso considerar a questão como resolvida.

P.S. Instalei o debian e o tempo voltou a ser muito longo. Parece ter relação com a quantidade de sistemas instalados.
« Última modificação: 07 de Maio de 2017, 15:06 por mnwstl »

Offline mnwstl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
    • @pump_upp - best crypto pumps on telegram !
GRUB demora para mostrar a tela - Novas observações
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2017, 15:32 »
Notei que quando instalo o quarto S. O. e roda o <update-grub> o arquivo grub.cfg que fica localizado em /boot/grub/ salta de ~ 800 kB para ~ 2,5 MB chegando a ter 20.000 linhas. Penso que o grub ao arrancar tem que processar todas essas informações e devido ao tamanho do arquivo o tempo se torna extremamente longo. A questão é saber o porque desse arquivo tornar-se tão extenso. Pelo que pesquisei quem gera esse arquivo é o os-probe. Alguém tem alguma idéia?
« Última modificação: 07 de Maio de 2017, 15:02 por mnwstl »