Olá amigos da rede Ubuntu! Vamos aprender hoje a verificar à fragmentação do seu sistema de arquivos ext4 e se necessário, desfragmentá-lo.
Alguns de vocês devem estar querendo me perguntar: "Mas galactus, o ext4 se fragmenta? Eu tinha ouvido falar que não se fragmentava ou que teria uma fragmentação mínima!"
Isso é verdade em parte, o ext4 tem vários mecanismos para diminuir a fragmentação do seu sistema de arquivos, mas sim, ele pode ficar fragmentado.
Vamos usar o comando
e4defrag. Para nossa alegria e satisfação ele pode ser executado com o sistema de arquivos montado, ou seja, com seu sistema "on line"!
Para os interessados em todos os detalhes da sintaxe do comando é só mandar um "
man e4defrag" no terminal para ver tudo nos seus mínimos detalhes.
Se tiver ainda mais vontade de se aprofundar no assunto, não deixe de ler a palestra do criador do
e4defrag, o japonês Akira Fujita:
http://events.linuxfoundation.org/slides/2010/linuxcon_japan/linuxcon_jp2010_fujita.pdfSim é seguro usar o e4defrag, ele já está disponível desde 2009, mas ninguém fala disso pois a fama do ext4 é de não se fragmentar!
Sendo assim vamos deixar dos entretantos e partir logo para os finalmentes.
No terminal, como usuário root, verifique o nível de fragmentação de sua partição:
e4defrag -c /
Note bem, ele vai verificar a partição raiz e não o disco. O comando funciona nas partições. Assim se você tiver também uma partição /home formatada em ext4 use:
e4defrag -c /home
E assim por diante em todas as partições formatadas em ext4.
Assim o comando e4defrag -c vai verificar a fragmentação do sistema de arquivos e te dar um relatório sobre isso, mas não vai desfragmentar nada ainda!
Como exemplo vou mostrar o resultado da minha partição raiz do notebook:
root@galactus-note:/home/galactus# e4defrag -c /
<Fragmented files> now/best size/ext
1. /var/lib/smartmontools/attrlog.ST1000LM024_HN_M101MBB-S32SJ5CF123786.ata.csv
16/1 4 KB
2. /var/log/wtmp.1 14/1 4 KB
3. /var/log/auth.log 17/1 4 KB
4. /var/log/auth.log.1 17/1 5 KB
5. /var/log/preload.log 3/1 4 KB
Total/best extents 286411/286186
Average size per extent 36 KB
Fragmentation score 0
[0-30 no problem: 31-55 a little bit fragmented: 56- needs defrag]
This directory (/) does not need defragmentation.
Done.
Você deve se preocupar com o resultado da linha:
Fragmentation score 0Como ele mesmo explica um resultado de
0 a 30 - sem problemas,
31 a 55 pequena fragmentação que pode ser ignorada,
56 acima o seu sistema deve ser desfragmentado.
Portanto apenas com resultados a partir de 56 é que você deve executar a desfragmentação. Isso é feito com o mesmo comando sem o
-c, ficando assim:
e4defrag /
ou
e4defrag /home
Notas:1) O e4defrag não funciona em
partição Swap, no diretório
lost+found, nem em arquivos alocados em blocos indiretos.
2) O e4defrag não funciona em pontos de montagem. Como deixei claro acima ele funciona na partição.
3) É seguro usar o e4defrag mesmo com arquivos ou aplicações abertas, contudo, o desempenho do seu sistema será reduzido enquanto estiver desfragmentando.
4) É preciso que haja espaço livre suficiente no disco para realizar a desfragmentação e efetivamente melhorar o desempenho com a desfragmentação.
5) Você pode usar o e4defrag como usuário normal, mas ele só vai agir nos arquivos pertencentes ao usuário, portanto é melhor usá-lo como root para desfragmentar todos os arquivos.
6) Uma nota pessoal minha! Eu não recomendo rodar o e4defrag em "discos" SSD só nos tradicionais HDs!
Era isso pessoal!