Autor Tópico: SSD ou HD? Ubuntu  (Lida 17232 vezes)

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
SSD ou HD? Ubuntu
« Online: 29 de Maio de 2017, 21:45 »
Saudações!

Depois de tantos anos usando meu pc, chegou o momento de aposenta-lo.
Pretendo comprar um Notebook, mas estou em dúvida se escolho um hd de 500 gigas ou um ssd de 240 gigas.
Configurações que penso em selecionar. (para auxiliar na hipótese da necessidade ou não do ssd). Direi apenas o básico.
Hd ou ssd (pretendo ter apenas um dos dois)
8 gigas de ram
i5 ou i3 de 3.00 ghz ou mais.
Placa de video razoavelmente boa, 1 giga ou mais. (Não especificarei pois não me interesso muito por elas).

Pretendo utilizar mais para estudos e navegação na internet. Utilizarei em média 6 horas diárias, mas não pretendo ficar instalando diversos programas desnecessários.

O que acham? Devo investir em um ssd?

Não sei se aqui seria o melhor lugar para isso, mas vejo que há muito conhecimento acerca do mundo Linux e portanto optei por perguntar aqui.

*Caso o tópico desrespeite alguma regra me avisem, irei arrumar ou apaga-lo, não havendo necessidade de move-lo à quarentena.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #1 Online: 29 de Maio de 2017, 22:24 »
SSD sem duvida e compra uma placa nvidia ou note com nvidia ou somente intel.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2017, 00:40 »
SSD sem sombra de dúvida! Já que você diz que não vai entulhar o seu sistema com dados, não tem outro motivo para não ir para um SSD.  Mesmo que for um SSD dos "baratinhos", vai ter um desempenho notavelmente superior, ganhos de mais de 50% ou no mínimo 2 vezes mais rápido que um HD tradicional. 

Também concordo com o platao, se for comprar um notebook com placa de vídeo dedicada que seja Nvidia ou Intel na Onboard. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2017, 13:27 »
i5 ou i3 de 3.00 ghz ou mais.

Se o bolso permitir, melhor que seja um i5, pois o i3 é um entry-level e sempre fica um gostinho ruim de que poderia ser mais rápido.

Note, porém, que sob a denominação da família i3, i5, i7, mantidas apenas por uma questão de marketing, existem na verdade uma enorme multiplicidade de processadores cujo desempenho são muito diferentes entre si.

Assim sendo, observe também a "geração" do processador que está adquirindo, talvez seja adequado preferir pelo menos os da 6ª geração, chamada Skylake, para que não fique rapidamente obsoleto, vez que a 7ª geração, chamada Kaby Lake, desde meados de 2016 já está no mercado.

Talvez essas considerações ajudem algo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,121520.msg667579.html#msg667579

Um ponto importante, no Linux, é atentar quanto a qual dispositivo wireless está embarcado, para que não acabe comprando um grande problema com a conexão wi-fi.
Também aqui optar por um dispositivo wireless Intel é uma boa opção, vez que sempre há suporte Linux nativo do fabricante.

Penso que encomendar diretamente da Dell, já com o Ubuntu instalado e plenamente operacional, ainda é uma boa solução, apenas notando exigir que já venha instalado o Ubuntu 16.04.2, que é uma LTS com suporte até 2021, ou seja, não aceite que venha com a versão 14.04.5.
« Última modificação: 30 de Maio de 2017, 13:52 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2017, 20:42 »
Supondo que eu comece a utiliza-lo para muitos programas e baixar arquivos pesados (deixando-os temporariamente no sistema, como isos), ainda é algo válido?

A partir de um tempo, após instalar os programas necessários pretendo instalar alguns jogos para testar o desempenho e também quando necessário pretendo baixar arquivos isos/videos. (Tenho como baixar em outro, mas para testar as isos teria que ser com o ssd pois o pc é meio fraco e sofre dependendo do sistema).

Ainda estou estudando sobre os ssds, é algo que eu gostaria de ter, mas a vida útil é uma pedra no meu pé.

Edit:
Em questão de uso de dados, tenho praticamente uns 65 gigas utilizados mais 21 gigas da pasta download, mas o importante passo para um hd portátil. Vale a pena baixar arquivos no ssd, passar para o hd e depois exclui-los do ssd? Isso prejudica em algo?

*Cerca de 7 meses de uso, chutando umas 5 horas diárias de média.
« Última modificação: 31 de Maio de 2017, 20:58 por Rafael Favero »

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2017, 20:59 »
Além disso, durante a instalação com o ssd, devo fazer algo diferente ou posso deixar instalando sem minha interferência?

Com 8 gigas pretendo desativar a memória swap, ainda não sei como farei, mas penso que os 8 gigas devem ser suficientes.

*Ainda não comprei o notebook, mas pretendo com as especificações comentadas.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2017, 21:07 »
Problema com a vida útil?

Os SSDs hoje estão com garantia entre 4 a 5 anos.  Você terá que pesquisar o modelo do SSD específico para saber quantos dados ele poderá gravar/ler neste período.  Dependendo da marca/modelo, capacidade  e principalmente do tipo da memória utilizada no SSD , isso varia muito. Por exemplo, a série A400 e UV400 da Kingston ambos de  120Gb de capacidade.  A Kingston alega 5 anos de garantia e que neste período o usuário do A400 poderia gravar/ler cerca de 40TB de dados, enquanto que o UV400 seria de 50TB.

 Eu tenho um Samsung EVO de 240GB já tem mais de 2 anos e tá aqui numa boa. Firme e forte! Tenho backup de tudo. Você sempre tem que ter backup. Apesar do SSD ter Smart, geralmente ele não avisa, morre! Mas isso acontece com HDs também, então dá no mesmo!

« Última modificação: 31 de Maio de 2017, 21:10 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2017, 21:08 »
VC compra o note, intel e nvidia, tira o HD coloca o SSD no lugar, e usa o HD como externo em uma case, ou entao se ele ainda tem DVD, vc pode retirar e ficar com 2 Discos um SSD e um HD na maquina.

Deixa o que vc usa na maquina, no SSD e o que vc nao tem necessidade imediata no HD.

Os ssds de hj tem a mesma vida util de um HD comum...se é isso que vc quis dizer..


""Vale a pena baixar arquivos no ssd, passar para o hd e depois exclui-los do ssd? Isso prejudica em algo?""

Nao prejudica, so que o SSD tem um numero limitado de escritas, entao e melhor, por logica, vc definir no caso ja o HD para salvar seus torrents por exemplo, no proprio programa, do que salvar mo SSD. O linux nao fica lento com o tempo, so deixe cerca de 20 por cento do espaço do SSD livre, sem arquivos ou programas.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2017, 21:12 »
Além disso, durante a instalação com o ssd, devo fazer algo diferente ou posso deixar instalando sem minha interferência?

Com 8 gigas pretendo desativar a memória swap, ainda não sei como farei, mas penso que os 8 gigas devem ser suficientes.

*Ainda não comprei o notebook, mas pretendo com as especificações comentadas.

Depois da instalação tem que verificar se o TRIM está ativo e fazer o Provisionamento do SSD.  Hoje em dia não precisa mais dos 20% platão.  Os fabricantes já deixam 7% padrão. Eu deixo mais 8%, ou seja, teremos 15% de Provisionamento.

PAra quem não sabe o que é Provisionamento: http://www.kingston.com/br/ssd/overprovisioning 

Há sim, se desativar ou  nem formatar  a swap, não vai poder hibernar o Notebook!  Só suspender! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2017, 23:05 »
Além disso, durante a instalação com o ssd, devo fazer algo diferente ou posso deixar instalando sem minha interferência?

Com 8 gigas pretendo desativar a memória swap, ainda não sei como farei, mas penso que os 8 gigas devem ser suficientes.

*Ainda não comprei o notebook, mas pretendo com as especificações comentadas.

Depois da instalação tem que verificar se o TRIM está ativo e fazer o Provisionamento do SSD.  Hoje em dia não precisa mais dos 20% platão.  Os fabricantes já deixam 7% padrão. Eu deixo mais 8%, ou seja, teremos 15% de Provisionamento.

PAra quem não sabe o que é Provisionamento: http://www.kingston.com/br/ssd/overprovisioning 

Há sim, se desativar ou  nem formatar  a swap, não vai poder hibernar o Notebook!  Só suspender!

Como devo proceder? Swap não seria uma parte do ssd? Devo deixar a swap ativa/colocar em um "nível" alto para seu uso? Por exemplo 95% de memória ram e posteriormente a swap entraria em ação?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #10 Online: 01 de Junho de 2017, 19:39 »
Rafael, muita calma nessa hora!  Tu nem comprou o Note e tá se preocupando com formatação?  :D

A Swap vai estar dentro do HD ou SSD.  Na dúvida faça o particionamento automático do instalador do Ubuntu. A não ser que queira personalizar essa formatação, como deixar a partição /home separada.

Dá uma lida nessas dicas aqui sobre usar SSD no Ubuntu/Linux Mint/Debian: https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/ssd 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2017, 21:00 »
Como a garantia exigia que todos os componentes estivessem á disposição optei por manter o hd e adicionar um ssd de 120 gigas (111 rrealmente  :-\ ), há o windows que eu preciso para uma única atividade apenas, ocupa 30 gigas.  >:( Raios!!!

Agora terei de fazer dual boot, mas sobrará 80 gigas, dos quais 40 é certo o uso (sobra uns 20) e outros 20 terei de deixar livres. Que péssimo ter de manter o Windows ocupando 30 gigas devido a um plugin de banco que não há solução aparente para Linux.

Já tentei até com virtual box mas não deu certo e além do mais baixar iso do windows pela net é osso, desconfio de keylogger...

Offline Qwertyc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2017, 12:12 »
Rafael,possuo dois ssd no meu desktop,ambos kingston de 120 gb,um está com quase 4 anos de uso,sem perca de performance,o outro está com  o Linux instalado a quase 2 anos sem problema algum,hoje em dia é muito melhor investir em ssd no que em hd.

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2017, 19:39 »
Rafael,possuo dois ssd no meu desktop,ambos kingston de 120 gb,um está com quase 4 anos de uso,sem perca de performance,o outro está com  o Linux instalado a quase 2 anos sem problema algum,hoje em dia é muito melhor investir em ssd no que em hd.

O que complica um pouco é o preço e a durabilidade dependendo do uso.

Um dos quesitos que me deixou com a pulga atrás da orelha foi mais a durabilidade, pois pelo que via o custo x benefício era bom em relação à velocidade.


« Última modificação: 06 de Junho de 2017, 19:46 por Rafael Favero »

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:SSD ou HD? Ubuntu
« Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2017, 19:44 »
Como devo proceder com a formatação?

Pretendo deixar 38 gigas livres (incluindo uns 5 livres ) para Windows e sobraria-me cerca de 70 gigas para o Ubuntu, dos quais deixarei uns 20 livres para dar uma folga.

Como devo fazer durante a instalação? Repartirei o disco com o Windows, deixando a unidade livre para o sistema, no ssd devo deixar o que? Apenas /home? Pois os arquivos deixarei para o hd.
 Devo escolher instalar ao lado do windows 10 ou instalação personalizada?