Deu pra entender o que vc quis passar, mas sendo uma coisa irreversível, gostaria de deixar assim, como está, como eu disse, anteriormente, não gosto de ficar formatando e reinstalando com frequência. Em 2008, pra vc me entender, eu tava engatinhando no aprendizado pra instalar, tanto o Windows, como o Ubuntu. Nessa época, me lembro que eu instalei e reinstalei muitas e muitas vezes, para aprender mesmo, sabe? Queria aprender sobre sistemas e tentei me aprofundar, além de Ubuntu, eu experimentei o Debian também. Tenho mídias de cd, a partir do Ubuntu 7.10, e a cada versão eu ia instalando, ou seja de meio em meio ano. Devido a isso, creio eu, o hd não durou mais que 3 anos. rsrs Comprei um outro hd, e não fazia tantas formatações, me lembro que o Windows 7 que eu instalei logo o lançamento, ficou anos, sem formatar, enfim, o hd durou o dobro, 6 anos. Agora eu to com um SSD, e já li várias matérias, sobre como ele armazena e a vida útil dele, li recomendações de que era melhor usar ele para o sistema e outro hd para os downloads da internet, então venho fazendo isso. Tem muita gente que fala que pode formatar milhares de vezes e que isso não tem nada a ver, mas eu comprovei isso na prática. Meu sobrinho tem um hd no Pc dele, que já deve ter uns 8 ou 9 anos de uso, e ele nunca trocou. A coisa mais difícil de ele fazer é formatar, acredito que ele fez no máximo umas 3 vezes, durante esse tempo todo. Eu tava com a LTS 14.04 aqui no Pc, não me lembro direito qual foi o defeito que ele tava tendo e que me fez mudar pra 16.04. Creio que se eu soubesse esse lance de experimentar outro kernel, não precisaria fazer isso, mas agora que mudei, quero ficar mais um bom tempo com ele, quem sabe até encerrar o suporte?