A princípio, achei estranho, o Druidaobelix ter sugerido esse kernel, já que tem muitos outros mais recentes, mas talvez não foi a toa que ele escolheu esta versão.
Então, "carlos/40",
Voltando ao tópico que eu estava fora do ar.
Tanto melhor que tenha funcionado, mas apenas esclarecendo, quem colocou o "ovo em pé" e indicou o "caminho das pedras" foi o colega "galactus", com o post #15, como resultado da ótima pesquisa que ele fez e descobriu que existia um problema com o driver Intel i915 e a placa HD Graphics 4600, que é a gpu do seu sistema.
Seguindo os passos da pesquisa que ele fez se vê que esse problema já é coisa de alguns meses atrás, coisa talvez de dois anos, oras então era razoável raciocinar que de lá para cá o driver i915 já tivesse sido corrigido, daí porque partir para um kernel mais novo, vez que a evolução natural dos kernels é ir incorporando os novos drivers e as melhorias nos já existentes.
Essa foi a razão da sugestão para que experimentasse um kernel mais recente, fundado no raciocínio a partir do achado que o "galactus" fez e que permitiu vislumbrar essa possibilidade.
A designação i915 é um nome genérico que envolve uma sequência enorme de drivers para gpu Intel, conforme eles vão lançando novos produtos, vão atualizando ou refazendo os firmwares, porém o nome do driver permanece o mesmo, ainda que na gênese compartilhem da mesma estrutura, na verdade são coisas semelhantes porém distintas entre si.
E por que o inicialmente o kernel 4.8 e não outro mais recente?
Exatamente porque o kernel 4.8 é o padrão atual do Ubuntu na versão 16.04.
Se instalar o Ubuntu 16.04 a partir do release 2, isto é, 16.04.2, a iso já virá com o kernel 4.8 por padrão e, por consequência, com todo o restante já adequado a isso, principalmente o servidor X.
Mas o trabalho não está realmente terminado, pois se confirmar que o kernel na versão 4.8 resolveu mesmo o problema, então é adequado fazer a migração da forma "oficial".
Essa forma que foi instalada aí, a partir de um .deb, vamos chama-lá, por analogia, de "ad hoc", é uma instalação artesanal em que o kernel foi trocado daquela forma e certamente funciona, como você próprio está vendo, porém tecnicamente é melhor fazer evoluir todo o conjunto, trazendo também o servidor X apropriado a essa versão de kernel.
O Ubuntu tem um procedimento de atualização especial e oficial para essa situação, que é basicamente o conceito de stack (=pilha) de kernel, tornando as atualizações automáticas.
Vamos ver, continue usando mais um tanto o kernel 4.8, caso confirme mesmo que resolveu a questão, então aplicamos a atualização oficial disso tudo.