Autor Tópico: Mensagem de erro + bloqueio na instalação  (Lida 2573 vezes)

Offline Desdemonah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Mensagem de erro + bloqueio na instalação
« Online: 19 de Junho de 2017, 16:31 »
quando ligo o meu note, vejo a seguinte mensagem:
"error: opening the cache (e: malformed entry 1 in list file etc/apt/source.list.d/google.list (component, e: the list of source could not be read), this usually means that your installed  packages have  unmet dependencies".
Não sei se está relacionado, mas não consigo instalar atualizações ou qualquer tipo de programa.
Isso está ocorrendo depois da instalação do Ubuntu versão 17.04 no meu Positivo. Antes disso, havia trocado o HD. Agora tenho um Seagate. Troquei porque o HD anterior foi danificado (por uma queda e um desligamento forçado). Sou uma usuária iniciante. No período do desligamento forçado, havia lançado diferentes comando para fazer o note ligar e desligar em período normal. É possível explicar com detalhes? Obrigada.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Mensagem de erro + bloqueio na instalação
« Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2017, 18:22 »
quando ligo o meu note, vejo a seguinte mensagem:
"error: opening the cache (e: malformed entry 1 in list file etc/apt/source.list.d/google.list (component, e: the list of source could not be read), this usually means that your installed  packages have  unmet dependencies".

A mensagem de erro sugere que há um erro no arquivo /etc/apt/sources.list.d/google.list que é um arquivo de repositório.

Mas há alguma coisa estranha nessa reprodução de mensagem de erro, se você digitou pode ter errado na digitação ao reproduzir, se apenas copiou a mensagem e colou aqui, então aí fica mesmo muito esquisito, porque o diretório source.list.d não existe, está faltando um s (letra esse) no final de source, isto é, o correto é sources, portanto, o diretório deveria ser /etc/apt/sources.list.d/

Supondo que seja apenas um erro de digitação, questão de ver, então precisa ver o que há dentro desse arquivo e que possa estar ocasionando o erro.

De toda forma faça os comandos abaixo e poste o resultado aqui no seu tópico:

Código: [Selecionar]
lsb_release -rd

Código: [Selecionar]
egrep -v '^#|^ *$' /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.d/*

Indo adiante, para ser mais simples, no momento, vamos apenas inutilizá-lo, depois podemos pensar em corrigi-lo.

Abra uma janela de terminal e faça o seguinte:

Código: [Selecionar]
mkdir ~/prov
Código: [Selecionar]
sudo mv /etc/apt/sources.list.d/google* ~/prov
Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt upgrade
Esses dois comandos acima devem terminar sem quaisquer espécie de erros.

Evite digitar os códigos acima, é melhor com o mouse copiar aqui no Fórum e ainda com o mouse ( ou teclas Ctrl Shit V ) colar no terminal e dar um <enter> nele para executar, assim evitando erros de retranscrição.

Informe o resultado, pois em seguida iremos examinar o que foi transferido para o diretório ~/prov e ainda o conteúdo de eventuais arquivos.

Vamos ver o que resulta disso.  :)
« Última modificação: 22 de Junho de 2017, 03:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.