Pois então, "Allanbane",
Há algumas questões no seu relato inicial.
É possível reduzir esses 10 segundos e até mesmo fazer o boot sem parar na tela inicial do grub alterando o arquivo:
sudo gedit /etc/default/grub
Altere a linha abaixo, colocando um valor menor, como queira, por exemplo:
GRUB_TIMEOUT=3
Atualize o grub fazendo:
sudo update-grub
Se optar por não parar na tela inicial do grub, o que não acho muito recomendável no caso de uma emergência, se e quando for necessário se pode usar a tecla SHIFT no início do boot para forçar a parada.
Não entendi muito bem se quando afirma
"demora muito para iniciar" está se referindo a esse tempo inicial na tela do grub ou se está dizendo que todo o processo de boot está demorado, esclareça esse ponto, por favor.
Quanto ao fato de "
a primeira janela fica cortada pelas laterais", se conseguir obter uma imagem, por exemplo com a câmera do celular, e postar aqui no seu tópico, sempre ajuda a entender melhor a questão.
No momento inicial do boot o driver de vídeo do sistema obviamente ainda não foi carregada, vez que o kernel ainda não iniciou, então está usando mesmo é o driver do setup, do firmware da máquina, isto é, do BIOS.
Sabendo qual é a resolução ideal da tela desse notebook, se achar que é uma questão de ocupar corretamente a tela, ainda naquele arquivo mencionado, por tentar alterar o parâmetro:
#GRUB_GFXMODE=640x480
Descomente a linha, isto é, tire o símbolo # da frente e coloque a resolução que é correta para o caso específico, por exemplo:
GRUB_GFXMODE=1280x768
Sempre que alterar esse arquivo precisa atualizar, como dito acima, fazendo:
sudo update-grub
Se na tela inicial, isto é, no menu do grub, for para o terminal do próprio grub é possível ver as resoluções suportadas pelo driver do BIOS fazendo:
vbeinfo
Mas geralmente basta colocar a resolução padrão que funciona.