Ok, estou entendendo que funcionou com o kernel hwe 4.8.0.36 aí instalado, certo?
Confirme isso. Funcionou então? Testou o LO-Base com esse kernel?
Se positivo então já temos uma solução que coloca o LO-Base aí existente para funcionar de novo e não emperra o seu trabalho.
Por enquanto vai usando esse 4.8.0.36, depois, com mais tempo (e você já tendo voltado a dormir), estudamos uma solução melhor.
Temos algumas hipóteses, mas preciso antes testar aqui.
O fato é que num dado momento esse kernel 4.10 vai sofrer uma correção pelos desenvolvedores, pois o bug será relatado, e o LO-Base vai voltar a funcionar com o kernel mais recente do hwe.
Entretanto, enquanto isso não acontece e eles fazem a correção, precisamos encontrar uma forma prática de você continuar a operar o LO-Base.
Um primeira ideia que me ocorre é "travar" a atualização na versão 4.8 do kernel hwe, tecnicamente é fazer um "pinning".
Porém antes preciso testar isso aqui, nunca fiz com o kernel hwe, então não sei assim de imediato qual seria a consequência.
Se fizer um "pinning" vai ocorrer um downgrade de kernel (e o XServer que vem com ele e tudo o mais), precisa antes ver isso melhor, esse downgrade pode complicar o sistema, questão de ver.
Uma segunda opção, talvez mais simples, seria apenas colocar um kernel 4.8 do mainline ou 4.9 (=adhoc) por cima desse e você iria trabalhando com ele até quando corrigirem o problema.
Uma terceira opção é experimentar os kernels 4.11 e 4.12 e ver se com um deles também funciona.
Essa seria uma melhor opção e mais fácil de operacionalizar.
Enfim, precisamos pensar à respeito disso.