Autor Tópico: UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa  (Lida 12489 vezes)

Offline patysgrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Estou com problemas no Ubuntu... foi logo após a instalação do módulo de segurança do Banco do Brasil... Não consigo salvar arquivos do libreoffice, não consigo fazer downloads do firefox e quando dou alguns comandos no terminal, o terminal fecha... não consigo dar o ll (ou ls -al) para ver as permissões dos arquivos e diretorios pq simplesmente o terminal fecha...
Já desinstalei o módulo, atualizei tudo q eu podia, verifiquei permissões e o problema não foi resolvido...


Nos downloads aparecem as mensagens:
could not be saved, because you cannot change the contents of that folder.
Change the folder properties and try again, or try saving in a different location.


Quando tento salvar um arquivo do libreofffice:
Erro ao salvar o documento Sem título 1:
/home/patricia/Sem título 1.odt não existe.
Erro ao salvar o documento Sem título 1:
Erro de gravação.
Não foi possível gravar o arquivo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2017, 20:34 »
Você provavelmente perdeu acesso à sua pasta HOME.
Confirme isso com o comando

namei -om $HOME

Cole o resultado aqui pra gente analisar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline patysgrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2017, 21:41 »
Estava assim:

patricia@Patricia:~$ namei -om $HOME
f: /home/patricia
 drwxr-xr-x root     root     /
 drwxr-xr-x root     root     home
 drwxrwxrwx patricia patricia patricia
patricia@Patricia:~$

Dei o comando abaixo pra mudar pra ver se adiantava, mas não adiantou:

patricia@Patricia:~$ sudo chown patricia.patricia /home/
patricia@Patricia:~$ namei -om $HOME
f: /home/patricia
 drwxr-xr-x root     root     /
 drwxr-xr-x patricia patricia home
 drwxrwxrwx patricia patricia patricia
patricia@Patricia:~$

Nem no meu pendrive eu consigo salvar um arquivo do libreoffice.. baixei um outro programa de planilhas q consigo salvar normalmente.. Editor de desenhos tbm consigo...

O problema foi no libreoffice... nos downloads da internet e o terminal q vive fechando...
Isso tudo após a instalação desse módulo de segurança do banco do brasil


Fiz o seguinte teste: Entrei na pasta documentos e criei um arquivo pelo terminal.. sem problemas... abri pelo gedit e editei o arquivo e ele salvou... mas se eu quiser criar um arquivo no libreoffice dá erro.. e algum já existente ele não deixa salvar a alteração...Eu já atualizei o libreoffice e nada... vou tentar remover e instalar novamente..mas mesmo assim o problema continuará nos downloads e no terminal

patricia@Patricia:~$ cd Documentos/
patricia@Patricia:~/Documentos$ touch arquivoteste.odt
patricia@Patricia:~/Documentos$ gedit arquivoteste.odt
patricia@Patricia:~/Documentos$

« Última modificação: 17 de Julho de 2017, 21:52 por patysgrj »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2017, 02:32 »
Citar
drwxrwxrwx patricia patricia patricia
A parte do "patricia patricia" tá certa, mas a do "drwxrwxrwx" não está, e talvez seja a origem do seu problema.
Sua pasta HOME está com escrita pública. Você lembra de ter executado algum "chmod 777"?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline patysgrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2017, 11:05 »
Sim. Eu executei justamente pra ver se atribuindo a permissão geral se funcionava, mas pelo visto nao

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2017, 21:53 »
De outra vez, não faça: isso costuma "quebrar" alguns programas, que quando veem permissão demais, se recusam a usar o arquivo/diretório.

Volte as permissões da pasta para "rwxr-xr-x" (0755) ou "rwxr-x---" (0750), se quiser mais privacidade.

Confirme que todas as sub-pastas dentro de /home/patricia pertencem a "patricia:patricia", e não a "root:root". O comando "ls -lA $HOME" pode te ajudar a confirmar isso.

Ah, outra coisa que passou pela minha cabeça... há espaço livre em disco??? O comando "df -h $HOME" pode te ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tali_f

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2018, 17:56 »
Estou com o mesmo problema e não consigo resolver.  Não consigo sequer encontrar os programas da Dell para restaurar as configurações do pc, pois os programas do computador estão inacessíveis para mim.

Após instalar o módulo de segurança do Banco do Brasil, não consigo mais salvar arquivos do libre office ou fazer downloads do firefox, ou sequer atualizar meus arquivos, pois "não tenho permissão" para tal. Não consigo sequer abrir programas como a câmera do computador. Quando pesquiso pelos programas, eles não aparecem. Aparecem apenas arquivos que tenham o nome pesquisado incluído no título. Uso o ubuntu 14.04 LTS

A mensagem que recebo quando tento fazer download da internet é:

"não pôde ser salvo porque você não pode alterar o conteúdo da pasta.

Tente salvar em outro local ou modifique as propriedades da pasta e tente de novo."

Quando o firefox tenta atualizar, recebo a seguinte mensagem:

"Está disponível uma atualização de segurança e estabilidade, mas você não tem as autorizações necessárias para a instalar. Contate o administrador do sistema ou tente novamente a partir de uma conta que tenha permissões de instalação neste computador."

Quando executo namei -om $HOME no terminal, aparece o seguinte:
talita@talita-Inspiron-5458:~$ namei -om $HOME
f: /home/talita
 drwxr-xr-x root   root   /
 drwxr-xr-x talita talita home
 drwxrwxrwx talita talita talita


Quando tento ls -la o terminal simplesmente fecha na hora (já tentei várias vezes).
Quando tento alterar as permissões para a pasta home recebo a mensagem "não foi possível acessar; arquivo ou diretório não encontrado" e o terminal fecha imediatamente, bem rápido.
Não tenho mais ideia do que fazer :(
Agradeço se alguém puder dar uma luz, por gentileza :)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2018, 19:12 »
Talvez seu sistema de arquivos esteja subindo em modo RO, por alguma falha.

Por acaso, quando a máquina inicia, ela dá mensagem de que está verificando as partições?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tali_f

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #8 Online: 19 de Janeiro de 2018, 19:59 »
Obrigada pela resposta, zekkerj.
Não, ela não dá nenhuma mensagem de qualquer tipo quando inicia.
O que seria o sistema de arquivos subir em modo RO?
Eu sou iniciante e tentei obter resposta para esse meu problema na seção de iniciantes, mas como a conversa já estava rolando aqui, decidi continuar das dicas que você estava dando para a patysgrj.
Quando tentei executar # find /home/$USER/.* -type d -exec chmod 755 '{}' \; para o caso de ter alterado alguma permissão sem saber (mas não sei se é o caso, pois nunca fiz chmod 777), o terminal deu a mensagem de que não foi possível acessar a pasta/arquivo ou diretório não encontrado várias e várias vezes, como se fosse uma mensagem para cada arquivo da pasta pessoal (eu não conseguia ler, porque passava muito rápido e não parava).

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2018, 20:48 »
Obrigada pela resposta, zekkerj.
Não, ela não dá nenhuma mensagem de qualquer tipo quando inicia.
O que seria o sistema de arquivos subir em modo RO?
RO significa "Read-Only", ou seja, somente leitura. Algumas situações podem forçar isso, apesar de que não tenho certeza de que seu sistema subiria assim. Aliás... não é nem que eu não tenha certeza de que subiria, pelo contrário, eu tenho é quase certeza de que se isso acontecesse ele nem subiria.

Citar
Eu sou iniciante e tentei obter resposta para esse meu problema na seção de iniciantes, mas como a conversa já estava rolando aqui, decidi continuar das dicas que você estava dando para a patysgrj.
Você chegou a abrir tópico por lá?

Citar
Quando tentei executar # find /home/$USER/.* -type d -exec chmod 755 '{}' \; para o caso de ter alterado alguma permissão sem saber (mas não sei se é o caso, pois nunca fiz chmod 777), o terminal deu a mensagem de que não foi possível acessar a pasta/arquivo ou diretório não encontrado várias e várias vezes, como se fosse uma mensagem para cada arquivo da pasta pessoal (eu não conseguia ler, porque passava muito rápido e não parava).
Hmmmm. Você ainda tem acesso ao "sudo"? Se tiver, vamos tentar criar um novo usuário, com os comandos abaixo.

sudo -s
adduser tata


Depois, feche sua sessão e tente entrar com o novo usuário. Veja se o problema se repete com o novo usuário. Se se repetir, o problema está fora da sua pasta. Do contrário, está dentro.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tali_f

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2018, 21:00 »


Citar
Eu sou iniciante e tentei obter resposta para esse meu problema na seção de iniciantes, mas como a conversa já estava rolando aqui, decidi continuar das dicas que você estava dando para a patysgrj.
Você chegou a abrir tópico por lá?
Sim, mas não obtive resposta e estou um tanto preocupada, pois tenho vários trabalhos a fazer no computador e por isso perguntei logo aqui também.


Citar
Hmmmm. Você ainda tem acesso ao "sudo"? Se tiver, vamos tentar criar um novo usuário, com os comandos abaixo.

sudo -s
adduser tata


Depois, feche sua sessão e tente entrar com o novo usuário. Veja se o problema se repete com o novo usuário. Se se repetir, o problema está fora da sua pasta. Do contrário, está dentro.

Criei um novo usuário como você falou e nele consigo fazer downloads e salvar documentos do libre office normalmente, o que já quebra um galho,obrigada!
Mas sabes o que posso fazer agora sabendo que o problema é dentro da pasta, para tentar resolver?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2018, 21:11 »
Podemos tentar agora recuperar o estado da pasta do usuário talita.

 Abra o sistema em modo texto (CTRL-ALT-F1) e logue-se com o usuário talita.

Em seguida, execute o comando:

sudo -s
chown -R talita:talita /home/talita
chmod -R u+rw,g+r,o-w /home/talita
exit
exit


Explicação: o comando "chown -R" vai dar a posse de todos os arquivos abaixo de "/home/talita", inclusive, para o usuário "talita" e o grupo "talita".

Já o comando "chmod -R" vai mudar as permissões de todos os arquivos abaixo de "/home/talita", inclusive, dando permissão de leitura e escrita para o usuário (u+rw), permissão de leitura para o grupo (g+r), e retirando permissão de escrita de todos os outros (o-w).

Os dois comandos "exit" vão encerrar a sessão de texto, te levando de volta ao login do sistema.
Daí, volte à sessão gráfica (ALT-F7) e logue-se novamente como "talita".

Diga se isso resolveu seu problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tali_f

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2018, 21:28 »
Infelizmente não resolveu  :-\

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #13 Online: 19 de Janeiro de 2018, 21:35 »
Você tem muitos arquivos em sua pasta? Documentos, downloads, etc?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline tali_f

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:UBUNTU - Libreoffice não salva, terminal fecha e download não executa
« Resposta #14 Online: 19 de Janeiro de 2018, 21:45 »
Não, pois comprei esse pc novo em março do ano passado. A grande maioria dos arquivos se trata de textos, em pdf ou docx/odt e algumas imagens.