Autor Tópico: Erro site não seguro  (Lida 5203 vezes)

Offline CK722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
  • Tenho dúvidas, logo, existo
    • Ver perfil
Erro site não seguro
« Online: 18 de Julho de 2017, 22:58 »
Através do Xubuntu tento acessar o Youtube e retorna a mensagem abaixo, quer com o navegador nativo, quer com o Ópera. Gostaria de saber o que está ocorrendo/ Obrigado


You attempted to reach www.youtube.com, but the server presented a certificate signed using a weak signature algorithm (such as SHA-1). This means that the security credentials the server presented could have been forged, and the server may not be the server you expected (you may be communicating with an attacker).

Você não pode prosseguir porque o operador do site solicitou uma segurança mais alta para este domínio.
« Última modificação: 21 de Julho de 2017, 08:01 por galactus »
Tenho dúvidas, logo, existo

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Erro site não seguro
« Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2017, 23:08 »
A data do computador está correta?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Erro site não seguro
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2017, 02:13 »
Confirme: acontece é no Firefox e no Opera, é isso?

No Chrome não acontece?

É uma esquisitice isso, se tiver um live-iso (pendrive ou cdrom) para testar seria bastante interessante ver se o alerta se reproduz ou não.

Também, se sua conexão é feita através de um roteador, verifique se o DNS está corretamente registrado nele.

Observe se não há alguma ip esquisito assinalado nele, nem sempre no campo próprio do dns no roteador, observe também no campo do dhcp.

Preventivamente certifique-se que o login do roteador não seja aquele que vem de fábrica, o famoso "admin" e coloque uma senha forte nele.
« Última modificação: 19 de Julho de 2017, 02:27 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline CK722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
  • Tenho dúvidas, logo, existo
    • Ver perfil
Re:Erro site não seguro
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2017, 17:24 »
Acontece no FFox e Ópera. Quanto às demais sugestões, vou experimentar. Informarei posteriormente.
Em outra máquina, com win10,na mesma rede, não acontece nada de errado.Obrigado
Tenho dúvidas, logo, existo

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Erro site não seguro
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2017, 17:33 »
Então, @CK722,

A questão é a seguinte: evidentemente que o site do YouTube (=YT para economizar dedo) não usa certificado de segurança com SHA-1 e sim usa o SHA-256.

O problema é que pode haver alguém aí interceptando sua conexão, não se afastando a possibilidade de um malware.

Atualmente **todas as vezes** que tenta acessar o YT aparece aquela mensagem de alerta?

Tente fazer o acesso por um live-iso (pendrive ou cdrom) antes de qualquer modificação incluindo no roteador para que se possa ter algum norte quanto a analisar a questão.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline CK722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
  • Tenho dúvidas, logo, existo
    • Ver perfil
Re:Erro site não seguro
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2017, 17:40 »
Com live cd não consegui testar nada, pois não consigo ativar a internet: não vai. Experimentei o Parted Magic, e  tambem não consegui acessar wifi.  Tentei baixar o BitDefender e a mensagem é de erro, como no Youtube. Penso em formatar e reinstalar o Xubuntu. Estou com a versão 13.04, mas, suponho, não tem nada a ver...
Tenho dúvidas, logo, existo

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Erro site não seguro
« Resposta #6 Online: 20 de Julho de 2017, 19:00 »
Com live cd não consegui testar nada, pois não consigo ativar a internet: não vai. Experimentei o Parted Magic, e  tambem não consegui acessar wifi.  Tentei baixar o BitDefender e a mensagem é de erro, como no Youtube. Penso em formatar e reinstalar o Xubuntu. Estou com a versão 13.04, mas, suponho, não tem nada a ver...

Se é isso mesmo, Ubuntu versão 13.04 não existe mais faz muito tempo.

Não gaste tempo bom com coisa ruim, já era, terminou há 4 anos.

Instale uma versão LTS  (Long Term Support; Suporte de Longo Prazo) atual, seja a 14.04.5 ou a 16.04.2.

No Ubuntu existe a versão transitória, que é experimental, "novidadeira", a qual em regra é inadequada e não deve ser usado para um ambiente real de produção. Nessas versões transitórias o que funciona é aproveitado futuramente numa próxima versão LTS (Long Term Support; Suporte de Longo Prazo) e o que não funciona é descartado. A versão transitória atual é a 17.04.

Isso na essência significa que **não** se deve usar uma versão transitória para assuntos sérios e instalações de produção no dia a dia de trabalho, sendo mais adequado optar sempre por versões LTS.

Na identificação numérica das versões os dois primeiros números referem-se ao ano, os dois últimos ao mês, assim, 14.04 é lançamento de abril de 2014, e então 16.04 é lançamento em abril de 2016 e assim por diante. O terceiro e último número, quando existe, refere-se ao release (14.04.5 ou 16.04.2).

Versões LTS são suportadas por 5 anos, versões  chamadas Regular (=Provisória) são suportadas por 9 meses.

Para entender melhor o calendário geral de validade e suporte de todas as versões

Ubuntu releases calendar

https://wiki.ubuntu.com/Releases

Complementarmente também esse:

https://wiki.ubuntu.com/LTS

Mais especificamente aqui:

https://www.ubuntu.com/info/release-end-of-life

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Erro site não seguro
« Resposta #7 Online: 20 de Julho de 2017, 19:45 »
Com live cd não consegui testar nada, pois não consigo ativar a internet: não vai. Experimentei o Parted Magic, e  tambem não consegui acessar wifi.  Tentei baixar o BitDefender e a mensagem é de erro, como no Youtube. Penso em formatar e reinstalar o Xubuntu. Estou com a versão 13.04, mas, suponho, não tem nada a ver...
Tem absolutamente tudo a ver.
Você está trabalhando com certificados raiz vencidos, desconhecidos ou pior, revogados.

Não perca tempo tentando consertar o problema, nem atualizando. Seu caso é pra instalação limpa (do zero).


Enviado do meu smartphone.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline CK722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
  • Tenho dúvidas, logo, existo
    • Ver perfil
Re:Erro site não seguro
« Resposta #8 Online: 20 de Julho de 2017, 20:15 »
Tô sentindo meio ingênuo... Vou trocar imediatamente!
Tenho dúvidas, logo, existo

Offline CK722

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
  • Tenho dúvidas, logo, existo
    • Ver perfil
Re:Erro site não seguro
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2017, 00:06 »
Troquei, ficou bom. Valeu
Tenho dúvidas, logo, existo