Então, @ enzoap,
Conheço esse tópico que você mencionou, aliás, se olhar lá vai ver que participei nele e fui eu próprio quem sugeriu para que ele utilizasse um kernel mais recente, porém me parece ser uma situação diferente, pois que a gpu daquele caso é bem mais recente, integrada num processador Intel mais moderno, além do que o colega @galactus havia descoberto uma questão específica de bug que justificava aquela migração, daí não ter indicado a mesma providência para o caso do seu sistema.
Claro que sempre se pode tentar isso também, até porque é muito fácil de fazer e desfazer, sem maiores contra-indicações, mas acho que ainda não é o caso, pois no seu sistema a principal e mais imediata providência é mesmo sair para alguma distro mais leve, mais palatável para esse hardware da Positivo.
Qual delas vai muito de gosto, coloquei mais ou menos na ordem de "puxada" de recursos de hardware: Mate, Xubuntu e Lubuntu.
De todas o Lubuntu é o mais leve, porém o "menos elaborado" em termos de softwares que já vem embarcados, mas aí precisa ter um pouco de disposição e ir testando uma a uma, o que também são coisas simples de se fazer, apenas toma algum tempo, mas não há maiores dificuldades em gravar um live-pendrive, subir, testar, depois fazer com outra e assim vai.
Se possível teste as três, naquela ordem, mas repito, é mesmo uma questão de gosto.
Se o problema persistir na nova distro, em qualquer uma delas, aí então se pode tentar um kernel mais novo.